Engenharia Elétrica ou Automação? Qual área seguir?

engenharia elétrica ou de automação

Desconto nota do Enem

As carreiras das Engenharias são bem vistas no mercado de trabalho, o que abre a possibilidade de os recém-formados buscarem empregos e boas remunerações nos mais diferentes tipos de empresa. Se você ainda não se decidiu qual carreira seguir, neste post vamos ajudar explicando duas opções: o curso de Engenharia Elétrica ou de Automação.

Ambas as opções costumam atrair estudantes apaixonados por tecnologia e familiarizados com noções básicas e operações da Matemática e Física. No entanto, existem várias diferenças na grade curricular e nos objetivos dos cursos.

Para não restar mais dúvidas, use este post como guia pra saber se a escolha correta para ingressar na graduação é Engenharia Elétrica ou de Automação.

Como funciona o curso de Engenharia de Automação?

O curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação também pode ser chamado de Mecatrônica. A sua duração é de, pelo menos, 5 anos. As disciplinas mais abrangentes e específicas exigem um bom conhecimento de Matemática Física e Química.

Eletrônica, Mecânica e Computação são assuntos frequentes na grade curricular do curso. Os alunos passam por experiências para colocar em prática conceitos vistos em sala de aula. Para receber o diploma, é obrigatório cursar as disciplinas de estágio supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual é o objetivo da formação em Engenharia de Automação?

O objetivo do curso é formar profissionais capacitados a projetar, utilizar e fazer a manutenção de equipamentos com processos automatizados na indústria de maneira geral. Em outras palavras, o curso prepara profissionais para lidar com sistemas que exigem o mínimo de intervenção humana para funcionar.

Nas disciplinas do curso e nos estágios supervisionados, o aluno dessa Engenharia aprende a programar máquinas e softwares automatizados para processos industriais, além de redimensionar equipamentos e sistemas já presentes em uma empresa.

Qual é o perfil do estudante e profissional de Engenharia de Automação?

Os alunos de Mecatrônica se sentem confortáveis em lidar com operações numéricas e geralmente gostam de assuntos relacionados ao universo da tecnologia. Acompanhar as tendências da área é um requisito importante pra se manter relevante no mercado de Engenharia de Controle e Automação.

Uma particularidade que pode fazer a diferença nos alunos dessa Engenharia é o interesse de como softwares automatizados funcionam: os robôs. O conceito de Machine Learning, por exemplo, tem aplicações diretas no setor industrial e apresenta sempre novidades que podem otimizar o trabalho em diferentes tipos de linha de produção.

Como é o mercado de trabalho para Engenharia de Automação?

O recém-formado em Engenharia de Automação tem uma bagagem abrangente e pode explorar diversos segmentos. No setor industrial, por exemplo, destacam-se as empresas da indústria automobilística, petroquímica e siderúrgica. No setor de serviços, o engenheiro de automação pode trabalhar com projetos de automação residencial.

A média salarial do engenheiro de Controle e Automação é de R$ 7.225,96*, valor que pode variar conforme a experiência e qualificação do profissional, além do porte da empresa.

Como funciona o curso de Engenharia Elétrica?

O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica dura 5 anos. Ao longo da graduação, o aluno aprender a preparar relatórios de viabilidade técnico-econômica, executar obras e tarefas técnicas, realizar vistorias e perícias.

Acha que Engenharia Elétrica é difícil? Veja algumas matérias da grade curricular para entender como a graduação vai contribuir pra sua formação.

Tour pela prova do Enem
  • Administração e Economia Para Engenheiros;
  • Algoritmos e Lógica De Programação;
  • Análise e Processamento De Sinais;
  • Atividades Complementares;
  • Automação de Processos Industriais;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Circuitos Elétricos;
  • Circuitos Elétricos Avançados;
  • Compatibilidade e Interferência Eletromagnética;
  • Conversão Eletromagnética De Energia e Máquinas Elétricas;
  • Desenho Técnico Projetivo

Também há algumas disciplinas dos Estudos Dirigidos (ED) aqui da Pitágoras, que complementam seu aprendizado:

  • Construindo Uma Carreira De Sucesso – Engenharias;
  • Cultura Digital;
  • Desenvolvimento De Carreira;
  • Design Thinking;
  • Empreendedorismo;
  • Empregabilidade;
  • Marketing Digital;
  • Mindset Ágil.

Assim como acontece em Engenharia de Automação, o aluno do curso precisa fazer os estágios obrigatórios e concluir o TCC para receber o diploma.

Qual é o objetivo da formação em Engenharia Elétrica?

O curso de Engenharia Elétrica da Pitágoras tem o objetivo de capacitar os alunos pra compreender o funcionamento dos vários tipos de sistemas de geração e distribuição de energia. Dessa forma, o profissional pode participar do planejamento, da implantação e do acompanhamento de projetos relacionados à energia elétrica.

Qual é o perfil do estudante e profissional de Engenharia Elétrica?

Assim como o curso de Engenharia de Automação, o curso de Elétrica se destina a estudantes com familiaridade com noções matemáticas, além da paixão por assuntos relacionados à tecnologia.

Algumas particularidades que favorecem a atuação do profissional formado são: facilidade pra trabalhar em equipe, gosto por resolver problemas concretos e elaborar soluções lógicas.

Como é o mercado de trabalho de Engenharia Elétrica?

Há muitas oportunidades pra quem se forma e procura especializações na área. Essa é uma das características do mercado de trabalho de Engenharia Elétrica. Destaca-se a alta demanda pra atuações na indústria, setor que mais recebe mão de obra qualificada das Engenharias, principalmente indústrias de energia, como hidrelétricas e usinas eólicas.

Hoje em dia, a média salarial para o engenheiro eletricista é algo em torno de R$ 7.942,74*. Mas a remuneração pode aumentar significativamente de acordo com alguns fatores, como o porte da empresa, o nível de qualificação do profissional e o cargo desempenho.

Pra ingressar no mercado de trabalho de Engenharia Elétrica pronto para os desafios da área, conte com a ajuda de boas iniciativas da sua faculdade. Programas e atividades extracurriculares podem enriquecer sua formação e acelerar sua busca por um emprego.

Aqui na Pitágoras, ajudamos nossos alunos a encontrar vagas de estágio e emprego nas melhores empresas do país, concedendo acesso exclusivo ao Canal Conecta.

A gente também oferece treinamentos online e exclusivos sobre diversos assuntos pra nossos calouros e veteranos na Aula Destaque. Você tem o que precisa pra sair da graduação bem empregado ou com boas perspectivas de trabalho. Pra aproveitar as vantagens, o primeiro passo é fazer o vestibular online da Pitágoras.

Agora é com você!

Chegamos ao final do post. Esperamos que as informações te ajudem a escolher entre Engenharia Elétrica ou de Automação. Apesar das semelhanças na grade curricular e no perfil do aluno, os cursos formam profissionais diferentes para o mercado.

Aproveite pra começar hoje mesmo a construir sua carreira profissional. Faça já sua inscrição online no vestibular da Pitágoras e venha estudar com a gente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados