7 possibilidades de especialidade em Administração

estudante conferindo possibilidades em administração

O curso de Administração é muito procurado pelos estudantes. Com o diploma de administrador, o profissional pode ter um grande leque de possibilidades para as futuras áreas de atuação no mercado. A graduação é bastante generalista, o que quer dizer que a especialidade e as opções de trabalho são muito abrangentes.

Uma grande responsabilidade do administrador, cuja média salarial é de R$ 4.591,74, é gerenciar os recursos da companhia do melhor modo possível. Ao mesmo tempo, é importante que ele garanta que os objetivos previamente definidos sejam cumpridos. Para isso, é fundamental estudar em uma instituição de qualidade e que proporcione boas possibilidades.

Se você deseja saber o que faz um administrador e as possibilidades de especialidade em Administração, não perca o nosso post. Veremos mais sobre:

  • Financeiro;
  • Logística;
  • Comércio Exterior;
  • Marketing;
  • Auditoria;
  • Planejamento Estratégico;
  • Recursos Humanos.

Boa leitura!

1. Financeiro

Uma área muito tradicional na Administração é a Gestão Financeira, caracterizada pela aplicação de conhecimentos e técnicas que procedem o gerenciamento da receita de uma empresa. O profissional precisa prestar atenção nas métricas e oferecer suporte às tomadas de decisão, ao realizar o pagamento dos tributos e salários, além de estipular o orçamento dos setores.

Além disso, ele também deve avaliar a necessidade de compra de matérias-primas e refletir sobre como gastar o capital da companhia. O gestor financeiro precisa lidar com a oscilação no preço dos insumos, entender de mercado, além de aplicar as teorias matemáticas e econômicas que aprendeu ao longo do curso.

Aqui na Pitágoras, o futuro profissional conta com professores especializados que poderão dar todo o suporte para o entendimento dessa área. Isso sem falar na infraestrutura completa e diferenciais como o Canal Conecta, que o coloca mais perto de oportunidades na área.

2. Logística

A Logística é uma das principais áreas da Administração. Ela é caracterizada pela manipulação de procedimentos relacionados à produção, ao transporte e ao estoque que são feitos no interior de uma empresa. É um ramo que se ocupa das compras de matérias-primas, da organização do processo requerido para a transformação em produto e da manipulação correta dele até a venda.

O profissional também deve lidar com a estocagem dos materiais, quanto tempo eles devem passar em galpões e opta pelo melhor modo de transportá-los durante a produção.

Na Logística, uma das responsabilidades do graduado é comandar todo o fluxo de produção da empresa. Assim, ele precisa fazer isso ao buscar a obtenção das melhores relações de custo-benefício possíveis, de forma a otimizar todos os processos desenvolvidos e, em consequência, alcançar alto grau de eficiência com o menor desperdício.

3. Comércio Exterior

Essa especialização não para de crescer em decorrência das grandes transações comerciais entre os diversos países. Caso você queira optar pelo Comércio Exterior, saiba que poderá encontrar um mercado dinâmico e em expansão. Esse segmento é responsável por desenvolver serviços direcionados ao mercado internacional de prestação de serviços e bens.

Por conta das atribuições dessa especialização, muitas pessoas ficam em dúvidas entre Comércio Exterior e Logística. Por isso, vale entender que, ao atuar com a primeira, o administrador desempenha diversas atividades financeiras e organizacionais, como:

  • definição da logística referente ao transporte usado para realizar a transação;
  • elaboração de uma estratégica de Marketing que visa ao aumento do lucro;
  • análise da tendência de mercado, de maneira a identificar a demanda da empresa envolvida na negociação.

O Comércio Exterior é uma área de atuação em que o profissional precisa dominar línguas estrangeiras, como espanhol, francês e inglês. Ter facilidade para se comunicar com clientes e fornecedores de diversos países é um grande diferencial valorizado pelas empresas.

4. Marketing

Durante a graduação em Administração, o estudante também entra em contato com a área de Marketing e aprende as estratégias de Inbound Marketing, Outbound Marketing e Endomarketing. A atuação se dá pela implementação de estratégias para a atração do público-alvo e torná-lo fiel à marca veiculada.

Nesse ramo, o profissional realiza pesquisas de mercado, cria estratégias de interação, faz propostas para melhorar os produtos e processos oferecidos pela companhia e define o perfil dos consumidores. Para isso, deve estar antenado no Marketing do futuro.

O objetivo principal é efetivar e elaborar um mecanismo capaz de proporcionar uma imagem de excelência ao negócio. Atualmente, diversas empresas investem nas tendências de Marketing Digital. Entender o consumidor, os seus desejos e como atingi-lo são atividades essenciais para a estratégia — tarefas que podem ser feitas pelo administrador.

5. Auditoria

Essa área atua em nome da eficiência máxima e se certifica de que os documentos e processos estejam alinhados com os objetivos e a legislação de uma empresa. É essencial que todos os setores possam ser avaliados para que o administrador verifique se as ações feitas estão seguindo as metas e regras estipuladas.

Isso pode colaborar para que a corporação seja mais eficiente e dinâmica. Quando uma auditoria é feita de modo correto, é possível que a empresa fique mais atenta à legislação, tendo maior foco nos resultados — fator muito importante para que qualquer negócio sobreviva. O auditor também precisa orientar a empresa a adotar uma prática que iniba qualquer iniciativa ilícita.

6. Planejamento estratégico

Essa é uma das áreas da Administração do futuro, caracterizada por vários processos gerenciais direcionados à definição de metas. Sua função é selecionar uma metodologia de ação para que seja executada com base em condições externas e internas.

Esse ramo é essencial para o crescimento das empresas, pois atua no planejamento do ponto em que elas querem chegar e do que é necessário fazer para ir até lá. Além disso, o profissional é responsável pela análise crítica do contexto de mercado em que a companhia está inserida e identifica os fatores envolvidos em seu desempenho econômico e produtivo.

7. Recursos Humanos

Outro cargo comum para quem quer se formar em Administração é o gestor de Recursos Humanos. Para trabalhar nesse ramo, é preciso lidar com o recrutamento, seleção e contratação de pessoas para uma corporação. Além disso, esse profissional é a ponte entre os funcionários com a companhia, sendo responsável por revisar a estrutura hierárquica interna, definir os salários e cargos oferecidos.

Como vimos, existem diversas possibilidades de especialidade na Administração e, por isso, é uma área com muitas oportunidades de trabalho. Assim, caso você se interesse pelo ramo e tenha boa argumentação, disponibilidade, organização e espírito em equipe, vá em busca de mais informações sobre o curso.

Gostou deste post e desejar estudar aqui na Pitágoras, uma instituição de ensino de qualidade e reconhecida no mercado? Então, não deixe de se inscrever no nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.