Aprenda tudo sobre a Faculdade de Comércio Exterior!

Desconto nota do Enem

Se você se interessa pelas relações comerciais entre diferentes locais e necessidades, economia e gestão, talvez o curso de Comércio Exterior seja pra você. Então, confira neste post tudo sobre a Faculdade de Comércio Exterior.

Fique conosco!

Como é o curso de Comércio Exterior?

A princípio, ao falar sobre curso superior, precisa-se compreender as diferentes modalidades dispostas ao ensino superior. Assim, antes de adentrarmos em detalhes sobre a graduação em Comex, confira alguns detalhes sobre as possibilidades de formação:

  • Ensino técnico: o tecnólogo é um tipo de formação disponibilizada aos interessados em obter uma titulação no ensino superior. Mas, diferente do bacharelado, o tecnólogo é focado nas necessidades do mercado, possuindo uma grade enxuta e objetiva. E, o curso de Comércio Exterior também pode ser realizado como tecnólogo;
  • Bacharel: o bacharelado é uma modalidade formativa que abrange inúmeras possibilidades após formado. Assim, ao formar-se um bacharelado, por ter contato com diversas áreas e temas relacionados ao Comex, a titulação do estudante viabiliza caminhos diferentes do tecnólogo, possibilitando, por exemplo, o ingresso em carreiras acadêmicas, realização de mestrado e doutorado, etc. 

Agora, depois de te contar sobre as possibilidades no ensino superior, vamos aprofundar nos detalhes do bacharelado. Confira o tópico a seguir!

O que se aprende na graduação?

Antes de mais, para apontar o que se aprende ao longo do curso, precisamos analisar de trás para frente. Então, pergunta-se: quais objetivos da graduação? 


Bem, dado o questionamento, o objetivo da faculdade de Comércio Exterior é formar profissionais habilitados para compreender trâmites, criar logísticas e executar processos relacionados a aspectos mercantis, compras e vendedores de diferentes países e culturas, bem como negociar, planejar e mediar necessidades, possibilidades e ofertas.

Ainda, nas entre linhas, é fundamental conhecer outros tantos temas. Veja, ao mediar, negociar e analisar aspectos mercadológicos, assim como as logísticas que os envolvem, o estudante deve ter conhecimentos geopolíticos, de idiomas e culturais, considerando o seu papel mediador.

E, naturalmente, um perfil empático e racional, para lidar com todos os âmbitos de tais negociações. 

Também, na graduação, o estudante se depara com diversas disciplinas que passam tanto pelas Ciências Humanas, quanto pelas Exatas. Então, estatística, negociação, contabilidade, legislação, entre outras, fazem parte da rotina do aluno. 

Tour pela prova do Enem

Assim, confira algumas das disciplinas encontradas na grade curricular de Comex:

  • Inglês instrumental para Comércio Exterior;
  • Direito Internacional;
  • Empreendedorismo;
  • Logística e Gestão da qualidade;
  • Matemática Financeira;
  • Homem, cultura e sociedade;
  • Legislação e prática aduaneira;
  • Legislação social e trabalhista;
  • Relações Econômicas Internacionais;
  • Negociação e Gestão de conflitos;
  • Siscomex;
  • Responsabilidade social e ambiental.

Por fim, percebe-se que o estudante tem de se dedicar, mas os conteúdos são super interessantes, dinâmicos e atuais. Assim, confira no próximo tópico as áreas de atuação do profissional de Comércio Exterior.

Quais são as áreas de atuação em Comércio Exterior?

A princípio, antes de mergulhar nas áreas de atuação do profissional graduado em Comércio Exterior, vale destacar alguns pontos. A primeira delas é: falar outro idioma. O inglês é de extrema importância para lidar com dinâmicas básicas da carreira, como por exemplo, leitura de documentos, comunicação com negociantes de outros países, etc.

Assim, a dica é: ao adentrar na graduação de Comex, pesquise cursos de inglês – às vezes, a própria instituição oferece oportunidades ou parcerias com preços acessíveis; vale a busca e o investimento. 

Em segundo lugar, deve-se começar cedo. E necessário aproveitar o momento formativo da graduação para experimentar e realizar estágios – mais de um, se quiser. Lembrando, ainda, que o estágio é obrigatório, ao depender do curso.

No mais, algumas das áreas de atuação em Comércio Exterior, são:

  • Despacho e legislação aduaneira;
  • Pesquisa de mercado e prospecção;
  • Logísticas de importação e exportação;
  • Transações cambiais;
  • Analista de Comércio Exterior;
  • Gerenciamento de projetos e criação de planos de ação;
  • Controle do fluxo mercantil.

A Pitágoras te ajuda a realizar o sonho da Faculdade de Comércio Exterior!

Após conhecer não só o que acontece no curso de Comex, mas também detalhes sobre a carreira desse profissional, chegou a hora de tirar o seu sonho do papel. Fundada em solo mineiro, hoje a Faculdade Pitágoras propaga o melhor da educação em todo o território nacional. 

Ainda, com um corpo docente de ponta, equipes dispostas e uma plataforma de ensino super dinâmica, além de tornar o seu sonho real, torna-o prazeroso. E, claro, após formado, você será um profissional completo.

Assim, com diversas modalidades de ensino e caminhos financeiros viáveis ao estudante, te ajudamos a tirar o seu sonho do papel. Desta forma, te convidamos a conhecer mais sobre a gente, nossos polos e possibilidades na aprendizagem.

Por fim, conte com a experiência de quem convive hoje com os desafios que você vai encontrar no futuro. Prepare-se e venha fazer Comércio Exterior na Pitágoras. Participe do processo seletivo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados