Engenharia Mecânica e empreendedorismo: qual a relação?

engenharia mecânica e empreendedorismo

Desconto nota do Enem

Associar Engenharia Mecânica e empreendedorismo não só é possível, como também é uma tendência. Na realidade, esse profissional já empreende em seu dia a dia, mesmo quando trabalha pra outras empresas.

Afinal, o engenheiro mecânico quase sempre está no comando de equipes, tem como objetivo aperfeiçoar a qualidade, reduzir os custos de produção e aumentar os lucros.

Ou seja, tudo o que é preciso pra montar um negócio de sucesso já faz parte da rotina desse especialista. Além disso, existe a opção de fazer um curso de Engenharia Mecânica em uma faculdade que também ajude a desenvolver o espírito empresarial.

Quer saber se Engenharia Mecânica e empreendedorismo dão mesmo liga? Então vem com a gente!

É possível ser dono do próprio negócio sendo engenheiro mecânico?

Unir Engenharia Mecânica e empreendedorismo é uma forma alternativa de trabalhar na área, na qual o profissional atua como autônomo ou resolve abrir seu próprio negócio. Então, sim, isso é perfeitamente viável.

Quando pensamos sobre o que faz um engenheiro mecânico, logo vem à nossa mente tarefas ligadas às questões mais técnicas. Esse profissional pode aproveitar sua expertise na indústria em algum empreendimento próprio. Mas pra se dar bem como empreendedor, é necessário mais do que o aprendizado específico da mecânica.

Pense mais ou menos assim: um engenheiro pode criar uma invenção incrível e extremamente sofisticada. Mas se a ideia não for comercializável, bem difícil ela sair da cabeça desse profissional, não acha?

Assim, pra empreender como engenheiro mecânico, é fundamental um olhar humanizado para os futuros usuários do produto ou serviço. Pare e avalie: quem serão os clientes? Do que eles precisam? Quanto eles podem pagar pela sua solução?

Mesmo na questão financeira é necessário incluir o componente humano, o que muitas vezes é imprevisível. Nesse sentido, administrar economicamente do ponto de vista matemático é simples.

Porém, as reações das pessoas impactam as contas, e nem sempre é possível se antecipar a esses comportamentos. Ou seja, o profissional que quer virar empresário terá de se acostumar em sempre focar no consumidor, seja pra prestar serviços, seja pra criar um equipamento.

Quais são as possibilidades de empreendimentos para Engenharia Mecânica?

Existe uma profunda relação entre Engenharia Mecânica e empreendedorismo. Isso acontece porque esses profissionais são formados pra ter uma visão sistêmica dos problemas, dos seres humanos envolvidos e das respectivas soluções.

Essa área já trabalha bastante com resolução de conflitos e atendimento de necessidades. Dessa forma, ao aplicar esse olhar pra abrir um negócio, muitos engenheiros se dão bem no desafio. Esse pode ser o seu caso! Por que não?

Atraídos pela chance de ganhar mais dinheiro e conquistar a independência, alguns profissionais simplesmente abandonam as elevadas remunerações em empresas de Engenharia Mecânica pra realizar o sonho de ter o próprio negócio. Veja a seguir algumas das possibilidades!

Gestão de projetos como autônomo

Em vez de ser empregado de determinada companhia, um engenheiro mecânico pode trabalhar como prestador de serviços, supervisionando projetos específicos de várias organizações ao mesmo tempo.

Pode ser a criação de uma linha operacional pra um novo produto, um projeto de expansão fabril ou até mesmo a aplicação de melhoria contínua em processos.

Consultoria

No ramo das consultorias, existem duas opções: atuar como autônomo ou abrir uma empresa própria. Nessa situação, o engenheiro mecânico pode elaborar laudos sobre a viabilidade técnica de uma nova ideia, por exemplo.

Assim, em vez de gerenciar a execução de um projeto, ele vai ganhar para emitir um parecer ou relatório sobre determinado assunto específico. Nesse campo, o especialista pode apresentar saídas pra problemas extremamente complicados das empresas. Ou seja, estamos falando de uma remuneração muito interessante.

Tour pela prova do Enem

Franquias

Outra possibilidade é adquirir uma franquia ligada à área. Por exemplo: unidades de grandes redes de serviços de mecânica automotiva. Pra essa opção, o engenheiro ganha respaldo técnico, de marketing e até de treinamentos do franqueador.

