Faculdade de Agronomia: conheça o curso e as principais disciplinas

Faculdade de Agronomia

O agronegócio é uma das principais atividades econômicas do Brasil. Apenas em 2019, a soma de bens e serviços gerados chegou a R$ 1,15 trilhão, o que corresponde a 21,4% do PIB nacional, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)1. A tendência é que esse número cresça muito mais nos próximos anos, já que o país caminha pra se tornar o maior produtor do planeta.

Com esse crescimento batendo à porta, as oportunidades de trabalho geradas por esse setor da economia também surgem em rápida velocidade. Um dos profissionais mais requisitados nesse sentido é o agrônomo.

Pensando na importância desse profissional, fizemos este post com um panorama completo sobre o curso de Agronomia, possibilidades de atuação e muito mais. Preparado pra decolar na sua carreira? Continue a leitura!

Qual é o objetivo da faculdade de Agronomia?

O objetivo da faculdade de Agronomia é formar profissionais capazes de atuar de maneira técnica, científica e responsável socialmente na produção agropecuária. O agrônomo também é responsável por fazer melhorias na produtividade de rebanhos, plantações e produtos agroindustriais.

A graduação também te prepara para o registro profissional do CREA, que é o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Ele é muito importante pra atuar na área.

Quais são as principais matérias abordadas no curso?

Uma das principais características da grade curricular de um curso de Agronomia é a sua multidisciplinaridade. Você obtém conhecimento sobre áreas distintas, contribuindo assim para o seu dia a dia enquanto profissional.

Por exemplo, você primeiro vai ter disciplinas básicas, como zoologia, física e química. Depois, vêm outras mais ligadas ao dia a dia profissional:

  • bioquímica;
  • nutrição animal;
  • ciência do solo;
  • topografia;
  • desenho técnico;
  • agrometeorologia;
  • fitotecnia;
  • controle de pragas.

Qual é o perfil ideal do estudante de Agronomia?

Com esse rico conhecimento proporcionado pelo curso superior em Agronomia, uma das principais características do futuro profissional é justamente a capacidade de se adaptar a diferentes matérias e saber como aplicá-las no dia a dia da profissão. Mas não é só isso. Outras habilidades também são importantes. Conheça algumas delas!

Capacidade de resolução de problemas

Um dos principais objetivos do agrônomo é trabalhar na melhora da qualidade e produtividade de rebanhos e plantações. Portanto, você precisa ter a capacidade de identificar problemas nesses locais e saber como atuar proativamente pra resolvê-los.

Uma coisa interessante aqui é que o profissional com esse olhar resolutivo também entende como combinar os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo. Assim, dá pra criar soluções que atendam às demandas e necessidades da população.

Familiaridade com a tecnologia

Outra característica importante do profissional de Agronomia é que ele precisa gostar de tecnologia. É isso mesmo. Engana-se quem pensa que ela está atrelada apenas a profissões como TI ou computação.

Na medida em que há o desenvolvimento da agropecuária, novas tecnologias surgem para dar suporte e tornar os processos mais eficientes –– desde o cuidado do rebanho até a entrega do produto das plantações à indústria de transformação.

Por exemplo, é a tecnologia que permite monitorar a nutrição, saúde e peso do gado. Também é ela que monitora a quantidade de água, fertilizantes, bem como o crescimento de grãos. Enfim, o agrônomo precisa saber manuseá-la pra tirar o melhor proveito do seu trabalho.

Interesse pelo aprendizado constante

A busca por aprendizado constante também faz parte do perfil de um bom profissional em Agronomia. Por ter um forte impacto na economia, a agricultura e pecuária estão sendo sempre estudadas e transformadas –– afinal, é preciso produzir mais sem necessariamente aumentar a área produtiva e os custos.

A ideia é que o agrônomo se informe sempre por meio de notícias e estudos científicos, por conta da diversidade da agropecuária no país. Lembre-se de filtrar as informações pra tirar o melhor proveito dos materiais, combinado?

Boa comunicação

O trabalho no setor agropecuário, assim como acontece em outros segmentos da economia, é pautado na ação conjunta de vários profissionais. Sendo assim, é muito importante que o agrônomo esteja comprometido em se fazer entender pelas outras pessoas, tenha a habilidade de ouvir o outro e se comprometa com os resultados da equipe.

Ter uma comunicação eficiente é essencial pra ser um bom profissional nessa área. Inclusive, ela te ajuda a desempenhar melhor as suas funções, conquistando mais espaço no mercado. Essa habilidade também impacta a criação do chamado networking profissional.

Quais são as possibilidades profissionais ligadas à agronomia?

Um agrônomo tem um ganho médio de R$ 6.463,96*. Além de oferecer bons ganhos, já que a carreira de um profissional na área é promissora, existem diferentes possibilidades de atuação. A seguir, você conhece algumas delas!

Empresas

A iniciativa privada oferece uma série de oportunidades para o agrônomo. A principal área aqui é a administração de propriedades rurais, de fazendas a abatedouros, gerenciando todas as fases de produção. São exemplos de atuação:

  • manejo de solo;
  • uso de fertilizantes;
  • processamento de produtos;
  • administração.

Ainda na área privada, há vagas em indústrias agropecuárias também. Lembrando que, nesses espaços, existem atividades ligadas à fabricação de produtos, bem como a armazenagem deles e posterior distribuição.

Serviço público e terceiro setor

Quando falamos sobre serviço público e terceiro setor, o agrônomo também tem diferentes possibilidades de atuação. Instituições governamentais, secretarias de agricultura municipais e estaduais, ONGs, cooperativas e órgãos de fiscalização são bons exemplos. Aliás, esse último é um local que emprega bastante agrônomos, por conta de seu conhecimento sobre boas práticas na agropecuária. 

Autônomo

Caso queira trabalhar como autônomo, também existe essa possibilidade. Entre as oportunidades, entra a prestação de serviços em consultoria, assistência técnica, assessoria em construções de propriedades rurais, vistorias e laudos periciais.

Por que fazer Agronomia na Pitágoras?

Se você sonha em fazer faculdade de Agronomia, deve estar se perguntando onde pode estudar, não é? A Pitágoras já tem tradição no mercado de ensino superior e oferece o curso nas modalidades presencial e semipresencial.

Durante a graduação em Agronomia, você aprende e desenvolve habilidades técnicas pra lidar com recursos naturais e matérias-primas. Além disso, conhece como manusear ferramentas tecnológicas modernas que vão te ajudar nas plantações e criações.

A gente ainda oferece facilidades como a Aula Destaque, realizada com profissionais conceituados que compartilham a sua trajetória e ensinamentos do seu campos de trabalhos. Temos o Canal Conecta, portal com vagas de estágio ou trainee, além de efetivas pra você começar com o pé direito a sua carreira na área. Por fim, também encontra atividades extracurriculares e Habilidades Digitais pra incrementar o seu currículo.

Agora é sua vez!

Se você está pensando em fazer a faculdade de Agronomia, já viu o quanto a área é multidisciplinar e oferece diversas oportunidades de carreira, né? Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre o curso.

Agora, fica aqui o nosso convite pra começar a sua jornada. Inscreva-se no vestibular da Pitágoras agora mesmo!

1 Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content