Qual é a importância do estágio supervisionado para a carreira?

estagio-supervisionado

O estágio supervisionado faz parte da grade curricular da maioria dos cursos de graduação, sendo obrigatório para a formação do estudante. Ele é uma oportunidade dada ao aluno para vivenciar os conteúdos teóricos aprendidos na sala de aula em uma situação prática, com o acompanhamento de um profissional qualificado.

Dessa maneira, ele pode ser visto como uma excelente alternativa para crescer na profissão e aprender a transformar o conhecimento em habilidade prática. É bom lembrar que a participação nele está ligada com a matrícula em um curso superior.

Neste artigo, vamos mostrar como funciona o estágio supervisionado e os principais benefícios que ele proporciona para os estudantes. Confira!

Veja como funciona o estágio supervisionado

O estágio supervisionado é uma disciplina que faz parte do currículo de um curso. Isso significa que o estudante não consegue se formar se não tiver concluído esse requisito. Nesse cenário, existem até mesmo os estágios não remunerados, em que o aluno presta seus serviços de forma voluntária em troca da vivência profissional. O estudante é, então, avaliado de acordo com o estatuto e o regimento da faculdade.

Por ser ligado à grade curricular, ele costuma acontecer em negócios que têm parceria com a instituição de ensino — e, em consequência, o estudante não tem relação trabalhista com a empresa. Em alguns casos, ela pode permitir a realização em outro local, sendo necessária a aprovação prévia do coordenador do curso ou do programa formulado pela faculdade.

Quem pode participar?

Apesar de ter certas particularidades, ele segue algumas regras básicas de qualquer emprego. Podem se candidatar a uma vaga o estudante com mais de 16 anos que tenha RG e CPF. Além disso, ele precisa estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino superior. O estagiário necessita estar em dia com as obrigações do curso, tirar boas notas e frequentar as aulas regularmente.

Ele é obrigatório?

Na maior parte das instituições de ensino e dos cursos que elas oferecem, o estágio supervisionado é obrigatório, pois ele integra a grade curricular da graduação. Desse modo, o aluno que chega a determinado semestre precisa dessa atividade para alcançar a formação.

O que é necessário fazer durante essa atividade?

Existem algumas obrigações que envolvem os estágios supervisionados, sendo partes fundamentais dessa atividade. Continue acompanhando para conhecer um pouco mais sobre isso!

Plano de estágio

O plano de estágio serve para orientar as atividades que devem ser desenvolvidas durante o programa. Ele dá as diretrizes para os supervisores dos estagiários e orientação sobre a avaliação que deve ser feita. Dessa maneira, ele garante quais são as atribuições que devem ser trabalhadas com o estudante nesse período.

Relatório de estágio

Relatório de estágio é um documento formal, feito pelo próprio estagiário e que detalha as atividades, projetos, aprendizados e resultados atingidos ao longo da experiência profissional. Ele deve ser apresentado para a instituição de ensino no momento da conclusão do programa e, geralmente, é parte da avaliação final do aluno, contribuindo para a sua aprovação.

Conheça os benefícios do estágio supervisionado

Agora que você conhece um pouco mais sobre o funcionamento do estágio supervisionado, vamos ver algumas vantagens que ele traz para os estagiários. Confira os principais benefícios!

Colocar em prática o aprendizado na faculdade

Enquanto está na graduação, o estudante recebe muito conhecimento teórico que será fundamental para o seu futuro profissional. Porém, é interessante aprender a transformar a teoria em prática, o que nem sempre é possível durante as aulas. As situações do cotidiano empresarial ensinam lições importantes e que serão levadas por toda a carreira.

Por isso, ele permite que você utilize o aprendizado em situações reais, resolvendo desafios e aplicando todo o conhecimento adquirido durante o curso. Além disso, ele é acompanhado por um profissional experiente, que pode ensinar importantes lições sobre a sua área de atuação.

Tornar-se conhecido no mercado

Enquanto você está na faculdade, não é muito fácil fazer contato com profissionais do mercado de trabalho, já que o intercâmbio é limitado. Porém, durante o período como estagiário é possível se relacionar com muitas pessoas da sua área de atuação, tanto na empresa em que você está quanto em outros locais.

Isso é muito importante para o futuro na profissão, pois é uma maneira de se tornar conhecido no mercado e aumentar as possibilidades de contratação depois de formado. Por isso, mantenha um bom relacionamento com os colegas de empresa e deixe as portas abertas para oportunidades.

Valorizar o currículo

O estágio também é uma forma de valorizar o seu currículo, já que ele conta como experiência profissional e permite o desenvolvimento de uma série de competências que só podem ser adquiridas quando se vivencia as situações na prática.

Dessa maneira, você é capaz de adquirir conhecimentos e habilidades que vão além das da sala de aula, melhorando a sua atuação no mercado. Além disso, ele demonstra a experiência conquistada na área, que ajuda a sinalizar o seu interesse por determinada atuação e suas atividades.

Um candidato que teve uma experiência como estagiário costuma estar em vantagem se comparado a outro que nunca atuou na área.

Concorrer à contratação

O estágio não gera vínculo empregatício com o contratante, mas ele pode se tornar o seu primeiro emprego no futuro. Muitas empresas gostam tanto da atuação dos alunos que decidem contratá-los após o término da graduação.

É mais fácil ser contratado em um local no qual você já demonstrou suas habilidades e competências. Portanto, essa é uma oportunidade excelente e que não deve ser desperdiçada. É fundamental se dedicar à função e mostrar a sua capacidade de trabalhar com qualidade, trazendo benefícios para o empregador.

Essas são as principais informações que você deve saber sobre o estágio supervisionado. Ele é uma oportunidade muito interessante para a carreira e pode ser aproveitado para o aprendizado e desenvolvimento profissional. Lembre-se também de conhecer seus direitos e deveres como estagiário, pois isso é fundamental para que a atividade seja produtiva e não atrapalhe a sua graduação.

Para os alunos da Pitágoras, uma excelente alternativa é o Canal Conecta, que faz a ponte entre empresas importantes do mercado, como Itaú e Natura, e o aluno. Dessa maneira, o estudante recebe do programa as vagas que se encaixam nas suas características, aumentando a possibilidade de contratação.

Gostou de entender melhor esse tema? Então, aproveite para acessar outros artigos do nosso blog e receber mais conteúdos importantes sobre graduação e vida profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content