Vale a pena fazer faculdade na área de Artes? 🎨

estudante de artes

Sensibilidade, talento, criatividade… Um artista de sucesso tem essas características presentes na sua personalidade. E vamos combinar, quem é que não é tocado por uma música, pintura ou qualquer manifestação artística que seja, né?

Mas se engana quem pensa que o dom artístico fica só pra cantores, pintores e estilistas. A arte é um campo muito vasto e emprega milhares de pessoas nos mais diversos segmentos. Existe até um curso de graduação específico pra isso.

Neste post, vamos te mostrar um pouco sobre esse mundo, o que é Artes Visuais, suas possibilidades de atuação e muito mais. Continue com a gente pra conferir!

Principal curso pra quem gosta da área das Artes

Humanas ou Exatas? Muitas vezes, a gente faz a escolha nessas duas áreas do conhecimento. É aí que surgem as profissões que envolvem estudo social de um lado, enquanto o outro é da Ciência e Tecnologia. Mas você sabia que esse primeiro segmento tem outras vertentes bem promissoras? É o caso das Artes.

Dança, Teatro, Fotografia e Moda são alguns dos exemplos que se encaixam na definição. Mas o principal curso da área é Artes Visuais. Isso porque a graduação te prepara pra atuar com diferentes formas de expressão artística, o que ajuda a ampliar os horizontes de mercado.

Nos 4 anos de duração, você aprende a traduzir e manifestar ideias por meio de uma linguagem não verbal, o que pode ser desde uma pintura até uma fotografia. No curso de Artes Visuais da Pitágoras ainda são trabalhadas questões práticas e teóricas sobre técnicas de desenho, tecnologias na criação, animação, design, entre outros assuntos.

O curso na Pitágoras é voltado pra Licenciatura e oferecido na modalidade de ensino semipresencial, te dando mais flexibilidade pra estudar. Mas saiba que é importante que o você se identifique com atividades de ensino e também tenha habilidades artísticas que vão ser aperfeiçoadas na graduação.

Vantagens da faculdade de Artes Visuais

Muito interessante o curso e as suas diversas possibilidades, né? E essa é apenas uma das suas principais vantagens da faculdade de Artes. A seguir, vamos entender mais sobre ela. Veja só!

Variadas possibilidades

O estudante do curso de Artes Visuais não precisa atuar apenas em um mercado. Existem várias possibilidades para os formados. Só pra ter um exemplo, arte-educadores, ilustradores, figurinistas e produtores podem ser graduados nessa área.

Diferentemente que muitos pensam, você não fica limitado a ser um artista. Adquire um olhar apurado pra diferentes artes, o que pode ser expresso de diversas formas –– até por meio da apresentação do trabalho de outros artistas.

Uso da criatividade

A criatividade é a capacidade que você tem de criar e transformar. A gente pode até falar que é uma forma de arte e autoexpressão. A característica está ligada ao desenvolvimento pessoal, por isso, é bem pedida nos processos seletivos das empresas.

No curso de Artes Visuais da Pitágoras, você desenvolve bastante esse aspecto. Isso sem falar da possibilidade de combinar as experiências individuais com as informações vindas do exterior, transformando em diferentes formatos de arte. Vê como a sua capacidade de inovar aumentar, consegue resolver aquelas questões complexas, mas também desenvolve um pensamento crítico sobre as coisas do mundo.

Mercado aquecido

Por maiores que sejam os desafios de se inserir no mercado, existem muitas possibilidades de atuação do profissional para o formado na faculdade de Artes Visuais.

Shows, apresentações, exposições: sempre tem um evento que precisa de um profissional de artes atuando. Mas não só isso. As oportunidades frequentes fazem com que as trilhas da carreira sejam vantajosas.

O mercado de trabalho na área

O desenvolvimento da economia faz com que a população tenha maior poder de compra e, com isso, procure mais opções de lazer e cultura. Assim, os centros culturais, museus e outras organizações ligadas ao mundo das artes passaram a se profissionalizar pra oferecer opções diferenciadas ao seu público. É aí que surge a demanda por profissionais capazes de atuar desde a pesquisa, curadoria até mesmo como artistas.

Vale lembrar que os profissionais de Artes Visuais também podem encontrar oportunidades de trabalho na TV, cinema, teatro e até na indústria. Atuam em linhas de produto, criação, concepção, visual, entre outras tantas possibilidades.

Pra quem opta pela Licenciatura, as oportunidades estão mais concentradas em escolas e também institutos artísticos e culturais. As possibilidades vão desde dar aulas até criar programações artísticas e projetos de educação.

Em portais como o Canal Conecta, em que nossos alunos têm acesso exclusivo, as vagas estão sempre aparecendo. Vale a pena ficar de olho! Um artista visual tem a média salarial de R$ 2.299,14* pra uma jornada semanal de 42 horas.

Possibilidades de atuação

Ainda não se convenceu do tanto de função que você pode ter nessa área? Então, se liga nos grupos de atuação para o profissional formado na faculdade de Artes Visuais!

Ilustração/pintura

O ilustrador e o pintor contam histórias de maneira visual, o que pode acontecer tanto no papel e no quadro quanto em meios digitais. O primeiro realiza um trabalho mais de parceria com escritores, editoras, agências de publicidade e outras, enquanto o segundo atua fazendo retratos, pinturas conceituais, paisagens pra expor ou vendendo sob demanda de clientes.

Curadoria

Um curador é o profissional responsável por selecionar as peças, esculturas e pinturas de exposições. Ele também é quem escolhe os trabalhos permanentes em museus e galerias, além determinar a logística pra que os visitantes tenham a melhor experiência possível.

Educação

O profissional em Artes Visuais também pode se propor a ensinar nas escolas. A matéria está presente na grade curricular de instituições de ensino regular, mas também faculdades e até museus com projetos educacionais. Legal, né?

Games

Uma artista visual também pode ser criador de conteúdo pra jogos de videogame ou aplicativos. O desenvolvimento desses serviços acontece em vertentes que vão dos museus às empresas especializadas em animação gráfica.

Marketing

Outra possibilidade de atuação com altas chances de sucesso profissional é no marketing das organizações. Por conta do seu olhar apurado e criatividade, o artista visual pode trabalhar nesse segmento e criar estratégias pra empresas que desejam promover as suas marcas e vender mais.

A rotina profissional de uma pessoa formada na faculdade de Artes Visuais é cheia de possibilidades. Mas é preciso se preparar pra atuar e ter a mente aberta pra escolher aquela área com a qual mais se identifica e onde se encontram as melhores possibilidades de crescer –– considerando os diferentes tipos de personalidade.

Pra você que está pensando em prestar o vestibular em Artes, essa é uma boa hora de avaliar essas questões. Já fez isso? Agora, que tal se inscrever no vestibular aqui da Pitágoras?

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.