Quantos anos dura o curso de Engenharia Elétrica?

engenharia elétrica quantos anos

Está na fase de procurar o curso superior e já pensou em Engenharia Elétrica? Se você gosta de Matemática e Física, essa pode ser a opção ideal para o seu futuro. Mas antes de tomar a decisão, pesquise tudo sobre essa formação profissional.

Aqui vamos explicar pra você quantos anos dura o curso de Engenharia Elétrica, entre outros detalhes importantes.

Sabia que essa é uma das Engenharias mais famosas e buscadas? Isso acontece tanto pelas diferentes áreas de atuação quanto pela possibilidade de crescer na carreira. Na Faculdade Pitágoras, o curso forma profissionais capazes de projetar, construir e calcular toda a parte elétrica de obras públicas e privadas, em diversos setores da sociedade.

Por trabalhar em diversos tipos de empreendimento, a formação do engenheiro eletricista precisa ser completa, com disciplinas teorias e práticas na grade curricular. Quer saber mais? Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!

Engenharia Elétrica: conheça as possíveis atuações do profissional

Qual é a duração do curso de Engenharia Elétrica?

Engenharia Elétrica dura 5 anos em média. Na Pitágoras, o curso é dividido em 10 semestres e é oferecido no grau de Bacharelado, na modalidade de ensino presencial e semipresencial. Ao longo dos anos de graduação, o aluno tem acesso a disciplinas que exploram principalmente habilidades das Ciências Exatas, como Matemática e Física.

Como se forma a grade curricular do curso?

As matérias de Engenharia Elétrica mais comuns são:

  • Desenho Técnico Projeto;
  • Circuitos Elétricos;
  • Eletromagnetismo;
  • Instalações Elétricas;
  • Química e Ciência dos Materiais;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Sistemas de Telecomunicações;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Princípios de Eletricidade e Magnetismo;
  • Administração e Economia pra Engenheiros;
  • Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.

Além das disciplinas, o aluno tem acesso a atividades de extensão pra desenvolver outros tipos de competências, como uma segunda língua e habilidades digitais. Pra receber o diploma do curso superior, também é necessário cumprir a carga horário de Estágio Supervisionado e entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quanto custa uma graduação de Engenharia Elétrica?

O custo total pra fazer a graduação de Engenharia Elétrica varia bastante, porque depende da localização do campus, da modalidade de ensino escolhida pelo aluno e da acessibilidade financeira da instituição.

Na Pitágoras, a mensalidade do curso de Engenharia Elétrica custa a partir de R$ 449,00*. Mas você pode recorrer a bolsas de estudo e descontos na mensalidade pra fazer o investimento caber ainda mais no seu bolso –– e estudar com a máxima qualidade.

Por exemplo, duas opções que podem fazer você conquistar bolsas de 100% no curso de Engenharia Elétrica da Pitágoras são o Prouni e o Bolsa Enem, que utilizam a nota obtida pelo aluno no Exame Nacional do Ensino Médio.

Em quais lugares o engenheiro eletricista pode atuar?

A boa notícia pra quem vai fazer o curso é que dá pra entrar no mercado de trabalho de Engenharia Elétrica antes mesmo de concluir a graduação. As empresas precisam muito de profissionais capacitados na área e costumam aceitar com facilidade estagiários, que podem ser contratados quando se formam.

O profissional pode optar por inúmeros setores de atividade da Engenharia Elétrica que precisam de conhecimentos técnicos de engenharia. Por exemplo, empresas de pequeno, médio e grande porte, realizando assessoria de serviços em sistemas elétricos de potência.

Empresas automotivas, metalúrgicas, projetistas de sistemas elétricos, indústrias de robótica e agrícolas são alguns exemplos de organizações que demandam os conhecimentos de um engenheiro eletricista.

Engenharia Elétrica é pra você?

Já que estamos trazendo os principais detalhes do curso, não poderíamos deixar de lado as características do perfil do aluno de Engenharia Elétrica. Saiba quais são essas habilidades e veja se você tem o que é preciso para se familiarizar com os temas do curso.

Inclusive, é uma chance de saber em qual tipo de Engenharia você se encaixa. Embora existam mais de 30, o lugar de maior procura sempre fica entre Engenharia Elétrica ou Mecânica.

Por exemplo, a afinidade com números e a capacidade de resolver problemas por meio do raciocínio lógico são competências fundamentais. O curso oferece uma grande variedade de conteúdos, exigindo bastante cálculo.

Outras habilidades do aluno de Engenharia Elétrica são organização e proatividade. Os 5 anos de estudo exigem dedicação pra que você aproveite bem cada disciplina. Sem organização, as matérias facilmente se acumulam e corre o risco de repetir, o que apertaria seu calendário acadêmico pra terminar a graduação no prazo.

Além disso, a grade curricular de Engenharia Elétrica traz assuntos que não são abordados no ensino básico, novos tipos de avaliações (construções de projetos, por exemplo) e atividades de extensão que demandam curiosidade e interesse dos alunos.

Por fim, a criatividade, que deve fazer parte do cotidiano do aluno de Engenharia Elétrica. Esse é um ramo que está em constante reinvenção, não só pra melhorar o processo produtivo das empresas, mas também pra contribuir com a qualidade de vida das pessoas.

Soluções renováveis e ecologicamente corretas, por exemplo, vêm de ideias “fora da caixa” e fazem parte das soluções desenvolvidas na Engenharia Elétrica.

Qual a importância de escolher uma boa faculdade?

Independentemente da área, o primeiro passo pra quem deseja investir em um curso superior é escolher uma instituição de qualidade, com experiência no mercado educacional e que prepara os alunos para os desafios da profissão.

Com mais de 20 anos de atuação, a Faculdade Pitágoras garante aos futuros profissionais vantagens que vão além de questões metodológicas. Os alunos matriculados podem receber bolsas de estudos, descontos na mensalidade e suporte para o desenvolvimento pessoal –– como o Canal Conecta, um portal exclusivo para vagas de estágio e emprego.

Além disso, os alunos da Pitágoras têm a oportunidade de fazer vários cursos gratuitos oferecidos por empresas de destaque no mercado tecnológico, como a AWS Academy e AWS Educate. Tudo isso com a possibilidade de ganhar certificações para alavancar a carreira profissional.

Agora é com você!

Você sabe quantos anos dura o curso de Engenharia Elétrica e que precisa ter disposição pra resolver problemas com praticidade, organização e eficácia nas soluções, certo? Na Pitágoras, o curso forma profissionais capazes de atuar em diferentes áreas da sociedade, permitindo que eles se destaque dos estudos até a execução de projetos técnicos.

E aí, já decidiu fazer Engenharia Elétrica? Aproveite pra se inscrever no vestibular online da Pitágoras. Vem construir um futuro de sucesso com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.