Porém, por outro lado, é preciso um aporte financeiro relativamente alto. Nada muito complicado na Engenharia, que tem bons salários pra você guardar dinheiro. 

Microempresa

Como acabamos de dizer, o salário de Engenharia Mecânica é atraente, com uma média nacional de R$ 8.283,54*. Com alguns anos de carreira, você pode economizar pra montar a sua própria microempresa.

Nesse sentido, são várias as formas de colocar no mercado soluções de Engenharia. Mais uma boa notícia é que isso pode ser feito em quase todos os segmentos da economia.

Quem sabe um sistema mecanizado pra irrigação nas propriedades agrícolas? Ou uma solução ecológica, que reaproveite a água da chuva? A imaginação não tem limites, mas não se esqueça de analisar a viabilidade financeira da sua ideia. 

Como saber se tenho perfil de engenheiro mecânico empreendedor?

Antes mesmo de se perguntar se Engenharia Mecânica vale a pena, é melhor refletir se a carreira combina com seu perfil. Nessa profissão, o estudante vai planejar, avaliar, construir, operar e fazer a manutenção de sistemas mecânicos, principalmente na indústria.

Pra sair do mercado convencional, no entanto, será preciso entender profundamente qual a relação entre Engenharia Mecânica e empreendedorismo. Depois, o aluno deve se questionar se tem mesmo vocação para as duas áreas!

Apesar de não ser nada fácil descobrir a afinidade com ambos os temas, a gente preparou uma listinha com algumas habilidades indispensáveis.

Gostar de mudanças e inovações

Sabemos que a tecnologia está em constante evolução, não é mesmo? Nesse sentido, o engenheiro mecânico empreendedor deve ser alguém que aprecie novos desafios e se atualize permanentemente. Ou seja, o processo de aprendizado na verdade nunca termina.

Ser um bom observador

É preciso uma visão analítica de fenômenos, pessoas, equipamentos e processos. Essa capacidade de avaliar os sistemas — tanto em fragmentos como de forma panorâmica — é indispensável pra ter sucesso na carreira de engenheiro solo. 

Não desistir facilmente das coisas

O engenheiro mecânico empreendedor tem que ser muito perseverante pra buscar seus sonhos, mas sempre utilizando a inteligência prática pra isso. Dessa forma, ele vai conseguir aplicar o raciocínio lógico e os conhecimentos técnicos pra achar respostas pra problemas do mercado.

Em outras palavras, não desista de um projeto por qualquer coisa, mas saiba o momento certo de parar ou de seguir adiante.

Como a faculdade ajuda a formar o engenheiro mecânico empreendedor?

Evidentemente, a Engenharia Mecânica e empreendedorismo devem andar juntos também durante a faculdade. Nesse sentido, aqui na Pitágoras você aprende tudo sobre Engenharia Mecânica, mas também recebe bastante conhecimento sobre montar o próprio negócio.

Desse modo, ao final do curso, você será capaz de manusear, construir e gerenciar o funcionamento de sistemas e maquinários hidráulicos, mecânicos e térmicos. Nossa grade curricular também inclui conhecimentos sobre Gestão, Empregabilidade, Marketing Digital e muito mais!

Assim, você aprende o conteúdo técnico, mas também acessa conhecimentos que vão despertar seu feeling para os negócios. Dê uma olhadinha em quanta matéria incrível:

  • Administração e Economia Para Engenheiros;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Engenharia, Ciência e Tecnologia;
  • Química e Ciência Dos Materiais;
  • Física Geral e Experimental;
  • Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Marketing Digital para microempreendedores;
  • Fenômenos de Transporte;
  • Empregabilidade;
  • Empreendedorismo.

Seja o dono da sua vida!

Engenharia Mecânica e empreendedorismo são conhecimentos que podem mudar a sua vida completamente. Afinal, é possível tanto trabalhar pra empresas com salários bem atraentes como ter uma ideia bacana pra empreender.

Do começo ao fim do seu aprendizado, a Pitágoras está aqui para te dar aquela força nos estudos! Agora, tem coisa que só você pode fazer para mudar a sua vida. Quer saber como começar? É bem fácil: inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados