Faculdade de História: Conheça tudo sobre essa graduação!

É apaixonado por História, mas não sabe ao certo se essa é a graduação é a certa você? Então chegue mais e continue lendo, pois no artigo a seguir nós mostramos tudo o que você precisa saber antes de ingressar na faculdade de História, como grade curricular, perfil do estudante e dia a dia após formado. 

Não perca tempo e confira!

Como funciona a graduação em História?

Existem dois tipos de graduação em História, o bacharelado e a licenciatura. O primeiro é voltado para a formação de historiadores, para atuar principalmente na área de pesquisa. Já o segundo, que é o oferecido pela Pitágoras, tem o foco na formação de professores para essa disciplina. 

Nos dois casos, o aluno vê durante o curso questões sobre o passado, o que costuma incluir: sociedade, economia, cotidiano, culturas e muitas outras coisas de civilizações passadas e das mais atuais. De maneira geral, é uma faculdade que demanda muita dedicação e longas horas de leituras de livros sobre os temas que serão estudados.

A licenciatura também oferece o ensino de metodologias de ensino e psicologia aplicada à educação, uma vez que essas são duas coisas essenciais para quem deseja seguir carreira como docente.

A Faculdade de História tem horas complementares ou TCC?

Sim, como a maioria dos cursos de nível superior, a faculdade de História demanda a entrega e apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC. Ela também exige que os estudantes façam estágios supervisionados em instituições de ensino. Juntos, os dois são importantes para ter uma melhor noção de como a profissão funciona na prática e para decidir em qual área deseja trabalhar. 

Essa graduação também conta com horas complementares. Essas, por sua vez, são compostas por atividades extras que podem ser entregues desde o primeiro semestre e são obrigatórias para ter acesso ao diploma. 

Quais os conteúdos vistos na grade curricular de História?

Na licenciatura em História, o aluno tem matérias voltadas tanto para a análise e compreensão dos eventos históricos quanto para o processo de ensino desses conteúdos para seus estudantes. Por isso, a faculdade precisa oferecer uma formação completa. 

Só para exemplificar, algumas das disciplinas vistas nessa graduação são:

  • Fundamentos da educação brasileira e políticas públicas; 
  • Fundamentos da educação; 
  • História da África;
  • História do Brasil colonial, dividida em vários módulos; 
  • História Medieval, também em vários módulos;
  • História da América; 
  • Teorias da Histórias e muitas outras disciplinas. 

Esses exemplos já dão uma noção do que esperar ao ingressar no curso, que é voltado para quem tem sede de aprender e paixão por repassar seu conhecimento para as novas gerações, não é?

Quais as modalidades disponíveis para História na Pitágoras?

Na Pitágoras, é possível encontrar a licenciatura em História em duas modalidades: 100% EAD e semipresencial e cada uma possui suas próprias características. Aprenda um pouco sobre elas a seguir.

EAD 

EAD é uma sigla para Educação a Distância. Sendo assim, nesta modalidade todo o curso é feito com aulas onlines. Elas ficam disponibilizadas em uma sala de aulas virtual, conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem, e podem ser assistidas em qualquer horário. Basta apenas ter um dispositivo com acesso à internet, como um celular ou computador. 

Além das videoaulas, esse ambiente oferece um biblioteca virtual e indicações de atividades e leituras complementares. Só é preciso ir presencialmente até a unidade de ensino nas épocas das provas semestrais ou quando solicitado previamente.

Semipresencial 

Já na modalidade presencial, é preciso ir até a faculdade com mais frequências. Os encontros, porém, costumam acontecer apenas uma vez na semana. No resto do tempo, o conteúdo é acessado através da sala de aula virtual.

Na unidade, as matérias são repassadas em aulas ao vivo. Isso permite que os alunos tenham contato com os colegas e ainda interajam com os professores, podendo tirar dúvidas com maior praticidade. Na sala, também ficam presentes tutores para ajudar com o que for preciso. 

Como é o perfil do estudante de História?

Um estudante de História precisa ter um perfil analítico e ter sede por conhecimento. Ele também deve ser capaz de fazer questionamentos e até oferecer as suas próprias reflexões sobre os temas vistos. Confira quais outras características um aluno deste curso deve ter para se dar bem, tanto na faculdade quanto no mercado de trabalho. 

Ter paixão por ensinar

Essa é, talvez, uma das características mais importantes do perfil de um estudante de História, uma vez que essa será uma das principais funções dele após formado. Ao mesmo tempo, é necessário gostar de trabalhar com pessoas, especialmente crianças e adolescentes. 

Ser paciente

Paciência é outro traço essencial, já que ela é necessária para não perder a calma nos desafios do dia a dia e enfrentar a rotina corrida de preparar aulas, corrigir provas e trabalhos e ainda lidar com pessoas com personalidades diferentes da sua. 

Gostar de estudar sempre 

Por fim, mas não menos importante, é preciso gostar muito de ler e estudar. Até mesmo para conseguir preparar aulas ricas, interessantes e com informações acuradas. Por isso, caso não tenha o hábito de leitura, é bom começar mesmo antes de ingressar na faculdade, para não sofrer com a quantidade de coisas que terá para fazer. 

Licenciatura em História: quais as atividades desse profissional?

O dia a dia de um professor de História é bem variado e depende bastante de onde ele estiver trabalhando. No entanto, existem algumas atividades que costumam fazer parte da rotina da maioria dos profissionais formados, são elas:

  • lecionar em escolas públicas, privadas ou até mesmo como professor particular;
  • preparar materiais didáticos, como livros, apostilas e videoaulas; 
  • revisar o conteúdo a ser publicado por editoras;
  • atuar como revisor ou consultor para sites ou perfis nas redes sociais especializados em história.

Veja como a Pitágoras te ajuda a fazer uma faculdade!

Após aprender como é a graduação em História, você ficou ainda mais interessado em seguir carreira nessa área? Então o primeiro passo é se matricular em uma das melhores faculdades particulares do Brasil, a Pitágoras!

Nela, você encontra os melhores professores do mercado, uma grade curricular completa e focada em formar profissionais completos e ainda infraestrutura, tanto para as aulas presenciais quanto para as online, modernas e fáceis de utilizar.

Tudo isso pagando mensalidades que cabem no seu bolso e ainda com a possibilidade de conseguir uma das várias bolsas de estudo ou outros descontos disponíveis. E aí, vai perder tempo esperando o quê?

Clique aqui e faça agora mesmo sua inscrição no nosso vestibular e comece a construir uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.