Pensando em fazer faculdade de Matemática? Conheça o curso!

pensandoemfazerfaculdadedematematicaconhecaocurso

Você sempre foi bom de Cálculo, passou o ensino superior só tirando notão em exatas e, consequentemente, está considerando cursar uma faculdade e se tornar professor de Matemática, certo? Sua lógica faz sentido. Mas é preciso saber mais desse curso para não se arrepender no futuro!

Por exemplo, não basta mandar bem no raciocínio lógico e nas provas. Quem opta por se graduar em Matemática precisa ter curiosidade científica e ir além de resolver problemas. Ser questionador e não se contentar com o básico também ajuda bastante. Estamos falando daquela mente inquieta, sabe?

Este texto foi pensado em você que está de fato considerando a opção, mas ainda precisa de outras informações para não se arrepender durante a graduação. A ideia é que você termine a leitura bem mais perto da decisão. Partiu?

O que é a faculdade de Matemática?

A faculdade de Matemática transforma estudantes em profissionais que conseguem usar a lógica para elaborar teorias, testar hipóteses, desenvolver aplicações de cálculos na pesquisa e nas ciências. Além disso, é o profissional que vai desenvolver novas fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas.

Essa graduação tem duas possibilidades quanto à formação, o Bacharelado em Matemática e a Licenciatura em Matemática, que vão nortear de formas diferentes a sua carreira. Entenda melhor cada uma dessas opções!

Bacharelado

Quem opta pelo Bacharelado é um profissional pronto para diversas frentes do mercado de trabalho. Os bacharéis têm ótimas chances nas áreas de computação, na indústria eletrônica, nas telecomunicações, em diversos ramos de engenharia, no mercado financeiro (em fintechs, por exemplo, que estão crescendo muito) e até em novas possibilidades, como data mining e inteligência artificial.

Licenciatura

Já o matemático que opta pela Licenciatura vai poder dar aula no ensino médio e superior e também estão aptos a investir na carreira acadêmica, fazendo mestrado, doutorado e pós-doutorado. Vale dizer que a Licenciatura permite aos profissionais trabalharem em livros didáticos de Matemática também.

É muito comum que profissionais bacharéis optem por voltar aos estudos para complementar a formação e também poderem dar aulas. Isso é possível, sim! Basta conversar na sua faculdade para entender quais matérias devem ser feitas. Dessa maneira, suas possibilidades profissionais se multiplicam!

Quais as matérias estudadas?

Tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado, muitas matérias são iguais. Porém, na primeira opção, há mais conteúdos, pensando no lado pedagógico — o que o deixa duplamente preparado para o mercado. De qualquer forma, nós citamos os principais conteúdos com os quais você lidará:

  • Geometria Analítica;
  • Introdução à Teoria dos Números;
  • Álgebra;
  • Equações Diferenciais Ordinárias;
  • Cálculo;
  • Cálculo Diferencial;
  • Cálculo Vetorial;
  • Geometria Euclidiana;
  • Topologia Geral;
  • História da Matemática;
  • Estatística;
  • Teoria dos Conjuntos;
  • Física Experimental.

Quanto tempo dura a faculdade de Matemática?

Em geral, a graduação de Matemática dura quatro anos, tanto para a formação em Bacharelado quanto Licenciatura. Sendo assim, é possível conseguir as duas formações ao mesmo tempo e, nesse caso, a duração acaba sendo maior.

Quais as possibilidades de atuação na Matemática?

Já de cara nesse texto, nós quebramos a ideia de quem uma pessoa graduada em Matemática está apta apenas para dar aula. As possibilidades são infinitas, principalmente no momento em que vivemos, quando diversas novidades tecnológicas surgem a todo momento. Então, se liga nas opções de atuação a seguir.

Design de produtos

É natural que, em plena Revolução Tecnológica, as empresas vão precisar de cada vez mais produtos digitais, como softwares e aplicações internas ou não. O matemático tem total capacidade para trabalhar em organizações focadas no desenvolvimento dessas áreas ou mesmo como autônomo, trabalhando por conta própria.

Ciências Computacionais

A Ciência da Computação trabalha, sobretudo, com fundamentos da informação e da computação, além de técnicas práticas para suas implementações e aplicações — seja em softwares, banco de dados ou demais execuções.

Quem opta pela formação em bacharel de Matemática tem um bom campo nessa área, que não contrata apenas as pessoas que se formam em Ciência da Computação ou graduações similares.

Biomatemática

A Biomatemática nada mais é do que o emprego de modelos matemáticos para estudar questões biológicas, tal qual métodos matemáticos, que têm como fonte principal os processos biológicos. Essa área combina os usos das duas ciências, resolve problemas da Biologia e também da área da Matemática.

Esse profissional vai trabalhar com hipóteses sobre custo de vida de diversas gerações, abordagem de tipos sanguíneos e tudo mais que envolver as duas áreas.

Mercado financeiro

Eis aí um horizonte em ascensão quando se trata de vagas no mercado de trabalho. Isso porque uma das vantagens do setor de finanças é a variedade de caminhos possíveis que você pode trilhar para sua carreira.

Com as possibilidades abertas pelo setor de open bank, por exemplo, muitas fintechs surgirão e precisarão de profissionais aptos para trabalhar com APIs diversas.

Data mining

Data mining, ou mineração de dados, é o processo de explorar diversas quantidades de dados à procura de padrões consistentes entre eles. Isso é fundamental para empresas que buscam tomar suas decisões de forma mais concreta e você pode trabalhar em organizações específicas ou mesmo em um setor de dados da própria firma. Na prática, você vai lidar com redes neurais, estatística, hipóteses, entre outros.

Docência

Aqui, o campo é amplo, e as aulas vão desde o ensino fundamental à faculdade, passando por pós-graduações Lato Sensu, mestrados e doutorados. Quem opta pela docência deve considerar, por exemplo, a evolução do ensino a distância e da graduação semipresencial, a necessidade de desenvolver materiais online etc.

Será que você tem o perfil?

Nós já falamos sobre o raciocínio lógico e perfil questionador, buscando sempre ir além das soluções óbvias. Mas não para só nisso. É preciso também:

  • interessar-se por tecnologia e áreas correlatas, até porque esse é um mercado em franca evolução, com grande número de empregos;
  • ser incansável e não parar de se atualizar na área escolhida, seja por meio de leituras, pós-graduação, participação em workshops ou mesmo cursos livres;
  • trabalhar em equipe e saber dividir os conhecimentos.

Quem faz faculdade de Matemática acaba tendo muitas possibilidades profissionais, mas, para ter um diferencial competitivo no mercado, é fundamental escolher uma instituição de ensino que tenha uma grade curricular atualizada e professores com mestrado e doutorado. Avaliar a nota do MEC da faculdade é outro ponto crucial para sua decisão. Lembre-se: é seu futuro em jogo, então, vale pesquisar a fundo.

Pensando em oferecer cursos de qualidade e que te capacitem adequadamente para o futuro, a Pitágoras é credenciada ao Ministério da Educação (MEC) e oferece o curso de Matemática em diferentes modalidades. Presencial, semipresencial e online: é você quem define como pretende administrar o seu tempo e, no fim, conta com um diploma qualificado para trabalhar nas maiores empresas do país, beneficiando-se do Canal Conecta — vale conferir, viu?

Confira algumas das unidades da Pitágoras em que há disponibilidade do curso de Matemática:

Agora que você já está ciente de tudo o que acontece em uma faculdade de Matemática e tem mais conhecimento para optar ou não pelo curso, aproveite para ler sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um estágio na área desejada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.