Entenda o que é e como funciona o estágio no setor público

entendaoqueeecomofuncionaoestagionosetorpublico

Desconto nota do Enem

O estágio no setor público é uma alternativa interessante para os graduandos adquirirem experiência profissional. A modalidade é oferecida por órgãos governamentais, empresas estatais, tribunais e outras entidades do segmento.

As oportunidades nesse sentido são bastante variadas. Além da atuação na estrutura administrativa, existem vagas em áreas especializadas, como bancos públicos, assistência social, assessoria jurídica, serviços de saúde e imprensa oficial.

Que tal conhecer essa forma de enriquecer o currículo? Continue a leitura para entender como funciona o estágio no setor público e receber dicas para concorrer às vagas!

Entenda como funciona o estágio no setor público

O setor público é composto por entidades de diferentes perfis. Há aquelas, como as empresas estatais, que atuam de maneira mais próxima à iniciativa privada, enquanto outras, como órgãos do Governo, prestam serviços públicos.

Atividades do estágio no setor público

As oportunidades podem estar relacionadas à atividade principal. É o caso, por exemplo, dos estagiários de administração em repartições ou de quem atua nos segmentos jurídicos, como promotorias de justiça e procuradorias dos Estados.

Também é possível que, dentro do órgão, existam áreas técnicas que dão suporte à atividade principal. Por exemplo, os tribunais de justiça contratam estagiários de Psicologia e Assistência Social por causa da necessidade de realizar perícias.

Existem, ainda, as empresas estatais, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Petrobrás e Correios, que abrem processos seletivos frequentes. Aqui, também é possível atuar tanto em um setor especializado como em áreas mais gerais, principalmente Administração, Contabilidade e Direito.

Principais áreas

A Associação Brasileira de Estágios (ABES), em pesquisa, aponta Administração, Direito, Comunicação Social, Informática, Engenharias e Pedagogia como áreas com maior contratação de estagiários. Resultado que se aproxima dos levantamentos feito pelo Centro de Integração Escola Empresa (CIEE).

No entanto, a tendência é que, devido às atividades preponderantes no segmento, Administração e Direito ofereçam mais vagas, assim como ocorre nos concursos. Além disso, como os dados existentes não abrangem apenas o setor público, o ideal é você pesquisar de acordo com os órgãos e empresas estatais da sua região.

Processos seletivos

O acesso geralmente ocorre por concurso público ou convênio. No primeiro caso, é aplicada uma prova de conhecimentos, e os melhores colocados são convocados. No segundo, a entidade pública faz um contrato com empresas ou instituições de ensino, que selecionam e repassam os estagiários.

Como o setor público exige concurso para cargos definitivos, não há efetivação no estágio, exceto em situações em que há terceirização de funções por meio de empresas externas, onde é possível que a contratação do estudante seja realizada durante ou após o curso.

Tour pela prova do Enem

Pré-requisitos exigidos para estágio no setor público

A participação está condicionada à matrícula regular em instituição ensino superior. Além disso, é comum exigências relacionados à quantidade de semestres concluídos e ao rendimento acadêmico.

Conheça as vantagens desse tipo de estágio

Ser estagiário no setor público traz benefícios profissionais importantes, além da possibilidade de remuneração. Separamos três vantagens para você entender os ganhos dessa atividade.

Vivenciar o que é aprendido na faculdade

O estágio é a oportunidade de usar o conteúdo de sala de aula como um instrumento, prestando serviços, resolvendo problemas e entregando valor para o contratante.

Atuar em diversos setores

Também pode ser a chance de vivenciar um novo ambiente. Ao ir para o setor público, você terá contato com as características próprias desse segmento, diversificando seus conhecimentos e networking.

Ter experiência profissional

As vagas de estágio no setor público são, ainda, uma forma de iniciar o histórico profissional. E mais, quando a vaga é concedida por concurso, a própria aprovação conta pontos no currículo.

Saiba como buscar por vagas

A melhor medida para conquistar uma vaga de estágio é estudar em uma instituição de ensino superior que faça o papel de levantar as oportunidades e divulgá-las para os alunos.

Outra dica é visitar os sites de órgãos relacionados ao seu curso. Nas páginas, você saberá qual é o momento em que serão abertos novos processos seletivos.

As redes sociais também são uma fonte importante de informação. Hoje, boa parte dos órgãos públicos está no LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram.

Um quarto método é se cadastrar em organizações que tenham parceria para conceder estágio no setor público, como CIEE, Super Estágios e agências locais.

Em síntese, veja como conseguir estágio no setor público:

  • matricular-se em uma instituição de ensino que faça a divulgação de vagas;
  • buscar editais e informações nos sites das entidades públicas;
  • seguir as redes sociais dos órgãos públicos;
  • inscrever-se em agências de estágio e organizações conveniadas.

O ideal é pesquisar bastante, mas não se descuidar das oportunidades do setor privado. Para os alunos da Pitágoras, existe o acesso ao Canal Conecta, em que você pode encontrar empresas contratantes e participar de processos seletivos.

Por fim, procure sempre a capacitação profissional para conquistar as melhores vagas no mercado. Assim, você aumentará ainda mais as suas chances, quer seja para estágio no setor público, quer seja para iniciativa privada.

Ainda tem alguma dúvida sobre estágios? Deixe o seu comentário no post, e vamos conversar sobre o assunto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados