Como escolher uma boa faculdade de Odonto em MG?

estudante de odontologia minas gerais

A Odontologia é uma profissão que costuma fazer sucesso entre os jovens. Afinal, a demanda por serviços desse profissional é constante e sua remuneração é bem atrativa. Para você ter uma ideia, um cirurgião dentista da capital mineira tem a média salarial de R$4.480,37 para 36 horas trabalhadas. Um sonho, não é mesmo?

Mas a realização desse sonho de ser dentista começa antes mesmo da graduação. A escolha de uma boa faculdade de Odonto em MG é o primeiro passo para quem deseja se tornar um profissional de sucesso. A dúvida que surge é sobre como avaliar os cursos e decidir qual deles é o melhor.

Mas estamos aqui para ajudar! Neste artigo, trouxemos várias dicas para solucionar esse problema. Continue a leitura para saber mais!

Avalie a grade curricular da faculdade

O ponto básico de um curso de graduação é a sua grade curricular. Ela indica quais serão as disciplinas ministradas ao longo dos períodos e mostra o que o mercado pode esperar dos profissionais egressos. Entre as observações a serem feitas, tenha um cuidado especial com estas a seguir.

Distribuição das disciplinas teóricas

O curso de Odontologia em Minas Gerais precisa cumprir com uma carga horária teórica específica, de acordo como Ministério da Educação. Porém, a forma como o conteúdo é ministrado fica a cargo de cada faculdade. Por isso, é importante conferir a grade e analisar o que será aprendido ao longo dos períodos e como se dará a evolução do conhecimento em sala de aula.

Disciplinas práticas

Outro ponto importante a ser verificado está relacionado com a parte prática da profissão. Por ser uma graduação na área da saúde, algumas disciplinas exigirão atividades que simulem situações do cotidiano de um dentista e estágio supervisionado com clientes reais. É fundamental investigar como isso é oferecido pela instituição para ter segurança de que o curso será realmente proveitoso.

Disciplinas auxiliares ofertadas

Além das partes teórica e prática que estão diretamente relacionadas com a profissão de dentista, a sociedade nos exige alguns conhecimentos que auxiliam no dia a dia do mercado. Alguns exemplos mais comuns são os conteúdos que envolvem a gestão de consultórios, uso de sistemas informatizados e boas práticas de atendimento ao público.

Pesquise sobre as unidades em Minas

Minas Gerais é um estado extenso, com várias cidades importantes além da capital. É interessante pesquisar sobre as unidades disponíveis em todo o estado para escolher aquela que vai atender melhor às suas necessidades.

Confira alguns itens que as melhores faculdades de Odontologia de MG têm em comum.

Localização

A faculdade de Odonto em BH deve estar em uma região de fácil acesso por transporte público, de preferência em áreas mais centralizadas. O ideal é que seja próximo da sua residência ou do seu local de trabalho. Assim, é possível economizar tempo e desgaste com o trânsito.

Estrutura para as aulas teóricas

A parte teórica do curso deve contar com disciplinas presenciais e remotas, que contribuam para a mobilidade e flexibilização dos horários. As salas de aula devem ter móveis confortáveis e infraestrutura de mídia completa para o uso de materiais complementares.

As disciplinas virtuais devem ser realizadas em uma plataforma de ensino segura e confiável, com videoaulas, materiais complementares e um bom sistema de avaliação. O Portal do Aluno da Pitágoras é um bom exemplo, pois oferece todo apoio de que os estudantes precisam.

Laboratórios e clínicas para atividades práticas

No que diz respeito à parte prática, é essencial que os alunos possam contar com laboratórios completos e equipados. Eles devem simular com a maior precisão possível o ambiente real e preparar os futuros profissionais.

Além disso, é importante que a faculdade de Odontologia tenha clínica de atendimento, ou parceria com uma, para o estágio dos estudantes. Nesse momento de trazer a realidade futura para mais próximo, os detalhes podem fazer muita diferença.

Verifique as parcerias para realizar estágios em empresas de MG

Trabalhar na promoção da saúde das pessoas é algo muito sério. Por isso, a qualidade da fase de estágio da graduação em Odontologia precisa ser cumprido adequadamente pela instituição.

É fundamental passar segurança para os alunos e para o mercado em relação à qualidade da formação profissional. Isso só pode ser feito quando as parcerias envolvidas são de renome e prestígio no estado.

Verifique o custo-benefício da instituição

A decisão final vai se basear na relação custo-benefício apresentada pela opção avaliada. Para entender melhor sobre isso, analise os aspectos que listamos abaixo.

Custo entre várias opção de faculdade de Odonto em MG

O curso de Odontologia não está entre os mais baratos do mercado, já que ele envolve muitos custos e responsabilidades. Contudo, cabe realizar uma pesquisa entre as opções disponíveis no estado. Em alguns casos, mudar de cidade para fazer faculdade pode ser a melhor alternativa para obter uma formação de excelência.

Vantagens

Cada instituição oferece vantagens e desvantagens. O que vai determinar qual dos dois lados pesa mais na balança são as suas necessidades individuais. Entenda quais são os requisitos que, para você, são básicos em uma formação de qualidade e dê valor a eles em sua avaliação. O mesmo deve ser feito com as questões negativas, de forma a embasar melhor a sua decisão.

Impactos na carreira

A escolha de onde estudar é o ponto chave para o sucesso na carreira. Pense em qual tipo de dentista você sonha em se tornar e o que será preciso aprender para chegar nesse cenário. Analise o impacto de cada ponto positivo e negativo das opções disponíveis em sua formação profissional.

Na Faculdade Pitágoras, você conta com muitas vantagens que vão impactar sua vida profissional. São várias formas de ingresso, que facilitam o acesso à educação de qualidade, além de ferramentas, como o Canal Conecta, que faz a ponte entre as empresas e os alunos, com vagas exclusivas de emprego ou estágio.

Converse com alunos que fizeram o curso anteriormente

Por fim, uma dica muito válida é conversar com profissionais do mercado que se formaram nas instituições que está avaliando. Eles já passaram por tudo o que você ainda vai vivenciar ao longo dos próximos anos e podem falar, com propriedade, sobre como foi a experiência.

Faça perguntas sobre os professores, as disciplinas, as atividades práticas e até mesmo sobre a vida após a faculdade, como:

  • quanto ganha um dentista;
  • quais as dificuldades encontradas no início da carreira;
  • como a graduação contribuiu para tudo isso.

Agora que você já sabe como escolher uma boa faculdade de Odonto em MG, o próximo passo é começar as pesquisas. Siga todas as dicas do post, encontre o melhor curso e seja um dentista muito bem-sucedido!

Se você gostou deste artigo e está em busca de uma faculdade de renome e qualidade para contribuir com a sua formação, conheça os cursos da Pitágoras. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.