Saiba tudo sobre a Faculdade de Gestão de Recursos Humanos!

dinâmica do departamento de rh

Desconto nota do Enem

Conheça neste post tudo o que precisa saber sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos. Vamos descobrir juntos como é essa graduação, quais os conteúdos estudados, quais as modalidades, entre outros assuntos. Com isso você terá a chance de descobrir se essa faculdade é realmente o que procura para a formação no ensino superior.

Como é o curso de Gestão de Recursos Humanos?

A graduação em Gestão de Recursos Humanos é de tipo tecnólogo. Ou seja, existe uma otimização das matérias, observando a excelência do ensino em uma matriz curricular que procura focar nos campos mais específicos dessa área.

O curso tem, em média, 2 anos de duração. Isso quer dizer que a faculdade de Gestão de Recursos Humanos é de curta duração. É uma chance essencial para aqueles que querem entrar mais cedo no mercado de trabalho.

Nesse ramo, os estudantes terão contato com disciplinas para formar profissionais aptos a direcionar, gerenciar e planejar processos de recursos humanos dentro de empresas diversas.

O curso de Gestão de Recursos Humanos tem TCC, estágio ou horas complementares?

O TCC, ou Trabalho de Conclusão de Curso, dentro da formação em Gestão de Recursos Humanos é realizado por meio de um projeto integrado. Dessa forma, os alunos têm a chance de trabalhar em um projeto da área, simulando um trabalho real dentro do campo dos recursos humanos.

O estágio não está dentro da matriz curricular deste curso, portanto não é obrigatório. Mas, de toda forma, os alunos que tiverem interesse podem ir atrás de programas de estágio dentro da área de recursos humanos. Os professores encorajam os seus alunos a buscarem uma posição profissional cada vez mais cedo, adquirindo, desse modo, experiência profissional para além do projeto integrado.

As atividades ou horas complementares desse curso somam 40 horas obrigatórias. Assim, os alunos podem prestar contas sobre essas horas complementares exercendo tarefas ligadas ao campo de estudo em recursos humanos ou outras atividades.

Conteúdos estudados na Faculdade de Gestão de Recursos Humanos

As matérias do curso de Gestão de Recursos Humanos, como já vimos, focam em áreas específicas dentro desse campo profissional. São disciplinas que devem formar profissionais capacitados a exercer um papel importante dentro de empresas, dentro do departamento pessoal, com treinamentos e desenvolvimento de pessoas.

Ainda, essa área foca o âmbito do comportamento pessoal dentro do departamento de recursos humanos e o curso superior na área desempenha um importante modelo de aprendizado nesse campo. Dessa maneira, podemos encontrar matérias, como:

  • Desenvolvimento de pessoas;
  • Comportamento organizacional e negociação;
  • Gestão de pessoas;
  • Matemática financeira;
  • Rotinas trabalhistas e departamento pessoal, entre outros.

Como se pode notar, é um curso que abrange todos os aspectos da rotina de trabalho dentro de um departamento pessoal. Por isso, é um tecnólogo bem focado nas atividades práticas da profissão de Gestão de Recursos Humanos.

Modalidades da Faculdade de Gestão de Recursos Humanos na Pitágoras

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos na Pitágoras pode ser feito em dois tipos de modalidade de ensino. Dessa forma, é possível realizar esse curso presencialmente ou EAD, por meio do módulo de ensino a distância.

Presencial

Na modalidade presencial, o aluno pode escolher uma unidade ou polo de educação da Pitágoras que esteja mais próximo da sua casa. Nesse módulo, os alunos comparecem todos os dias na sua unidade de ensino para participar das aulas presenciais ou que sejam transmitidas ao vivo. Também, os alunos têm acesso a tutores presenciais e podem desenvolver trabalhos em grupo entre os colegas de sala.

Tour pela prova do Enem

EAD – Ensino a Distância

No módulo 100% EAD, os alunos estudam por meio do AVA, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Pitágoras. O AVA é uma plataforma de ensino online de última geração, que concentra todas as disciplinas do curso de Gestão de Recursos Humanos. Dentro do AVA, o aluno tem acesso aos conteúdos digitais da sua formação, pode interagir com os colegas de sala em fóruns de discussão e tem contato com tutores que ficam à disposição. Nessa modalidade, os alunos comparecem uma vez por mês na sua unidade de ensino para realizar testes e provas presenciais.

