Estágio em Biomedicina: como funciona na prática?

estagiária de biomedicina

Desconto nota do Enem

Quem estuda pra ser biomédico une o conhecimento em Biologia e saúde. Então, aprende a analisar amostras variadas, como sangue, tecidos e até alimentos, em busca de microrganismos que causam doenças. Apesar dos laboratórios superequipados aqui da Pitágoras, que dão aquela força pra parte prática, você só vai ter contato com a rotina da profissão com o estágio Biomedicina.

É um momento muito legal pra ganhar experiência, conhecer diferentes áreas da carreira e ainda dar aquela incrementada no currículo. Quer conferir como funciona essa atividade, que é obrigatória no curso de Biomedicina? Vem com a gente pra descobrir!

Como funciona o estágio em Biomedicina?

Pra muitas graduações superiores, além da formação em sala de aula e em laboratórios com as matérias teóricas e práticas, é obrigatória a realização do estágio. Esse é o caso da Biomedicina, em que essa atividade de aprendizado deve corresponder a pelo menos 20% da carga horária total do curso.

Então, não é uma opção do aluno: é preciso fazer esse estágio pra obter o diploma, já que ele consta na matriz curricular da graduação. Mas não pense que é uma chateação. Na verdade, é o momento em que você pode ter o primeiro contato com a carreira, entendendo, na real, como funciona a rotina e aprendendo com outros profissionais as principais técnicas, uso de equipamentos, entre outras questões.

Até por isso ele é feito nos últimos períodos do curso (sétimo e oitavo semestres), porque aí você já tem uma boa bagagem de conhecimento e pode aplicar tudo o que aprendeu na prática. Dá pra fazer o estágio em instituições públicas e privadas, muitas vezes conveniadas à faculdade.

A legislação diz que é preciso ter um professor da faculdade pra supervisionar essa atividade e também um profissional de Biomedicina no local do estágio. Afinal, é uma etapa de pura aprendizagem.

Possibilidade de remuneração

Outro ponto é que os estágios obrigatórios não precisam, por lei, oferecer qualquer tipo de bolsa. Mas algumas instituições remuneram o estagiário até como um incentivo. Bacana, né? De acordo com o site Vagas, a média salarial para o estágio em Biomedicina é de R$ 911*.

Chance de ser efetivado

O mais interessante de tudo isso é que, quando você se dedica pra valer nessa atividade, tem a chance até de ser efetivado no local que fez o estágio. Aí termina a faculdade, pega o diploma, faz o registro no Conselho Regional de Biomedicina e já tem um emprego te esperando.

Quais são as competências do estágio em Biomedicina?

Gostou de conhecer como é o estágio em Biomedicina, mas quer saber quais as atribuições do estagiário? Vem cá que a gente explica: o objetivo é que você acompanhe tudo o que é feito, dependendo das áreas de atuação em Biomedicina que você estagiar.

Dessa forma, acaba ganhando experiência e participando de diversas atividades. No caso do estágio em laboratório de análises clínicas, o estagiário pode ter as seguintes funções:

  • cadastro e acompanhamento de pacientes;
  • controle de atendimento;
  • organização e reposição de material;
  • preparo de amostras;
  • auxílio ao bioquímico nos procedimentos de análise de resultados de exames clínicos e de componentes microbiológicos;
  • acompanhamento da elaboração de laudos;
  • triagem de amostras.

Assim, aprende sobre técnicas, equipamentos variados e rotinas laboratoriais e ainda pode tirar todas as dúvidas com o biomédico que supervisiona o estágio.

É possível fazer o estágio em clínicas de estética, acompanhando sobre os principais procedimentos ou ainda em indústrias de alimentos ou de medicamentos, participando de diferentes processos, como controle de qualidade dos produtos, sempre sob supervisão.

Tour pela prova do Enem

Como conquistar uma vaga de estágio em Biomedicina?

Até aqui deu pra perceber como vale a pena realizar essa atividade, né? Só que tem um ponto que deixa muito aluno de cabeça quente: como conseguir o estágio em Biomedicina? Fique ligado nas dicas a seguir.

Fique de olho nos processos seletivos

A primeira dica é ter atenção aos processos seletivos e às datas de inscrição pra você não perder nenhuma oportunidade. Várias instituições buscam estagiários da faculdade de Biomedicina. Então, tenha o hábito de pesquisar na Internet sobre a abertura dessas vagas.

É recomendado também que você formule seu currículo de forma completa (com seus dados pessoais, objetivo profissional, formação em andamento, além de habilidades e cursos realizados) e mantenha esse documento sempre atualizado.

Conte com o apoio da sua faculdade

Você pode ficar mais tranquilo quanto a encontrar a vaga de estágio em Biomedicina quando escolhe uma instituição de ensino que é referência no mercado.

Na Pitágoras, você conta com ótimos professores, têm experiência acadêmica e de mercado e encontra uma grade curricular atualizada pra que fique por dentro de todas as tendências da área. Além disso, a gente também oferece ótima infraestrutura, especialmente quanto aos laboratórios.

Tem mais uma vantagem: você faz o curso de Biomedicina em diferentes modalidades de ensino, tanto no presencial como no EAD semipresencial. No segundo formato, dá pra estudar a maior parte das disciplinas online, ou seja, sem ter que mexer na sua rotina.

A Faculdade Pitágoras também é parceira do Canal Conecta, um portal exclusivo que vai te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de estágio e de emprego.

Escolha uma área pra estagiar

Um jeito de encontrar mais rápido a oportunidade é decidir sobre qual área você tem vontade de passar por esse treinamento prático. Apesar de análise clínica oferecer muitas vagas de estágio em Biomedicina, tanto em laboratórios como em hospitais, há outros segmentos bem interessantes.

Pense bem sobre o campo que tem a ver com você e invista suas buscas nessa área. Com esse direcionamento, fica mais fácil encontrar o estágio que já vai dar aquele empurrãozinho pra ganhar experiência profissional e depois entrar para o mercado de trabalho.

Além de cumprir a carga horária obrigatória de estágio, alguns alunos acabam buscando por outras oportunidades, como uma atividade extracurricular mesmo. Além de valorizar o currículo, é uma estratégia pra conhecer de perto os diferentes segmentos da Biomedicina e, assim, dar um rumo mais certo pra carreira.

Gostou de saber como é o estágio em Biomedicina? Se você tem vontade de seguir essa carreira, comece a se planejar e escolha uma faculdade de destaque. Na Pitágoras, você tem uma formação de qualidade e todo o suporte pra encontrar as melhores vagas de estágio.

Conte com a gente pra construir um futuro profissional de sucesso! Se inscreva no vestibular online da Pitágoras e saia na frente!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados