Engenharia Elétrica ou Civil: Qual a melhor opção?

engenharia elétrica ou civil

Teste Vocacional Rápido

Escolher um curso superior não é tarefa fácil, né? Afinal, você vai passar boa parte do tempo estudando para as matérias da graduação pretendida. Existem diversos fatores envolvidos, como identificação com a carreira, a aptidão e o salário. Caso esteja em busca de uma faculdade e se dê bem com a área de Exatas, a carreira da Engenharia pode ser uma boa opção.

Essa especialidade conta com muitos segmentos específicos de atuação. Os interessados em se especializar nesse ramo encontrarão mais de 6 opções diferentes de cursos. Duas graduações que estão muito em alta são a Engenharia Elétrica ou Civil. Mas o que cada uma delas estuda? Como está o mercado de trabalho?

É exatamente isso que vamos responder neste post. Se você quer conhecer a diferença entre o curso de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, continue a leitura!

Engenharia Elétrica: conheça as possíveis atuações do profissional

O que é o curso de Engenharia Elétrica?

O curso de Engenharia Elétrica é do tipo Bacharelado e dura 5 anos. A graduação equilibra a base teórica das Ciências Exatas com estudos sobre Eletromagnetismo, Eletrônica e Eletricidade. O objetivo é preparar o futuro profissional pra compreender os sistemas de geração e distribuição de energia.

No início da faculdade de Engenharia Elétrica aqui da Pitágoras, você encontrará as matérias bases das Engenharias, como Computação, Química, Física e Cálculo. Nos semestres seguintes, o curso apresenta uma visão mais específica da Elétrica, como:

  • Circuitos Elétricos;
  • Resistência dos Materiais;
  • Eletrônica e Circuito de Potência;
  • Fenômenos de Transporte;
  • Modelagem e Controle de Sistemas.

A partir dos conhecimentos adquiridos, o aluno pode escolher a disciplina pra aprofundar sua formação no ramo com o qual tem mais afinidade.

Qual é o perfil do estudante pra essa área?

Durante o curso de Engenharia Elétrica, é importante que o aluno desenvolva algumas habilidades. Uma delas é a capacidade de trabalhar de maneira metódica e programada, pois o futuro profissional pode comandar e supervisionar projetos que necessitam cumprir com prazo e orçamento estimado.

Outro ponto importante é desenvolver a inteligência interpessoal, que é a capacidade de relacionamento com outras pessoas, já que dificilmente o engenheiro eletricista trabalha sozinho.

A capacidade de resolver problemas também é fundamental, pois os profissionais são contratados pra solucionar questões dentro de uma instituição, lidando com assuntos complexos.

Como é o mercado de trabalho pra Engenharia Elétrica?

O mercado de trabalho da Engenharia Elétrica está bastante aquecido. A indústria de telecomunicação é uma grande potência econômica em decorrência do lançamento de aparelhos eletrônicos ao ano.

Outro aspecto que contribui pra esse crescimento é a sustentabilidade. A maior parte das indústrias se preocupam com a exploração de fontes alternativas de energia renováveis.

Sabia que essa é uma das Engenharias com as melhores remunerações? Pois é! Pra você ter ideia, o salário na Engenharia Elétrica é de R$ 7.972,10* — excelente, não é mesmo?

O que é o curso de Engenharia Civil?

Se você tem interesse em conhecer tudo sobre Engenharia Civil, saiba que a graduação é do tipo Bacharelado e, aqui na Pitágoras, pode ser feita no presencial e semipresencial –– modalidade a distância, com atividades presenciais. Quem quer seguir no ramo deve ter afinidade com números e cálculos, pois a faculdade é composta exclusivamente por matérias da área de Exatas.

A grade curricular é composta por disciplinas generalistas nas áreas de Matemática, Química e Física. As matérias da Engenharia Civil que são específicas apresentam conceitos sobre:

  • Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Tecnologia da Construção Civil;
  • Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil;
  • Materiais de Construção Civil;
  • Geologia e Mecânica dos Solos;
  • Saneamento Básico.

Qual é o perfil do estudante pra essa área?

O estudante do curso de Engenharia Civil deve apresentar algumas características que são essenciais pra se dar bem no mercado de trabalho. Ser proativo, ter espírito de liderança e saber lidar com imprevistos, por exemplo, são pontos importantes para o profissional.

Além disso, é preciso saber lidar com os desafios, tendo disposição pra buscar soluções pra obstáculos que podem ser encontrados em seu caminho. Assim, é necessário saber usar o seu senso prático para o desenvolvimento de projetos.

Pra isso, outra característica muito marcante é o raciocínio lógico, que pode ser trabalhado de maneira contínua pra que os profissionais possam aplicar os seus conhecimentos.

Existem várias responsabilidades desse tipo de engenheiro em um escritório ou em uma obra. O profissional pode abrir a própria empresa, fazer concurso ou ocupar cargos públicos. Outras atribuições são:

  • ser comunicativo;
  • ter proatividade;
  • saber lidar com a pressão;
  • ter facilidade com a tecnologia.

Como é o mercado de trabalho pra Engenharia Civil?

Da mesma maneira que a inovação é uma tendência do mercado, na Engenharia Civil não é diferente. As tecnologias surgem a todo vapor, os processos evoluem e novos métodos são testados. Logo, os engenheiros passam a atuar com softwares de gestão, dispositivos móveis, sistemas informatizados, tijolos inteligentes, impressão 3D, drones, ferramentas modernas… ufa!

O mercado de trabalho em Engenharia Civil sofreu seus altos e baixos. Porém, nunca se tornou saturado pra quem realmente compreende a importância de sempre se atualizar e acompanhar a modernidade do setor.

Assim, se você pensa em cursar essa graduação, saiba que vai encontrar um mercado aquecido e moderno, com boas oportunidades em áreas como Geotecnia, Construção Civil, Materiais de Construção e Saneamento.

A Engenharia Civil é uma das principais opções de curso que você tem em mente? Então, saiba que após a conclusão da graduação, é possível receber uma média salarial de R$ 7.398,77*.

Como você percebeu, as duas profissões são muito prestigiadas e contam com excelentes remunerações e um bom mercado de trabalho. Independentemente da escolha, uma coisa é certa: estudar em uma faculdade de excelência é fundamental para o seu futuro.

Aqui na Pitágoras, você encontra um corpo docente preparado e atuante no mercado, que vai te ensinar tudo sobre a profissão. Outros diferenciais incluem:

  • apoio personalizado pra todos os momentos de sua formação;
  • formas de ingresso facilitadas;
  • bolsa de estudos e benefícios pra que a mensalidade caiba ainda mais no seu bolso;
  • Canal Conecta pra te ajudar a encontrar o emprego dos sonhos;
  • laboratórios de ponta pra realização de aulas práticas e bibliotecas equipadas.

Agora é com você!

Se você tinha dúvidas sobre Engenharia Elétrica ou Civil, lembre que ambos os cursos são muito prestigiados e contam com boas oportunidades no mercado de trabalho. Pra optar pelo melhor para o seu perfil, analise a nota de corte, descubra quais são as suas habilidades e alinhe a escolha com os seus objetivos.

Gostou do post e quer estudar Engenharia em uma faculdade de excelência? Então, inscreva-se no vestibular Pitágoras!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.