Perfil de quem faz a Faculdade de Gestão de Recursos Humanos

Para se tornar um profissional que vai atuar com recursos humanos é preciso ter algumas aptidões. Isso porque é um profissional que vai lidar diretamente com as pessoas dentro de empresas e gerir processos de desenvolvimento pessoal e de carreiras que são fundamentais para o bom andamento de uma empresa como um todo.

Resiliência

Saber lidar com grandes exigências e pressão é um dos requisitos mais fundamentais para quem quer estudar Gestão de Recursos Humanos. Por isso, ter resiliência frente aos desafios da profissão é essencial para conseguir manter o equilíbrio na hora de tomar decisões importantes.

A resiliência é formada por um conjunto de ações internas que fazem da pessoa um indivíduo capaz de gerar bons resultados frente a dificuldades que surgem no meio dos processos das empresas. Por ter que lidar diretamente com as pessoas e tratar sobre a carreira delas dentro dos seus locais de trabalho, o profissional de Gestão de Recursos Humanos deve manter o seu foco nos resultados e metas traçados pelo planejamento do departamento pessoal.

Trabalho em equipe

Ter boa interlocução com os outros setores e as outras pessoas do departamento pessoal, sabendo trabalhar em equipe, é, portanto, uma das questões mais importantes para quem vai atuar na área de recursos humanos. Muito do trabalho dentro dessa área de atuação requer os cuidados necessários para saber lidar com adversidades. Por isso, é preciso ter jogo de cintura e saber trabalhar em equipe.

Uma das funções dentro do ramo de recursos humanos é entender e planejar como delegar funções para os outros profissionais. Assim, é preciso conhecer bastante sobre treinamento e desenvolvimento pessoal, o que é certamente uma área a ser estudada dentro do curso de Gestão de Recursos Humanos. É por meio desse desenvolvimento pessoal que o trabalho em equipe se torna uma das ferramentas mais importantes.

Gostar de ter contato direto com as pessoas

Não podemos negar que existem trabalhos e áreas que são mais voltados para a interação e o desenvolvimento interpessoal. Uma dessas áreas é a Gestão de Recursos Humanos. Por essa razão, o estudante desse campo ou o profissional deverá gostar de ter contato direto com as pessoas. Saber conversar e ponderar os assuntos profissionais, separando a esfera pessoal da profissional, é um desafio corriqueiro para esses gestores.

Isso não quer dizer que esse profissional deverá ter um comportamento engessado dentro das empresas. Muito pelo contrário. A profissão requer que os profissionais de recursos humanos tenham um olhar compreensivo e humanitário no contato com os colegas de trabalho.

Faculdade de Gestão de Recursos Humanos: atividades do gestor de Recursos Humanos

O gestor de recursos humanos é quem vai trabalhar para gerenciar o departamento pessoal dentro de empresas e escritórios. Dessa forma, as atividades dessa profissão estão muito ligadas com os processos de recrutamento, seleção, desenvolvimento de carreiras, rotinas trabalhistas e administrativas, entre outros. Conheça algumas das principais tarefas desse profissional:

  • Treinar equipes para determinados trabalhos;
  • Realização a seleção e o recrutamento de profissionais em processos seletivos;
  • Organizar processos seletivos para contratação de pessoal;
  • Gerenciar os processos de obrigações trabalhistas dentro das empresas;
  • Potencializar o desenvolvimento pessoal dentro das empresas, entre outros.

Todas essas atividades fazem parte da rotina de um gestor de recursos humanos. Por isso, para você que está buscando mais informações sobre os cursos superiores é essencial conhecer como é o dia a dia desse profissional. Assim, você poderá fazer a sua escolha da profissão de forma mais assertiva e saber se a área de Gestão de Recursos Humanos é realmente o que está buscando.

Faça a Faculdade de Gestão de Recursos Humanos na Pitágoras

A Pitágoras é um grande centro universitário, que une a tradição de uma marca consagrada dentro do campo educacional com o que há de mais moderno na transmissão do ensino. Na Pitágoras, o aluno tem a facilidade de escolher uma unidade que esteja mais próxima de onde reside, já que a Pitágoras possui inúmeros polos e unidades pelo país. Além disso, oferece um corpo docente qualificado, de mestres e doutores.

Por essa razão, não perca mais tempo. A Pitágoras é a escolha certa para você que quer fazer Gestão de Recursos Humanos. Clique aqui para se inscrever no vestibular da Pitágoras agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados