Saiba tudo sobre a Faculdade de Ciência Política!

O que a Ciência Política estuda

Teste vocacional rápido

Muitos estudantes desejam conquistar o diploma de cientista político. Mas ainda há dúvidas e curiosidades que ainda não foram supridas sobre o curso. Para saber se essa área realmente serve aos seus interesses, é importante conhecer como funciona essa graduação. 

Desse modo, foi pensando nessa lacuna que desenvolvemos esse material. A ideia é oferecer todos os detalhes a respeito dessa graduação. Continue a leitura para descobrir se o curso superior de Ciência Política é ideal para você.

Como é o curso de Ciência Política

A graduação em Ciência Política é do tipo bacharelado. Nesse caso, o curso tem uma duração média de quatro anos. Por meio de uma grade formativa ampla e complexa, o curso prepara os profissionais para atuarem nos mais diversos segmentos do mercado de trabalho.

Assim, o estudante terá contato com todas as disciplinas necessárias para atender as necessidades do mercado profissional. Além disso, ele também será preparado para cumprir seu papel como conhecedor dos fenômenos sociais relacionados ao universo da política

É importante lembrar que um cientista político, apesar de estar inserido na área das humanidades, terá muito contato com ferramentas analíticas e conhecimentos matemáticos, tais como estatística, por exemplo.

O curso de Ciência Política tem TCC, estágio ou horas complementares?

Quem passa por uma graduação do tipo bacharelado deve apresentar um trabalho de conclusão de curso. Isso não é diferente no caso das Ciência Política. Logo, os estudantes devem se preparar para apresentar um material suficientemente satisfatório para estar autorizado a colar grau no fim do curso.

Além disso, é preciso fazer mais do que assistir as aulas e cumprir com as obrigações relacionadas às disciplinas. O curso de Ciência Política não exige que os estudantes façam estágio. Contudo, o mercado está aberto para essa possibilidade e ela é muito importante para que se tenha uma noção de como é o dia a dia de trabalho desse campo profissional.

Conteúdos estudados na Ciência Política

Conforme mencionamos anteriormente, a grade curricular da Faculdade de Ciência Política é pensada com o objetivo de ampliar as possibilidades de atuação dos estudantes dentro do campo profissional da área.

Em maioria, as disciplinas são derivadas das Humanidades. Desse modo, as matérias derivadas da filosofia e da sociologia entram com peso na grade curricular do curso. 

As disciplinas que mais se destacam, contudo, são as seguintes:

  • Teoria do Estado
  • Relações Internacionais;
  • Economia;
  • História do Brasil;
  • Ciências Sociais;
  • Teoria Política

Vale lembrar que é importante conhecer o perfil do curso e as disciplinas nele ofertadas. Afinal, serão quatro anos de dedicação e empenho direcionado especificamente para as temáticas aqui mencionadas.

Modalidades da Faculdade de Ciência Política da Pitágoras

O bacharelado de Ciência Política da Pitágoras tem duas modalidades. Então, é possível fazer um curso semipresencial ou 100% online. Descubra qual dessas opções é a ideal para você.

Semipresencial

Um curso superior semipresencial aplica-se aos alunos que dependem de flexibilidade, mas podem comparecer  na faculdade durante a semana. Por isso, o custo costuma ser mais acessível do que uma graduação presencial tradicional.

Afinal, o estudante comparece ao menos uma vez na semana para assistir às aulas gravadas ao vivo, mas também usufruem dos serviços de forma digital e no conforto de suas casas.

EAD

Nesse tipo de curso o aluno não precisa ir até a faculdade. Porém, ao contrário do semipresencial, ele mesmo pode compor sua rotina de estudos. Assim, é ideal para aqueles que precisam de autonomia e flexibilidade na hora de estudar. Mas que também são autônomos e podem trabalhar suas atividades de forma organizada e com qualidade.

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?


Perfil de quem faz Ciência Política 

Quem faz Faculdade de Ciência Política deve aprender a desenvolver determinadas aptidões. Afinal, o mercado espera profissionais com habilidades específicas para trabalhar nesta área, que é tão ampla. Então, você conhecerá agora algumas das principais características esperadas nestes profissionais.

Análise crítica

Um profissional da área não costuma ter opiniões superficiais. Devido à formação proporcionada pelo curso, os estudantes aprendem a analisar fatos e fenômenos em perspectiva crítica. Afinal, ser especialista em política exige uma série de repertórios e referências históricas, sociológicas e culturais. 

Dessa forma, os estudantes de bacharelado em Ciência Política devem conhecer os conceitos fundamentais que guiam e baseiam a Administração Pública. Além disso, eles terão um amplo conhecimento a respeito dos processos eleitorais e da política internacional.

Por outro lado, estes profissionais não trabalham apenas com a política propriamente dita. O cientista político domina os conceitos que estão além da governamentalidade, abarcando até mesmo pequenas organizações de caráter administrativo.

Visão ampla da política

Embora muitos não prestem atenção nisso, o cientista político não compreende a política apenas pelo seu aspecto institucional. As instituições são importantes, isso é um fato. Porém, há fenômenos que são políticos e não necessariamente estão atrelados a um caráter administrativo.

Um exemplo disso são as expressões e movimentações políticas que surgem nas redes sociais, que estão muito mais atreladas à formação de opinião pública do que governamentalidade. 

Gosto por leitura e pelos estudos

A Ciência Política, por ter um caráter sociológico, está em constante transformação. Afinal, diferente das exatas, que possuem verdades já estabelecidas, nas ciências sociais e humanas os paradigmas estão sempre se modificando e acompanhando as tendências da atualidade.

Evidentemente, nossa sociedade hoje não é a mesma que era há 100 anos. Os modelos de governo mudaram e o caráter de constituição também. Por conta disso, as teorias e conceitos trabalhados no curso estão sempre sendo revistos, ou então pautando novas situações e fenômenos.

Nesse sentido, o cientista político precisa ter gosto pelas leituras e pelos estudos, pois a sua profissão exige constante atualização. Acompanhar jornais e noticiários é também um hábito que fará parte da rotina destes profissionais.

Boa comunicação

Trabalhar o senso crítico é difícil e desafiador. Mas o curso de Ciência Política forma profissionais aptos para fazer análises e leituras que estão além do senso comum. Dessa forma, os profissionais formados na área devem estar preparados para trabalhar diretamente com a Opinião Pública e as esferas deliberativas da sociedade.

Nesse caso, uma boa comunicação casa perfeitamente com a habilidade do senso crítico. Afinal, é esperado que esses profissionais desenvolvam a capacidade de transformar todo o conhecimento adquirido em informação clara e acessível. Assim, todas as informações e as leituras políticas poderão ser compreendidas com a ajuda desses especialistas formados em Ciência Política

Faculdade de Ciência Política: atividades do cientista

O dia a dia do cientista político vai depender muito do rumo que o profissional escolher seguir no mercado de trabalho. Além disso, elas podem mudar de acordo com a área escolhida. Veja algumas das principais:

  • Assessoria Política
  • Organizador de Campanhas Eleitorais
  • Analista de Dados Sociais;
  • Consultor de Políticas Públicas.

Todas as tarefas são muito importantes na hora de fiscalizar o poder público e trabalhar junto aos setores formadores de opinião. Afinal, precisamos da expertise e do senso crítico destes profissionais para guiar nossas escolhas e decisões dentro da esfera pública.

Faça a Faculdade de Ciência Política na Pitágoras!

Se o seu sonho é tornar-se cientista político, então você precisa conhecer a Pitágoras. Em nossa faculdade, é possível entrar no curso pelo vestibular online da Pitágoras ou com a nota do Enem. Nossa equipe de profissionais é altamente especializada e você terá um diploma respeitado dentro do mercado de trabalho. Acesse nosso site e inscreva-se para o vestibular de Ciência Política!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.