Quais são as possíveis especializações em Enfermagem?

especialização de enfermagem

Desconto nota do Enem

Vai cursar o Bacharelado em Enfermagem? Saiba que é uma das opções mais procuradas na área de saúde. Um dos motivos que explicam essa demanda é ampla variedade de áreas de atuação no mercado de trabalho. Depois da graduação, dá pra optar por várias especializações e dar continuidade aos estudos, veja algumas delas:

  • Enfermagem Estética ou Dermatológica;
  • Enfermagem em Nefrologia;
  • Enfermagem em UTI;
  • Enfermagem Neonatal;
  • Enfermagem Pediátrica;
  • Enfermagem Obstétrica.

Clínicas, hospitais e outras organizações de saúde públicas e privadas estão sempre à procura de profissionais especialistas, capazes de desempenhar funções específicas e que demandam uma formação técnica de qualidade.

E aí, ficou com curiosidade? A gente aqui da Pitágoras te explica mais detalhes de como funcionam as principais áreas da Enfermagem. Então, se você tem interesse de ingressar na área, acompanhe e tire suas dúvidas!

Enfermagem Estética ou Dermatológica

A especialização de Enfermagem Estética ou Dermatológica é direcionada aos cuidados da derme (pele) em diferentes níveis de complexidade. Com o diploma nessa especialização, o enfermeiro atua pra proteger e recuperar a saúde da pele com rapidez e segurança

A especialização capacita o enfermeiro a realizar um conjunto de procedimentos estéticos com finalidade terapêutica em pacientes diabéticos, queimados, com úlceras e lesões na pele. O enfermeiro também pode atuar no atendimento pós-cirúrgico.

É uma das áreas em alta da Enfermagem pra profissionais que querem fazer carreira. A tendência é que novos procedimentos e tecnologias melhorem os estudos da Dermatologia conforme a evolução da Enfermagem.

A especialização em Estética ou Dermatologia tem ênfase na parte prática da atuação. Assim, o profissional consegue se aperfeiçoar nos procedimentos e oferecer um atendimento com qualidade no dia a dia de trabalho.

“Ok, mas o que eu vou estudar nesse curso de pós-graduação?” O curso envolve disciplinas sobre anatomia e fisiologia da pele, dermatologia cirúrgica, avaliação de feridas, assistência ao paciente queimado etc.

Enfermagem em Nefrologia

Pra quem está procurando tudo sobre o curso de Enfermagem, vale a pena conhecer a especialização em Nefrologia, que prepara enfermeiros pra atuarem na prevenção de doenças renais.

Os enfermeiros nefrologistas devem saber identificar os sinais de que os rins podem falhar. Dessa forma, eles conscientizam os pacientes sobre os perigos das doenças renais e os fatores de risco que levam a essas patologias.

O dia a dia do enfermeiro nefrologista abrange as áreas administrativa, educativa e assistencial de clínicas e hospitais. Além disso, cabe a esse profissional, junto ao médico responsável, chegar à interpretação de exames laboratoriais e definir o tipo de tratamento mais adequado pra cada paciente.

Quer saber um pouco da grade curricular dessa especialização? Alguns assuntos vistos pelos alunos são Anatomia e Fisiologia Renal, Assistência ao Paciente Renal, Gestão do SUS e Protocolos na Área da Saúde.

Enfermagem em UTI

A especialização em UTI é uma das mais valorizadas em Enfermagem, uma vez que não é grande o número de profissionais que se dedicam a cuidar de pacientes em estado crítico.

Depois da graduação em Enfermagem, se você optar por essa especialização, vai adquirir o que precisa pra atuar em locais de terapia intensiva. Além disso, pode acompanhar os pacientes durante toda a internação.

Por conta da falta de leitos em muitos hospitais, a assistência aos pacientes em situações graves de saúde pode ocorrer em locais fora da UTI. É uma realidade que demanda grande capacidade de adaptação e resolutividade por parte dos profissionais da área.

Tour pela prova do Enem

A pós-graduação de Enfermagem em UTI deve preparar o profissional pra enfrentar casos de alta complexidade. A especialização abrange disciplinas que tratam da urgência e emergência, além de aspectos legais e éticos, humanização do atendimento etc.

Enfermagem Neonatal

A Enfermagem Neonatal é uma das áreas em alta da Enfermagem. Sua abordagem requer profissionais extremamente qualificados e comprometidos, pois a função do enfermeiro da área envolve cuidados com recém-nascidos saudáveis, prematuros e doentes. O profissional também precisa garantir o máximo de conforto às famílias, principalmente aquelas com filhos internados em estado grave na UTI.

O enfermeiro neonatal tem muitas opções de atuação, que vão desde creche e escolas até clínicas, hospitais e outros tipos de unidades de saúde. Na especialização, o profissional precisa estudar assuntos como Gestão em Saúde, Pediatria e Neonatologia.

Enfermagem Pediátrica

A Enfermagem Pediátrica visa a formar profissionais especialistas em assegurar o atendimento às crianças em todas suas fases, por meio de procedimentos que descartem riscos à saúde delas. Além disso, quer garantir total segurança em situações de internação hospitalar e consultas de Enfermagem.

É importante que o enfermeiro da área conheça o Estatuto da Criança e do Adolescente pra atuar conforme à lei. Também precisa entender o processo de desenvolvimento da criança pra realizar avaliações eficientes.

Enfermagem Obstétrica

A Obstetrícia é o ramo da área de saúde que tem como foco os processos de reprodução na mulher. A especialização na área permite que os profissionais investiguem a gestação, o parto, pós-parto e seus aspectos fisiológicos e patológicos. A área tem três formas de atuação no Brasil:

Enfermagem Obstétrica;

Medicina Obstétrica;

Obstetrícia.

O profissional especialista atua em todo o processo da gestação, na assistência do pré-natal, parto e puerpério (uma fase de pós-parto). Um requisito para a área, que vai muito além de qualquer conhecimento técnico, é a sensibilidade pra lidar com um momento tão único.

Colocar a especialização em Obstétrica no seu currículo de Enfermagem oferece várias vantagens pra carreira. Quer alguns exemplos? A maior chance de conquistar cargos em seleções de trabalho e oportunidades com salários acima da média, como no caso das opções de concurso pra enfermeiro.

E aí, quer garantir essas e outras vantagens de investir em uma especialização? Então, o primeiro passo começa na graduação. “Mas o que considerar na hora de buscar uma faculdade perto de mim?” Você pode focar, por exemplo, a preparação para o mercado de trabalho e ver se a instituição é capaz de oferecer vagas diferenciadas em estágios.

Os alunos aqui da Pitágoras têm acesso ao Canal Conecta. Esse é um portal exclusivo de vagas de emprego e estágio. Já pensou em encontrar oportunidades de ingressar no mercado de trabalho em grandes empresas no país? Com essa parceria, você pode!

Inscreva-se no vestibular!

Você viu possíveis especializações em Enfermagem ao terminar a graduação, certo? Na Pitágoras, encontra a infraestrutura que precisa pra iniciar a carreira no curso superior. Além das oportunidades pra pagar menos nas mensalidades da graduação, vai ter todo o suporte aqui com a gente pra encontrar emprego no mercado de trabalho.

Então, o que você tá esperando? Chegou a hora de dar início à formação acadêmica: inscreva-se agora pra Enfermagem no vestibular da Pitágoras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados