O que um Engenheiro Elétrico faz? Conheça as principais atribuições em diferentes cargos!

engenharia elétrica o que faz

Teste vocacional rápido

Você pensa em fazer a faculdade de Engenharia Elétrica? Já se perguntou o que um Engenheiro Elétrico faz no dia a dia? Bem, a primeira coisa a se falar é que esse profissional pode atuar nos mais diversos segmentos e em cada um deles ele possui atribuições diferentes. 

Ficou curioso para saber quais são as principais áreas da Engenharia Elétrica? Então confere o artigo a seguir, pois nele nós explicamos isso para você aprender um pouco mais sobre essa profissão e assim, escolher a sua futura carreira sabendo o que poderá fazer no futuro!

Descubra quais as atribuições do Engenheiro Elétrico em diferentes cargos e setores!

Uma pessoa que se forma no curso de Engenharia Elétrica pode escolher entre muitos setores para trabalhar. Isso, especialmente, por ser uma área em alta e essencial para o mundo atual.

A seguir nós separamos as principais funções que ele pode exercer e ainda quais as principais atribuições desse profissional em cada uma delas.

  • Engenheiro Elétrico; 
  • Em telecomunicações; 
  • Em automação; 
  • Com eletroeletrônica; 
  • Na construção civil. 

O que faz um Engenheiro Elétrico 

A Engenharia Elétrica é uma área que está presente no nosso dia a dia. Por esse motivo, o Engenheiro Elétrico costuma ter diversas atribuições. As principais são de elaborar circuitos eletrônicos e fazer a gestão de máquinas. 

Também estão entre as funções desse profissional projetar os processos de iluminação, instalações elétricas e até mesmo desenvolver equipamentos que serão utilizados nos mais diversos setores. 

O que faz um Engenheiro Elétrico em telecomunicações 

O Engenheiro Elétrico também pode atuar no setor de telecomunicações. Nessa área, ele é responsável por lidar diretamente com os sistemas de transmissão de dados. Sabe aquelas transmissões ao vivo de grandes eventos? Pois bem, elas têm a participação direta desse profissional. 

A função principal dele é garantir que tudo aconteça de maneira fluida e sem falhas, além de também sempre pensar em como é possível aprimorar todo o processo. 

O que faz um Engenheiro Elétrico de automação 

A automação é uma área que está bem em alta e entre as atribuições do Engenheiro Elétrico que deseja seguir nela está o desenvolvimento de novos sistemas, para garantir que as necessidades do cliente, mais comumente indústrias, sejam atendidas. 

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Mas não é apenas isso, ele também pode fazer a manutenção das máquinas e planejar os sistemas que distribuem energia para fazê-las funcionar. 

O que faz um Engenheiro Elétrico na eletroeletrônica 

O Engenheiro Elétrico que escolhe trabalhar com eletroeletrônica pode atuar desde em indústrias, operadoras telefônicas até mesmo empresas de eletrodomésticos. As atribuições dele são de projetar e realizar a manutenção desses de equipamentos domésticos ou até mesmo aparelhos que são usados em outros campos da Engenharia. 

O que faz um Engenheiro Elétrico na construção civil 

Sim, os Engenheiros Elétricos também podem atuar na construção civil. Inclusive, eles costumam ser bastante requisitados nessa área, visto as necessidades atuais do mercado. 

Nela, eles ficam responsáveis por projetar os circuitos elétricos que serão utilizados no projeto, pensando sempre em garantir que eles sejam eficientes e seguros para o uso futuro. Além disso, esse profissional pode ser contratado para fazer a manutenção desses sistemas. 

A Pitágoras pode ajudar você a realizar o sonho da faculdade: confira como!

E aí, após ver o que um Engenheiro Elétrico faz você decidiu por seguir essa carreira? Então aproveite as vantagens que a Pitágoras oferece para que você possa realizar esse sonho. 

A primeira delas é a infraestrutura moderna e completa em todas as unidades, que são muitas e espalhadas por diversas regiões do país. Além do mais, a instituição conta apenas com profissionais capacitados no seu corpo docente, para entregar o melhor para os seus alunos. 

A Pitágoras ainda por cima fornece apoio para ingressar no mercado de trabalho, ao disponibilizar o acesso, sem custos adicionais na mensalidade, a um portal com vagas de emprego de todo o Brasil. 

Se engana quem pensa que isso sai caro. A faculdade possui mensalidades que não pesam no orçamento e ainda conta com uma lista de bolsas de estudos e descontos especiais para te ajudar.

E aí, vai perder tempo? Faça hoje mesmo a sua inscrição no vestibular e fique um passo mais próximo da carreira dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.