Quantos anos dura um curso de Engenharia Mecânica?

engenharia mecânica quantos anos

Desconto nota do Enem

Quando você pensa em uma profissão com alta empregabilidade, salários atrativos e muitas opções de atuação, vem logo à cabeça a Engenharia Mecânica? Essa resposta está certíssima! Os engenheiros mecânicos são profissionais muito bem-colocados no mercado de trabalho.

Para que você tenha uma ideia, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED)*, o salário médio da área é de R$ 8,4 mil. E mais: somente em 2020, houve um aumento superior a 12% no número de contratações de engenheiros mecânicos.

Com esse percentual, o portal define que a profissão tem demanda altíssima. Muito animador, não acha? Agora, você deve ter se perguntado: o curso de Engenharia Mecânica dura quantos anos? A gente já adiante: é preciso estudar bastante, mas vale a pena. Continue a leitura e confira!

O curso de Engenharia Mecânica dura quantos anos?

A duração do curso de Engenharia Mecânica é de 5 anos (10 semestres). A graduação é organizada de forma que o estudante tenha a base teórica e os conhecimentos técnicos necessários pra futura profissão. Pra se formar, também é necessário realizar um estágio supervisionado e desenvolver um trabalho de conclusão.

Aqui na Pitágoras, há duas modalidades de ensino pra esse curso: presencial e semipresencial. Assim, dá pra você escolher aquela que mais tem a ver com a sua realidade e com sua preferência, sendo que ambas oferecem a mesma qualidade de ensino. Olha só como elas funcionam:

  • presencial — é a modalidade mais tradicional, em que as aulas acontecem na unidade Pitágoras. Isso significa que você aproveita ao máximo o contato com os professores e a troca de experiências com os colegas;
  • semipresencial — é uma modalidade inovadora que une o melhor da graduação a distância com a interação de uma faculdade presencial. Assim, você consegue adaptar melhor o curso à sua rotina, comparecendo à unidade apenas uma vez por semana.

Durante a graduação, o futuro engenheiro mecânico é preparado pra projetar, desenvolver e realizar a manutenção de equipamentos e máquinas hidráulicas, mecânicas e térmicas. Além disso, o profissional também pode atuar na gestão e supervisão de projetos de controle e automação mecânicas.

Sem contar que também dá pra trabalhar com pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade, na área acadêmica e até com vendas técnicas. Ou seja, o mercado de trabalho de Engenharia Mecânica é gigante, e as possibilidades de carreira na área são bastante diversificadas.

Como é a grade curricular do curso de Engenharia Mecânica?

Se você quer saber um pouco mais sobre como é a faculdade de Engenharia Mecânica, que tal conferir as principais matérias do curso? Aqui na Pitágoras, nós dividimos a formação em três grandes pilares de conhecimento: Bases para Engenharia, Formando o Engenheiro e Preparando para o Futuro. Veja só cada um deles!

Bases para Engenharia

Aqui, você tem matérias de base pra quaisquer Engenharias, incluindo:

  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Física Geral e Experimental;
  • Princípios de Eletricidade e Magnetismo;
  • Química e Ciência dos Materiais.

Formando o Engenheiro

Neste pilar, estão algumas matérias mais específicas da área de Mecânica, como:

  • Mecânica Geral Aplicada;
  • Máquinas de Fluxo;
  • Materiais de Construção Mecânica;
  • Resistência dos Materiais;
  • Termodinâmica.

Preparando para o Futuro

Aqui, você terá conteúdos que serão muito aproveitados no dia a dia da profissão. Veja alguns exemplos:

Tour pela prova do Enem
  • Fundamentos da Eletrotécnica;
  • Manufatura Mecânica;
  • Metrologia e Controle Geométrico;
  • Transferência de Calor e Massa.

TCC e Estágio

Vale lembrar que, pra obter o diploma em Engenharia Mecânica, é necessário cumprir 200 horas de estágio curricular obrigatório, entre observação, atividades práticas e redação do relatório de estágio. Mas não se preocupe: nossos estudantes contam com o auxílio de tutores e professores que orientam toda essa etapa da formação pra que ela seja muito proveitosa.

Além disso, o curso exige o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que é realizado no último ano da graduação. O objetivo é inter-relacionar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de forma sistematizada, além de colocar em prática a metodologia científica de pesquisa.

Quais são as formas de ingresso na graduação?

A Pitágoras tem várias formas de ingresso para o curso de Engenharia Mecânica! Você pode optar pelo vestibular tradicional ou online, e ainda usar a sua nota do Enem pra substituir o processo seletivo — aceitamos provas realizadas nos últimos 3 anos.

Além disso, dá pra começar a graduação na Pitágoras por meio de transferência externa ou a partir dos processos seletivos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Vale conferir os diferentes tipos de bolsas de estudos, descontos e créditos universitários que esses programas oferecem. É só entrar em contato com a unidade Pitágoras de seu interesse pra conferir detalhes e verificar qual possibilidade de acesso à graduação é a ideal pra você.

Como escolher a faculdade ideal pra sua formação?

Como você viu, a faculdade de Engenharia Mecânica é sinônimo de uma futura carreira de sucesso. Por isso, vale a pena apostar em uma instituição de ensino que ofereça a melhor qualidade de formação. Nem sempre isso significa que a mensalidade será altíssima, viu?

O ideal é sempre optar pela relação de custo-benefício. Aqui na Pitágoras, você tem uma infraestrutura de ponta, docentes altamente capacitados e um sistema de ensino que garante seu real aprendizado, com uma mensalidade que cabe no bolso.

Sem contar que os alunos da Pitágoras contam com o Canal Conecta: nosso portal da empregabilidade. Por lá, você tem acesso a vagas de estágio e emprego exclusivas, o que aumenta suas chances de entrar no mercado da Engenharia Mecânica com o pé direito.

Venha pra Engenharia Mecânica!

Agora, você já sabe quantos anos dura o curso de Engenharia Mecânica, além de ter conferido um pouco mais sobre o conteúdo do curso e as possibilidades de atuação. Então, não perca mais tempo e venha para a Pitágoras! Aproveite os benefícios de estudar com a gente e do fácil acesso à graduação na sua área de interesse.

É fácil: inscreva-se no vestibular Pitágoras e comece a construir sua carreira o quanto antes!

*Portal Salário

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados