Saiba tudo sobre a Faculdade de Gastronomia!

Faculdade de Gastronomia

Teste vocacional rápido

Pretende fazer Faculdade de Gastronomia? Então é bom, desde já, coletar informações sobre como ela funciona para evitar surpresas no meio da graduação, não é mesmo?

Para te ajudar com isso, nós preparamos o artigo a seguir, no qual explicamos direitinho tudo o que você precisa saber antes de ingressar no curso de Gastronomia, como quais são as disciplinas vistas, a área, o perfil de estudante e ainda as modalidades disponíveis. 

Não perca tempo e confira!

Como é o curso de Gastronomia na Pitágoras?

O curso de Gastronomia na Pitágoras é do tipo tecnólogo. Isso faz com que ele tenha uma duração menor que um bacharelado ou licenciatura, sendo de dois anos (ou quatro semestres) e ofereça uma formação mais centrada em desenvolver as habilidades necessárias para ingressar no mercado de trabalho imediatamente após formado. 

Durante os dois anos de graduação, o estudante de Gastronomia irá ver noções importantes sobre tudo o que envolve a área, aprender as atribuições dos mais diversos postos de emprego que ela oferece e ainda ter contato com as últimas novidades do mercado gastronômico. 

Por esse motivo, essa faculdade é excelente para que as pessoas que sonham em trabalhar nesse segmento, possam ingressar e formar uma carreira de sucesso nele, além de fazer contatos profissionais que serão úteis para o futuro. 

O tecnólogo em Gastronomia exige TCC ou horas complementares?

Por ser um curso superior de nível tecnólogo, a Faculdade de Gastronomia não possui a exigência de entrega e apresentação do TCC, ou Trabalho de Conclusão de Curso. Os alunos, no entanto, precisam fazer um projeto integrado no último semestre. 

Essa graduação também conta com 104 de atividades complementares na grade curricular, para que o estudante tenha acesso ao diploma. Essas atividades podem ser feitas desde o início do curso. 

Quais os conteúdos vistos na grade curricular de Gastronomia?

Na Faculdade de Gastronomia, o estudante tem acesso a diversas matérias voltadas para a produção gastronômica, mas também ao gerenciamento de todos os processos que as envolvem, como administração, etiqueta e armazenamento. Isso faz com que esse seja um curso bastante completo e envolva várias áreas de conhecimento que serão utilizadas no futuro. 

Dito isso, é importante saber quais são as disciplinas vistas, até para que o estudante possa saber, previamente, qual área tem mais interesse e consiga escolher a melhor para cursar uma possível especialização após formado. Sendo assim, veja a seguir as principais matérias da grade curricular de Gastronomia!

  • Cozinha nutricional; 
  • antropologia e história da alimentação; 
  • tecnologia de alimentos; 
  • panificação; 
  • confeitaria; 
  • garde manger – cozinha fria; 
  • serviço, etiqueta e cerimonial; 
  • administração aplicada à gastronomia, dentre outras. 

Quais modalidades é possível fazer a graduação em Gastronomia na Pitágoras?

A Pitágoras oferece a graduação em Gastronomia em duas modalidades: presencial e à distância. Veja a seguir como cada uma delas funciona!

Presencial 

O curso presencial é aquele em que o aluno precisa ir até a unidade de ensino escolhida todos os dias, em um horário específico. As aulas, portanto, são assistidas presencialmente, o que proporciona contato direto com professores e colegas de classe. Isso favorece o esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos em tempo real e dá a oportunidade de criar contatos profissionais. 

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Um detalhe é que, mesmo optando por fazer a graduação na modalidade presencial na Pitágoras, o estudante ainda possui acesso a uma plataforma virtual de ensino super completa e que utiliza tecnologia de ponta. 

EAD

Já na modalidade de Educação à Distância, ou simplesmente EAD, não há necessidade de comparecer à faculdade com frequência. Na realidade, o estudante precisa ir apenas para fazer as avaliações semestrais ou nos casos em que a instituição fizer uma convocação prévia. 

Isso faz com que esse modelo de ensino seja bastante flexível, uma vez que as aulas são gravadas e ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para serem acessadas em qualquer horário, de um computador ou celular com acesso à internet. 

Além das videoaulas, o estudante tem acesso a uma biblioteca virtual super completa, exercícios, indicações de leituras complementares, tutores online e fóruns para discussão dos conteúdos. 

Como é o perfil de quem faz Faculdade de Gastronomia?

O estudante de Gastronomia precisa ser alguém responsável, preocupado com os detalhes e que, acima de tudo, goste de cozinhar. Além disso, ele deve ser alguém com perfil analítico e que não se desespere ao se encontrar sob pressão, já que muitas vezes terá a necessidade de tomar decisões de última hora. Veja a seguir um pouco mais sobre as características necessárias para ele. 

Saber se comunicar

Um gastrólogo precisa saber se comunicar bem com as outras pessoas, especialmente caso ele escolha trabalhar como consultor ou em cargos de gerência. Isso é importante para evitar problemas de comunicação, que podem prejudicar o andamento de todas as atividades de um negócio, e garantir que tudo funcione da maneira correta no dia a dia. 

Ser organizado 

A rotina de uma cozinha de um restaurante pode ser algo caótico. Por causa disso, é essencial que os profissionais que trabalham nela sejam capazes de manter o local organizado. Isso inclui o espaço físico e também a distribuição das tarefas que devem ser feitas ao longo do expediente. 

Gostar de trabalhar em equipe 

Por último, um gastrólogo não irá atuar sozinho. Logo, é importante que ele seja capaz de trabalhar em equipe. Isso também inclui saber gerir as equipes e ouvir opiniões diferentes, para que assim todos consigam tomar decisões mais acertadas. 

Quais as principais atividades de um gastrônomo?

A rotina de um gastrólogo pode ser bem variada, pois depende muito do local onde o profissional trabalha e do cargo que ele exerce. Contudo, é podemos destacar certas atividades que costumam estar presentes no dia a dia da maioria dos profissionais. São elas:

  • fazer a inspeção dos ingredientes que chegam na cozinha; 
  • garantir que eles serão armazenados da maneira correta; 
  • cozinhar os pratos para os clientes ou delegar as atividades aos membros da equipe; 
  • administrar as contas do local; 
  • conversar com os clientes para colher informações sobre as necessidades deles. 

Isso, é claro, são apenas algumas das atividades que podem compor a rotina de uma pessoa formada em Gastronomia e existem muitas outras que podem ser exercidas.

Venha para a Pitágoras e tire do papel o sonho de estudar Gastronomia!

E aí, depois de ver tudo o que você precisa saber sobre a Faculdade de Gastronomia, ficou interessado em fazer esse curso? Então aproveite as vantagens que a Pitágoras oferece para que você consiga estudar em uma das melhores instituições do Brasil pagando mensalidades que cabem no seu bolso. 

Ao ingressar na Pitágoras, você conta com uma infraestrutura completa, grande abrangência de unidades, professores altamente qualificados e ainda apoio para que possa ingressar no mercado de trabalho em menos tempo. 

Então, vai perder mais tempo por quê? Faça hoje mesmo sua inscrição no nosso vestibular e dê o pontapé inicial para uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.