Faculdade de Gastronomia: como funciona esse curso?

Faculdade de Gastronomia

A faculdade de Gastronomia traz uma bela chance profissional para o futuro. Ao mesmo tempo, essa formação pode ser a garantia de trabalhar com a paixão da sua vida. Afinal, geralmente, quem se interessa pela culinária ama a arte de preparar pratos, não é mesmo?

Além disso, estamos falando de uma carreira que vem se destacando nos últimos anos. Mas a Gastronomia vai além de ser chef de cozinha em um restaurante renomado. É preciso saber muito mais do que cozinhar maravilhosas e suculentas receitas. Nesse sentido, com a faculdade, o estudante recebe noções de segurança alimentar, de produção industrial e de gestão.

Outra parte importante do aprendizado é a legislação relacionada com o setor de alimentos, que é complexa e rigorosa. Ficou com vontade de saber mais? Então, vem com a gente!

Confira quanto tempo dura o curso e as opções de formação

Existem duas opções para o ensino gastronômico acadêmico: o Bacharelado e o Tecnológico. Apesar de ambas as modalidades serem graduações, a primeira dura em média 4 anos.

Agora, caso você prefira se formar em um curso superior de 2 anos, a melhor escolha é o Tecnólogo. Nas duas categorias, como já dissemos, pode aprender muito mais do que as técnicas de culinária. Ingressa no mercado de trabalho preparado pra gerenciar estabelecimentos de alimentação: indústrias, cafés, restaurantes etc.

Ou seja, você vai ser um profissional completo, capaz de atuar tanto na parte mais criativa da culinária como em sua operacionalização. Afinal, se já assistiu a programas como o MasterChef, sabe bem: organização e técnica são fundamentais pra um bom cozinheiro.

Descubra o que tem na grade curricular da faculdade de Gastronomia

Essa área tem um alto potencial de bons empregos e é muito interessante de praticar no dia a dia. Justamente por isso, trata-se de um nicho com muitos concorrentes. Afinal, cozinhar é uma arte e há milhares de pessoas querendo trabalhar nessa área. Uma boa formação pode ajudar a ganhar experiência e técnica pra vencer no segmento.

Ao contrário de outras profissões, ninguém é obrigado a fazer faculdade de Gastronomia pra trabalhar com isso. Por exemplo: pra ser médico, dentista ou advogado, o diploma superior é indispensável. Porém, na culinária, isso não é exigido.

Contudo, a formação acadêmica permite acelerar os passos da carreira. Em outras palavras, é possível conseguir até emprego sem experiência na área.

Muita gente sonha em se tornar um chef de cozinha, mas poucos param pra refletir sobre o que é a Gastronomia de fato.

Saiba que ela envolve todos os conhecimentos necessários pra servir alimento de qualidade e saboroso. Veja a seguir alguns elementos da grade curricular.

 Abordagem teórica

A faculdade de Gastronomia conta com diversas aulas com perfil teórico, mas que ajudam na rotina profissional. Nesse sentido, você acessa conteúdo sobre Marketing, gestão de pessoas, administração financeira, entre inúmeros outros.

Por esse motivo, é importante saber como é a faculdade de Gastronomia antes de pensar em se matricular. Assim, confira alguns exemplos de ensino teórico que fazem parte do aprendizado:

  • Segurança alimentar;
  • Valores nutricionais;
  • Características dos alimentos;
  • Legislação no setor alimentício;
  • Processos industriais.

Abordagem prática

No curso de Gastronomia, são ensinadas medidas de conduta e técnicas de culinária que ressaltam o sabor dos alimentos. Assim, a comida se torna uma incrível experiência, e não uma simples refeição.

Por exemplo: sabemos que o Brasil é um país muito rico em termos de cultura. Nesse contexto, não é diferente com a alimentação.

Em boas faculdades, você sai do curso com amplo domínio da cozinha regional. Assim, é possível aprender, por exemplo, a preparar carnes grelhadas com a brasa da lenha, uma técnica gaúcha que empresta um gosto sem igual ao alimento.

Do mesmo modo, você acessa os segredos da culinária mineira, especializada em carne de porco e frango. Porém, existem tantas outras receitas e tradições na culinária brasileira que seu repertório alcança um estágio amplo.

Observe quais são as modalidades do curso

Aqui na Pitágoras, oferecemos Gastronomia no nosso portfólio de cursos Tecnólogos. Além disso, trabalhamos com a graduação a distância. Nela, você precisa ir até um ponto físico poucas vezes.

Desse modo, há uma aula presencial de inauguração do curso. Depois disso, comparece ao polo mais 2 vezes a cada semestre pra fazer as provas.

Assim, as aulas são passadas pela internet, e você recebe ajuda permanente de tutores online que tiram as dúvidas. Mais um benefício é que mantemos fóruns virtuais pra socialização entre os colegas de curso.

Aprenda com professores renomados 

Uma das vantagens da faculdade de Gastronomia é o contato com grandes nomes do setor financeiro e administrativo. Desse modo, os alunos saem prontos pra brilhar com as panelas, mas também qualificados pra gerenciar qualquer estabelecimento nesse nicho. Assim, até mesmo pra abrir o próprio negócio você estará capacitado.

Aqui na Pitágoras, contamos com a Aula Destaque, na qual profissionais consagrados dividem seus conhecimentos. Confira alguns nomes:

  • Ricardo Amorim: considerado o influenciador digital brasileiro mais bem-sucedido no LinkedIn. Jornalista com larga experiência no mercado financeiro, ele é apresentador do Manhattan Connection na GloboNews;
  • Paulo Cunha: executivo especializado em liderar equipes de vendas em empresas de tecnologia;
  • Marcelo Castelli: CEO Global da Votorantim Cimentos, com experiência vasta em gestão de processos.

Faça especializações e aumente as chances na carreira 

Com o curso Tecnólogo concluído, você recebe o diploma de ensino superior e pode fazer uma pós-graduação ou especialização. Nesse sentido, seria possível cursar um MBA em Gestão da Qualidade, por exemplo. Afinal, sabemos que na Gastronomia o público é muito exigente.

Assim, você aprende táticas pra manter e aperfeiçoar processos na cozinha que garantam um resultado impecável.

Entenda as opções de atuação no mercado de trabalho

Como a gente viu, a graduação em Gastronomia te deixa habilitado pra atuar em muitos tipos de atividades. Por causa desse leque enorme, os rendimentos também variam.

Assim, a média salarial fica em R$ 2,6 mil*, mas há profissionais que ganham mais de R$ 9 mil. Veja a seguir algumas áreas nas quais é possível trabalhar:

  • restaurantes, bares, padarias, cafés e redes de fast food;
  • hotéis, pousadas e resorts;
  • cruzeiros marítimos;
  • empresas de catering (fornece refeições coletivas pra companhias aéreas, hospitais, presídios etc.);
  • produtoras de eventos;
  • empresas e indústrias que oferecem alimentação aos funcionários;
  • editoras que produzem livros, revistas e outras publicações sobre gastronomia;
  • empresas de planejamento e estruturação de cozinhas;
  • consultorias gastronômicas;
  • serviços de personal chef (atletas, pessoas que precisam emagrecer, veganos, entre outros).

Veja se essa é a graduação para você!

A faculdade de Gastronomia é a porta mais segura pra uma profissão estável e com altas chances de bons salários. Assim, é uma oportunidade única pra mudar de vida e ter um futuro melhor. Por essa razão, não tem motivo nenhum pra adiar o sonho.

Que tal dar uma guinada na vida em um clique? Então, inscreva-se no Vestibular da Pitágoras agora mesmo!

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.