8 estratégias para estudar em casa sem perder o foco 📝

estudante conferindo estratégias no computador

Por conta do isolamento social, passamos a estudar em casa com mais frequência. Só que, muitas vezes, é difícil ter a tranquilidade e silêncio, né? Por isso, é importante ficar ligado em algumas estratégias pra se concentrar nas matérias.

Isso mesmo! Aqui o que vale é buscar um jeito de se organizar e ter firmeza pra seguir o que você estipulou. Assim, dá pra render nas leituras e exercícios e se dar bem nas provas. A gente aqui na Pitágoras incentiva bem esses hábitos de estudo em casa. Afinal, o EAD é uma tendência que veio pra ficar — modalidade que oferecemos em diversos cursos.

Quer ficar por dentro de 8 dicas que a gente separou pra você? Então, não deixe de conferir o nosso post e descubra como estudar em casa na pandemia!

Reavalie a sua organização de rotina

A dificuldade de concentração pra estudar em casa na graduação ou para o vestibular pode ser resultado de uma rotina desorganizada. É necessário estipular o horário certo pra cada compromisso, o que inclui acompanhar aulas online, fazer leituras e exercícios.

Se possível, reserve o período pra estudar que respeite seu relógio biológico. Calma, não se assuste: é que cada pessoa é diferente e tem mais disposição em determinado horário. Tem uma galera que é superanimada logo cedo, enquanto outra está sonolenta nessa parte do dia. Se você tem energia pela manhã, por exemplo, escolha esse período pra aumentar a produtividade.

Crie um cantinho exclusivo pra ter foco

Sabe aquela história de cada hora estudar num lugar? Isso não é legal, porque você não consegue manter os materiais organizados, o que pode comprometer seu rendimento. Então, escolha um cantinho de estudos. Mas não é preciso ter um cômodo próprio pra isso, basta organizar uma mesa e cadeira no seu quarto mesmo.

O importante é que esse seja o seu local pra acompanhar as matérias e onde você pode deixar o notebook, livros, cadernos, canetas e outros materiais. Dessa forma, tem mais conforto pra estudar e também sinaliza para os outros da casa que, quando está ali, não pode ser incomodado.

Conte com o seu bom e velho amigo cronograma de estudos

Até agora, as nossas dicas pra estudar em casa foram em relação a ter uma rotina e um espaço reservado pra essa finalidade. Mas só isso não é suficiente: é preciso contar com um cronograma de estudos.

A ideia é que você saiba o que estudar por dia, de forma a não deixar as matérias se acumularem. Separar um tempinho pra revisão também vai dar aquela força pra fixar melhor os conteúdos.

Quando você se acostuma a fazer esse cronograma ainda na preparação do vestibular, já fica craque em como estudar em casa caso escolha a modalidade de ensino 100% online da graduação — então, vai arrasar no curso que escolher aqui da Pitágoras.

Utilize diversos métodos de estudo

Muita gente fica perdido diante de tantas disciplinas. Então, como focar nos estudos? Que tal adotar um método? Tem aluno que gosta de fazer resumos e outros se dão bem com os mapas mentais, fazendo esquemas pra conectar os assuntos.

Uma dica é adotar o método GTD, sigla pra getting things done (deixando as coisas feitas), que é realizado seguindo as etapas:

  • capturar — momento de entender tudo o que precisa ser feito, como leituras e exercícios;
  • estabelecer — depois de listar o que deve ser feito, determine quais são prioridades;
  • organizar — sabendo o que é prioridade, organize as tarefas;
  • revisar — repasse todo o esquema e veja se não está faltando nada;
  • executar — é a hora de começar a estudar de acordo com o que foi planejado.

Não se esqueça dos intervalos

O tempo é curto pra dar conta de um monte de conteúdo? Sabemos como é preciso se organizar pra estudar em casa, mas seu rendimento vai cair se você dedicar várias horas seguidas sem parar.

Não somos uma máquina, por isso faça pequenas pausas de uma leitura pra outra ou entre as aulas ou exercícios. É uma forma de relaxar, esticar o corpo, tomar água e depois voltar com tudo pra dar continuidade aos estudos.

Só tenha o cuidado de usar essa dica com sabedoria, ou seja, de estabelecer intervalos curtos e retomar os estudos na sequência.

Crie e respeite as suas metas

Quem não gosta de um desafio? Pensando nisso, uma das dicas pra estudar em casa é justamente se desafiar, estabelecendo metas pra cumprir. Como assim? Você pode determinar, por exemplo, que vai passar por dois capítulos de um livro. Dessa forma, quando finalizar, vai ficar satisfeito de ter conseguido.

O ideal é propor metas realistas pra que seja possível alcançar todas. Então, nada de estipular que vai ler um livro grande numa tarde, certo? Com isso, você evita frustrações e tem motivação pra dar continuidade aos estudos.

Fique longe das distrações

O segredo do sucesso está em eliminar os obstáculos que atrapalham a nossa concentração nos estudos. Estamos falando das distrações, como um bate-papo com quem está passando por perto ou ficar checando as novidades das redes sociais.

Você pode não perceber, mas são momentos que consomem um tempo importante e tiram o seu foco de uma videoaula ou das leituras. Assim, quando você tomar a decisão de estudar, fique dos eletrônicos, como o celular.

Nunca esqueça por que você estuda

Agora, se o seu foco nos estudos vai embora porque você está desanimado, pare um pouco e reflita a importância de se dedicar nas matérias. Quem vai fazer o Enem ou outros vestibulares, por exemplo, é só pensar em como esse esforço é fundamental pra entrar na faculdade e, dessa forma, começar com tudo a carreira com que você sempre sonhou.

E aí? Animado pra começar a se organizar e ter sucesso ao estudar em casa? Tudo é uma questão de hábito, por isso, siga o que estipulou e, em pouco tempo, você se acostuma e consegue ter foco pra assimilar bem todo o conteúdo.

Curtiu o nosso post? Não pare por aqui essa jornada de conhecimento: entenda a evolução da tecnologia no ensino superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content