Estágio não remunerado é legal? Veja as regras vigentes!

estagionaoremuneradoelegalvejaasregrasvigentes

Desconto nota do Enem

Você sabe qual a importância do estágio não remunerado para a sua formação acadêmica? Por meio dessa experiência, é possível desenvolver uma série de competências técnicas e comportamentais. Elas são uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar no mercado de trabalho com o pé direito.

Ao longo do período do trabalho, por exemplo, o aluno passa a entender como ocorrem os processos dentro de uma empresa e quais são as atribuições necessárias para ser um bom colaborador. Além disso, é também uma possibilidade de estabelecer redes de contatos úteis para o seu futuro, conseguindo, com isso, a tão exigida experiência profissional.

Ficou curioso? Então, continue a leitura para esclarecer as principais dúvidas em relação ao estágio não remunerado e, ainda, o que deve ser observado antes de aceitar uma vaga de trabalho. Confira a seguir!

A importância do estágio para a carreira

O estágio não remunerado é uma modalidade de contrato sem vínculo empregatício voltado para estudantes que estejam cursando os anos finais do ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação profissional e especial. O maior objetivo, portanto, é preparar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho.

Por meio do estágio, os alunos têm a chance de enriquecer o conhecimento transmitido em sala de aula e contam com a possibilidade de vivenciar o dia a dia da carreira escolhida bem de perto. Tal aspecto é imprescindível, por exemplo, para constituir e apresentar um currículo atrativo aos recrutadores no momento de tentar uma vaga de emprego.

Também vale apontar que existe a chance de o estágio não remunerado se tornar um estágio remunerado, a depender da experiência e da dedicação do estudante.

Sendo assim, esse momento representa uma excelente oportunidade profissional. Você aprenderá e fará contatos com pessoas atuantes em sua área, tendo a possibilidade de tomar a decisão se deseja ou não seguir no ramo depois de formado.

Os benefícios de fazer um estágio não remunerado

Por mais que seja interessante contar com uma remuneração, a modalidade de estágio sem vínculo empregatício oferece uma série de benefícios aos alunos, sendo que o maior objetivo da atividade é o aprendizado. Isso porque, antes mesmo de formar-se, o estágio permite obter experiência profissional em um espaço de ensino complementar à faculdade.

Sem contar que você também terá mais chances para agregar informações ao seu histórico de trabalho, apontando um verdadeiro diferencial em futuras entrevistas de estágio ou emprego. Assim, experimentar o conhecimento de sua área de estudo é essencial para conseguir aprimorar as competências e iniciar um bom networking profissional, ampliando significativamente as chances de ser indicado para uma vaga.

Além disso, o estágio ainda é uma maneira eficiente de conseguir as horas extracurriculares obrigatórias na maioria dos cursos de ensino superior. Ou seja, a experiência, certamente, conta pontos muito importantes para o currículo e também auxilia você a decidir qual o setor ou serviço que mais gosta de desempenhar em sua área de formação.

O contrato de estágio não remunerado

A Lei do Estágio delimita as normas para as práticas e o exercício das diferentes modalidades de estágio. O estágio não remunerado é classificado como uma atividade opcional do aluno ou, em casos mais específicos, funciona para cumprir as exigências das horas curriculares de um determinado curso de graduação.

Tour pela prova do Enem

No geral, o contrato do estagiário não pode ultrapassar 6 horas diárias ou 30 horas semanais de trabalho, tendo a duração máxima de 2 anos. As atividades desenvolvidas devem, impreterivelmente, ter relação com a área de atuação do estudante, que deve passar por uma avaliação semestral de um supervisor responsável por orientar o estágio.

O contrato, também chamado de Termo de Compromisso de Estágio ou TCE, é o acordo que celebra o estágio, envolvendo a instituição de ensino, o aluno e a parte concedente. Nele, estão contidas todas as informações referentes às atividades que serão desenvolvidas, além de possíveis benefícios e a carga horária.

Diferença entre estágio remunerado e não remunerado

Os diferentes tipos de estágio, remunerado e não remunerado, apresentam diferenças relativas, mesmo que ambos tenham o mesmo objetivo em comum: o aprendizado. Independentemente da modalidade, todo estagiário deve ser supervisionado para que o seu processo de ensino seja avaliado e, também, para estimar o seu desempenho no trabalho.

O estágio remunerado, muitas vezes sendo não obrigatório, não é exigido do aluno, porém é igualmente importante para a sua formação e também para se obter experiência na área escolhida. Para isso, é preciso que o estágio esteja vinculado ao curso de graduação e à proposta pedagógica da instituição de ensino.

O estágio não remunerado, no entanto, é um estágio supervisionado que serve para que você desenvolva as capacidades e as habilidades exigidas para o exercício de sua profissão. Ou seja, é possível obter experiência e entender, antes mesmo da formação, se o ramo é atrativo e se atende às expectativas do graduando.

Em determinados cursos de Engenharia, por exemplo, o estágio consegue proporcionar a integração do estudante com o ambiente da prática profissional. A vivência possibilita que você tenha contato e familiarize-se com equipamentos e softwares de sua área de atuação que, muitas vezes, são informações não fornecidas em sala de aula ou em laboratório.

O que observar antes de aceitar uma vaga

Antes de aceitar uma vaga de estágio não remunerado, é fundamental entender as regras e as normas contidas na Lei do Estágio para averiguar quais são os seus direitos e deveres. Além disso, é importante analisar a reputação da empresa contratante, as funções que serão exercidas, além da carga horária delimitada para as atividades.

Muitas organizações, por não terem a obrigatoriedade de efetivar o vínculo empregatício, acabam impondo funções que não têm relação com a área de formação do estagiário. Isso pode acabar prejudicando tanto o resultado dos serviços quanto a experiência de aprendizagem do estudante. Com isso, você pode se sentir desmotivado para buscar por oportunidades futuras.

Caso o aluno sinta-se lesado ou perceber algum tipo de irregularidade, é mais do que fundamental exigir do contratante o Termo de Compromisso de Estágio, que citamos mais ao início, e um Acordo de Cooperação, a fim de salvaguardar ambas as partes.

Entender como se dá o estágio não remunerado e suas características é uma tarefa imprescindível para quem deseja ter um contato inicial com o mercado de trabalho. O ideal, portanto, é que desde o início do curso você acompanhe as vagas e os processos seletivos voltados para a modalidade. Assim, programe-se e fique sempre atento às oportunidades!

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça também 6 atitudes que demonstram profissionalismo e abrem portas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 82

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados