Conheça as possibilidades de especialização em Engenharia Mecânica

especialização em engenharia mecânica

Desconto nota do Enem

Unir Física, Ciência de Materiais e Princípios da Engenharia em uma única graduação é possível? Sim, essa é a proposta do curso de Engenharia Mecânica, que nos últimos anos tem se tornado cada vez mais requisitado por alunos que querem uma formação dinâmica. Afinal, ela permite a atuação em diferentes setores do mercado. 

Mas não basta a graduação: é preciso aprofundar nos estudos, ainda mais considerando a competitividade do mercado moderno e suas demandas. Por isso, a gente preparou uma lista com algumas das principais especializações em Engenharia Mecânica. Quer conhecer mais sobre elas? Continue a leitura!

Quais são as principais especializações em Engenharia Mecânica?

Antes de mais nada, veja a nossa lista e entenda qual dessas atuações mais combina com o seu perfil de engenheiro mecânico.

Automação e Controle

Essa especialização pode ser feita por diferentes Engenharias, não apenas pela Mecânica. O curso é feito pra profissionais que desejam atuar no desenvolvimento e implementação de soluções de automação na indústria, bem como no controle de processos em tempo real. Pra isso, ele aprende como fazer aplicações usando a programação e sistemas controlados, em grande parte pela tecnologia.

O curso também prepara o engenheiro pra medir, analisar, tratar e identificar determinados parâmetros necessários no controle de processos que acontecem de maneira contínua –– na indústria de manufatura ou serviços. Além disso, o aluno aprende a fazer pesquisas aplicadas, permitindo a criação de novas tecnologias que ajudam a otimizar o seu trabalho.

Pneumática e hidráulica

Uma das mais importantes áreas da Engenharia Mecânica, não é por acaso vários estudantes acabam trabalhando com ela. Enquanto o sistema hidráulico envolve o uso dos fluidos sob pressão, o pneumático utiliza o ar comprimido pra isso. Ambos são muito utilizados em indústrias e fábricas de diferentes setores, inclusive no automotivo, que é um dos sonhos dos estudantes de Engenharia Mecânica.

Ao optar por uma especialização no segmento, você tem a oportunidade de desenvolver um senso crítico e racional na solução de problemas ligados a esses sistemas.

Também aprende mais sobre segurança no trabalho ao manusear equipamentos, considerando boas práticas da profissão. Além disso, reconhece o impacto de soluções de Engenharia em todos os locais nos quais ela está presente.

Mecânica fina e nanotecnologia

Por meio da nanotecnologia, tanto os cientistas quanto os engenheiros são capazes de produzir diferentes tipos de materiais úteis ao dia a dia da sociedade. Esses recursos podem ser aplicados na elaboração de produtos com qualidade superior e também na fabricação de peças e ferramentas mais resistentes.

Unido à mecânica fina, o profissional de engenharia especializado é capaz de criar e desenvolver nanopartículas de carbono, por exemplo. Elas podem ser usadas na composição de tubos mais resistentes, com alta condutividade, resistência a altas temperaturas. Aplicados a dispositivos, o peso é reduzido e, consequentemente, tem melhor performance.

O desenvolvimento de novas tecnologias, equipamentos mais potentes e avançados mostram a necessidade cada vez maior de profissionais especializados. Escolher o caminho da mecânica fina e nanotecnologia é a certeza de ter um futuro repleto de oportunidades de carreira.

Isso sem falar que você amplia seu leque, pois a nanotecnologia une conhecimentos de diferentes ciências.

Tour pela prova do Enem

Ênfase em térmica e fluidos

Na própria graduação de Engenharia Mecânica, o estudante tem a oportunidade de aprender sobre térmica e fluidos. Agora, se você deseja ser proficiente na área, precisará de uma especialização, que oferece uma série de oportunidades para o aperfeiçoamento. Uma das principais habilidades adquiridas é a de análise e solução de problemas ligados à térmica e fluidos dentro de projetos de Engenharia.

O estudante também aprende a aplicação de técnicas modernas de simulação computacional, tendo como base a compreensão de fenômenos físicos envolvidos e a redução de custos. Vale lembrar que ter especialidade no assunto é importante pra muitas indústrias da automotiva, passando pela aeronáutica, química, petroquímica, mineração e outras.

Fontes de energia

Engana-se quem pensa que a especialização em fontes de energia fica restrita à Engenharia Elétrica. A verdade é que essa área pede também a presença de engenheiro mecânico. Ao optar pelo curso, você conhece mais sobre o cenário nacional e mundial em relação à produção e consumo de energia.

Além disso, você é levado a entender melhor sobre as fontes renováveis, como solar, eólica e de biomassa, como melhorar a eficácia delas e ainda impactar menos o meio ambiente. Sem contar o aprendizado sobre a eficiência energética em construções de diferentes tipos!

Vale a pena fazer especialização em Engenharia Mecânica?

Você se pega perguntando se Engenharia Mecânica vale a pena? Saiba que a resposta é sim. O mercado da área tem um amplo espaço de atuação, entre os quais se encontram setores de manutenção, produção, inspeção, qualidade e dezenas de outros.

O profissional formado também recebe todo o suporte para o desenvolvimento de máquinas e equipamentos pra indústrias como a automotiva, informática e eletrodomésticos. Isso tudo só é possível graças à dinamicidade do profissional, que é preparado pra atuar com foco em detalhes, supervisionar processos produtivos e ainda criar soluções diferentes pra potenciais problemas.

Qual a importância da escolha da faculdade?

Antes de fazer a sua especialização em uma das áreas de atuação, é importante ter uma boa base. Por isso, escolher bem a faculdade é o primeiro passo pra garantir o melhor aproveitamento dos seus estudos e aprender tudo sobre Engenharia Mecânica.

A faculdade Pitágoras tem diferenciais que a tornam uma instituição de superior reconhecida, responsável por formar milhares de profissionais todos os anos. A gente se preocupa desde a sua entrada no curso de graduação. Pra isso, são oportunidades distintas de bolsas de estudos, grades curriculares atualizadas, aulas dinâmicas com práticas em laboratórios e diferentes modalidades de ensino com a Engenharia Mecânica EAD.

Isso sem falar de outros benefícios, como o Canal Conecta. Já imaginou ter a oportunidade de ser inserido no mercado de trabalho de Engenharia Mecânica, seja em um estágio, trainee ou emprego efetivo? Empresas e profissionais se conectam, o que te ajuda a dar início a um caminho de sucesso na carreira.

Agora é com você!

Como a gente viu, há várias possibilidades pra quem deseja uma especialização em Engenharia Mecânica. O amplo leque de atuações é um diferencial, que permite ao estudante escolher aquele caminho que está mais alinhado com os seus anseios. Só não se esqueça de tudo deve começar por um bom curso de graduação, combinado?

E então, o que você está esperando? Inscreva-se já no vestibular da Faculdade Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados