Ensino superior pós-pandemia: desafios e perspectivas

Ensino superior pós-pandemia

Teste Vocacional Rápido

Pense no início do ano de 2020, você imaginava o quanto a sua vida mudaria em poucos meses? Pouca gente tinha dimensão da transformação pelo qual o mundo passaria, da crise econômica que viria e todas as suas consequências, devido à pandemia do coronavírus.

O fato é que as mudanças chegaram e nos obrigaram a seguir por um caminho diferente. A educação, por exemplo, teve que passar por adaptações. Aliás, muita coisa ainda tende a se transformar nos próximos meses. Confira mais sobre quais os desafios e perspectivas para o ensino superior pós-pandemia!

Perspectivas do ensino superior pós-pandemia

A educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia. Professores, alunos e outros profissionais ligados à área tiveram que se adaptar rapidamente para dar continuidade ao processo de aprendizado. Mas e o pós-pandemia, o que esperar dele?

Ensino híbrido

O ensino híbrido já é considerado por especialistas como o futuro da educação. As experiências flexíveis que combinam o ensino online com o presencial serão uma realidade cada vez mais presente nas faculdades.

A ideia é que os estudantes não percam as interações sociais, mas, ao mesmo tempo, possam manter os cuidados com a saúde ao permanecer em casa.

Uso de tecnologias educacionais

A tecnologia educacional se mostrou fundamental durante o período de isolamento, e ela continuará a ter uma grande importância no futuro do ensino superior. Afinal, contempla a utilização de recursos tecnológicos para fins pedagógicos e, por meio dela, é possível trazer práticas inovadoras, que facilitam e potencializam o aprendizado

Metodologias ativas

Ligadas a tecnologias educacionais, as metodologias ativas também se serão fundamentais para o ensino superior pós-pandemia. Elas surgiram para que o modelo tradicional fosse repensado, trazendo uma nova forma de aprendizado, no qual o aluno tem um papel principal na construção do seu conhecimento.

No pós-pandemia, o aluno continua tendo o seu protagonismo na busca por conhecimento. Ainda mais porque existe a tendência do ensino híbrido, logo, é preciso se organizar para tirar o melhor proveito dessas metodologias.

Desafios do ensino superior após a quarentena

Apesar das tendências promissoras para o ensino superior no pós-pandemia, a gente sabe que existem desafios, ainda mais quando se trata de estudar em casa em plena crise econômica. Confira a seguir alguns deles!

Preservação das inovações

O fato de cada aluno estar em um local pode ser um desafio na hora de preservar as inovações. Isso porque, quando há uma troca constante entre as pessoas, fica mais fácil criar soluções, o que nem sempre é possível de fazer a distância. Logo, é preciso manter o espírito inovador mesmo longe.

Adaptação de alunos e professores

Outra questão importante é quanto à adaptação de aluno e professores. A pandemia exigiu que, de uma hora pra outra, as pessoas mudassem as suas rotinas e fossem para o ensino online. O fato é que nem todo mundo se adapta ou tem dificuldades em seguir o modelo, justamente por estarem acostumados ao tradicional.

Manutenção da qualidade dos cursos

Existem muitos mitos sobre o EAD, como o fato de ele não ser tão eficiente quanto o presencial. Por isso, um dos desafios do ensino a distância é manter a qualidade dos cursos, contando para isso com suporte de professores, materiais disponibilizados, aulas de qualidade e a possibilidade de tirar dúvidas em tempo real.

Isso faz com que a escolha de uma instituição de ensino superior necessite de mais atenção. É preciso checar se a faculdade está preparada para essas mudanças, mantendo a qualidade na educação e a boa formação, importante para o mercado de trabalho no pós-pandemia.

A Pitágoras há alguns anos vem trabalhando o EAD no 100% online e no ensino semipresencial. O objetivo da faculdade é formar alunos com qualidade e eficácia para atuar no mercado. Para isso, oferecemos recursos variados, como aulas online com especialistas nas áreas de atuação em alta.

Vem com a gente!

O ensino superior pós-pandemia tende a trazer uma série de novidades positivas, bem como desafios para alunos e professores. Por isso, para se adaptar, busque uma faculdade que se preocupe com a sua formação.

A Pitágoras é referência no assunto! Vem se inscrever no vestibular e estudar com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.