Quantos anos dura o curso de Enfermagem?

faculdade de enfermagem quantos anos

Pra quem gosta de lidar com pessoas, tem uma boa capacidade de comunicação e quer adentrar em um segmento no qual empregos não estão em falta, a área da saúde é sempre uma boa pedida. Em meio a isso, o curso de Enfermagem se destaca como uma carreira cheia de possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

Mas, afinal, quantos anos dura o curso de Enfermagem? De modo geral, essa graduação — que pode ser oferecida tanto na modalidade presencial quanto na EAD, de modo semipresencial — tem duração total de 5 anos.

Mas isso não é tudo em que você precisa ficar de olho, né? Continue a leitura e saiba mais sobre a duração da faculdade de Enfermagem, o mercado de trabalho para os enfermeiros recém-formados e alguns detalhes importantes do curso. Vamos lá?

Quanto tempo dura o curso de Enfermagem?

Embora já tenhamos respondido qual é o tempo de uma faculdade de Enfermagem, é provável que você se pergunte se esse período é o bastante pra aprender.

Os 5 anos de aula no curso não são à toa! Eles são pensados direitinho pra que você possa se preparar da melhor forma possível, com todas as disciplinas essenciais e com o tempo necessário pra entrar em contato com as diferentes áreas de atuação da Enfermagem.

Como funciona o curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem na Pitágoras tem como prioridade o desenvolvimento da humanização em seus estudantes e o seu preparo pra lidar com tendências da área –– como o uso da tecnologia, sempre aliado ao tradicionalismo e aos principais valores de um enfermeiro.

A graduação em Enfermagem é dividida entre matérias teóricas e práticas. Por isso, é possível realizá-lo na modalidade semipresencial, o que te ajuda bastante na hora de conciliar os estudos com a vida pessoal e profissional.

Além disso, o estágio em Enfermagem é obrigatório e fundamental pra esses estudantes, permitindo que eles saibam como funciona o dia a dia de trabalho desse profissional e fazendo com que conheçam áreas diferentes. Ao final de tudo, você precisa entregar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) pra obter o seu diploma.

Quais são as principais disciplinas estudadas no curso?

Na Pitágoras, a matriz curricular de Enfermagem é dividida em dois ciclos: o básico e o profissionalizante. O primeiro diz respeito às matérias de base, ou seja, aquelas que são essenciais para o aprendizado de várias outras. O segundo, por sua vez, corresponde às disciplinas mais específicas e aprofundadas.

Algumas matérias que você vê ao longo da graduação são:

  • Bioética e Legislação da Enfermagem;
  • Genética;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Farmacologia dos Sistemas;
  • Formação Integral em Saúde;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Saúde Coletiva;
  • Urgência e Emergência em Enfermagem;
  • Formação Integral em Saúde.

Como está o mercado de trabalho na área?

O mercado de trabalho para os enfermeiros é extremamente aquecido e cheio de oportunidades. O profissional recém-formado pode encontrar emprego com facilidade e tem muitas possibilidades de crescimento e de áreas pra se especializar.

Isso acontece com basicamente todos os cursos da área da saúde. Então, se você está em dúvida entre cursar Medicina, Enfermagem ou Biomedicina, por exemplo, não se preocupe: opte pela área que mais combina com você e siga seu coração. Todas elas trazem muito retorno e são valorizadas pelo mercado!

Esse profissional pode atuar em clínicas, hospitais, laboratórios e muito mais! Além disso, há inúmeras oportunidades de concurso para enfermeiros, o que traz também uma estabilidade extra pra os que se formaram nessa área.

O salário de Enfermagem gira em torno dos R$ 3.500* pra uma jornada de 37 horas de trabalho por semana.

Como escolher a melhor instituição pra estudar Enfermagem?

Diante de todas essas informações, fica uma dúvida: como escolher a melhor faculdade pra fazer esse curso? A seguir, confira algumas dicas que podem ajudar!

Fique de olho na tradição

A tradição de um curso é um bom indicativo de qual é a sua qualidade, ainda que não seja um fator determinante. Graduações que estão no mercado há um certo tempo têm mais experiência e, normalmente, podem trazer melhores oportunidades para os estudantes.

A tradição não se resume ao número de anos que um curso está na ativa. É importante também procurar informações sobre a sua reputação no mercado. Fique de olho!

Busque inovação

Aliar tradição e inovação não é nada fácil. Muitos cursos tendem a pecar no tradicionalismo e no medo de ousar, o que pode prejudicar os estudantes e fazer com que seus currículos fiquem obsoletos.

Por isso, busque sempre cursos que estejam antenados com as novidades e que façam uso de ferramentas tecnológicas e de metodologias inovadoras, fazendo com que seus alunos realmente se preparem para o mercado.

Procure diferenciais

A busca por diferenciais em uma faculdade deve ser uma prioridade para os estudantes. Afinal, serão eles que farão com que o seu currículo se destaque em meio aos de tantos outros enfermeiros na hora de concorrer pelas melhores vagas.

Na Pitágoras, alguns dos diferenciais incluem a Aula Destaque, as Disciplinas Interativas e muito mais! Você pode conferir tudo sobre eles na página institucional da faculdade!

Foque a infraestrutura

A instituição que você está considerando para os seus estudos é realmente preparada pra oferecer tudo aquilo que você precisa? Isso deve ser uma prioridade na hora de buscar um curso pra chamar de seu!

Atenção às estruturas físicas (laboratórios, bibliotecas, entre outros) e virtuais (plataformas, materiais, etc.) da instituição. Além disso, confira também o corpo docente, que deve ser composto de profissionais qualificados e cheios de experiência.

Busque instituições que te preparem para o mercado

Por fim, uma dica fundamental é optar sempre por faculdades que tenham uma preocupação extra com o seu preparo para o mercado de trabalho. Esse é, sem dúvidas, o caso da Pitágoras!

Aqui, você se prepara desde o primeiro dia pra competitividade do mercado, por meio da ministração de disciplinas importantes ou do trabalho de competências fundamentais. Além disso, contamos também com a ajuda do Canal Conecta, um portal que te deixa muito mais próximo das melhores vagas de estágio ao longo do curso.

Agora é com você!

Gostou de saber quantos anos dura o curso de Enfermagem e ficar por dentro de várias informações fundamentais sobre essa carreira? Agora, você está um passo mais perto de realizar o seu grande sonho e se tornar um enfermeiro qualificado!

Não perca tempo e se inscreva agora mesmo para o vestibular Pitágoras de Enfermagem! Vem com a gente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content