Adquira experiência profissional em 6 passos

profissionais em busca de experiência profissional

O início de carreira é quase sempre a mesma história: é difícil conseguir um emprego porque muitos jovens não têm experiência profissional. Nesse período, é comum que eles não tenham muitas informações pra colocar no currículo. Mas como reverter essa situação?

Pra muita gente, o paradoxo do primeiro trabalho é um beco sem saída. Com isso, quando não enxergam nenhuma alternativa, acabam perdendo a motivação e deixam a busca de lado.

Mas o primeiro passo pra mudar isso começa antes mesmo de entrar numa faculdade: é necessário optar por uma instituição de ensino superior que invista em você. A oferta de atividades extracurriculares e laboratórios práticos são exemplos de diferenciais.

Quer saber como conseguir experiência profissional em alguns passos? Então, não perca o nosso post!

Faça trabalho voluntário

Já se perguntou o que é experiência profissional? É um campo do currículo preenchido depois de uma análise aprofundada do histórico da carreira. Alguns exemplos que de informações que podem ser colocadas são o nome da empresa, período de trabalho, título do cargo, atividades exercidas e por aí vai.

Uma boa dica é tentar adquirir essa experiência durante os anos da faculdade. Uma opção é fazer trabalho voluntário, que costuma ser muito valorizado pelas empresas. Afinal, esse tipo de vivência demonstra interesse, comprometimento e capacidade de colaborar.

O ideal é que essa atividade tenha relação com a carreira. Por isso, procure por ONGs relacionadas com a sua área ou que trabalhem com uma questão que você acha importante. Lembre que é muito positivo demonstrar que tem vontade de contribuir pra ajudar outras pessoas.

Faça estágios durante a faculdade

Muitos cursos de graduação contam com o estágio obrigatório na grade curricular. Mesmo que o seu não tenha essa exigência, vale muito a pena se candidatar a uma vaga no ramo em que estuda.

Além de contribuir para o aprendizado e turbinar o currículo, essa alternativa é um ótimo caminho pra conquistar experiência profissional. Caso você tenha um bom desempenho, pode conseguir o primeiro emprego na corporação em que estagiou.

Enquanto estagiário, você pode ter uma oportunidade maior de ser contratado caso apresente as seguintes características:

Você conhece o Canal Conecta? Ele é um portal gratuito e exclusivo de vagas de estágio e emprego aqui da Pitágoras, que faz a ligação entre nossos alunos e várias empresas em todo o Brasil. Por isso, não deixe de acessar o site pra conquistar a tão sonhada vaga!

Participe de projetos de pesquisa

Outra boa dica pra acelerar o seu desenvolvimento profissional é fazer parte de algum projeto de pesquisa na faculdade. Essa tarefa te permite vivenciar a rotina de trabalho da sua área de estudos. Mesmo que você não queira seguir carreira acadêmica, essa experiência é bastante rica.

Isso porque a prática te ajuda a se desenvolver nas técnicas da profissão, já que possibilita a aquisição de competências fundamentais. Além disso, esse é um projeto em que se trabalha com um professor e outros estudantes, podendo criar laços e aumentar o seu networking profissional.

Ao adicionar essa informação no currículo, você chama a atenção por ser uma pessoa proativa e disposta a buscar chances de crescimento.

Seja membro do centro acadêmico

O centro acadêmico é um campo de organização dos alunos de um curso. Ele é importante pra que você discuta questões relacionadas com a sua formação, passe feedbacks pra instituição e organize facilidades na sua rotina (como compartilhamento de matérias de estudo e pedido de carteira de estudante).

Ao considerar isso, os centros acadêmicos não são vistos somente como uma reunião informal de alunos. Quem participa deles deve se responsabilizar por várias atividades administrativas, inclusive financeira. Assim, essa é uma ótima experiência pra sua carreira.

Trabalhe como autônomo ou freelancer

Muita gente trabalha de maneira autônoma: os chamados freelancers. Além de possibilitar uma renda extra, ele contribui pra aumentar a qualificação profissional e abre uma boa oportunidade de trabalho.

Um estudante de Jornalismo, por exemplo, que está com dificuldade de encontrar um estágio, pode optar por redigir artigos pra plataformas de Marketing de Conteúdo ou realizar matérias pra jornais de bairro. Sem dúvidas, essa decisão mostra que a pessoa está adquirindo experiência e tem vontade de desenvolver o seu potencial.

Como estamos falando de um currículo para o primeiro trabalho, já se sabe que não há muita experiência relacionada com o que você está cursando. Então, colocar trabalhos diversos não é um problema. Aos poucos, novas vivências surgem e, assim, é possível substituir as informações no documento.

Dê monitorias e aulas particulares

No colégio, você era o tipo de estudante que se destacava em alguma disciplina? Uma opção pra quem tem facilidade com uma matéria e quer desenvolver experiência profissional é dar aulas e monitorias.

Vários estudantes de graduação conseguem um dinheiro extra pra ajudar nos estudos ensinando quem está no ensino médio. Mas essa não é a única alternativa. Algumas faculdades proporcionam bolsas pra quem deseja ser monitor de certas disciplinas.

Conquistar um emprego sem experiência profissional realmente pode ser um pouco complicado, né? Mas, além dos passos que a gente mostrou, outra dica fundamental é optar por uma boa faculdade.

Aqui na Pitágoras, você pode se preparar pra adquirir essa experiência estudando numa instituição reconhecida e de qualidade. Alguns diferenciais incluem um apoio personalizado pra cada fase da formação acadêmica e um sistema de ensino que te prepara para o mercado de trabalho.

Além disso, é possível encontrar modalidades de ensino que são ideais pra quem busca uma graduação completa e de qualidade: presencial, semipresencial e 100% online. Ao fazer a inscrição na nossa instituição, você conta com formas de ingresso facilitadas, que incluem o vestibular online e o uso da nota do Enem.

Agora que você já sabe como adquirir experiência profissional, coloque todas as informações no seu currículo. Pra isso, escreva esse passo depois do resumo e antes da formação acadêmica. Além disso, lembre de escolher uma instituição de ensino de qualidade.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça o que você precisa saber antes de começar um estágio!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.