Conheça os principais livros da área de Engenharia Elétrica

engenharia elétrica livros

Desconto nota do Enem

Quando o assunto é Engenharia Elétrica, livros são um tópico indispensável. Afinal, por mais que a parte prática seja importante na faculdade, acumular conhecimento teórico também deve fazer parte da checklist do futuro engenheiro, concorda?

Pra te ajudar nessa tarefa e deixar seu curso de Engenharia Elétrica ainda mais completo, listamos os principais livros da área pra você adiantar a leitura.

Tem opções bem variadas e você pode encaixar a leitura da forma que achar melhor, quem sabe entre uma série e outra? Ah! E a boa notícia é que você não precisa comprar todos os livros. O mais importante é ler. Conheça os principais livros de Engenharia Elétrica!

Introdução à Engenharia

Um dos primeiros livros pra faculdade de Engenharia Elétrica que você precisa conferir é Introdução à Engenharia. Como já deve imaginar, esse é um título básico, ideal pra quem está começando na área. Por isso, deve ser presença certa na prateleira ou no leitor de e-books de quem quer saber tudo sobre Engenharia Elétrica.

Escrito por Mark Holtzapple e W. Dan Reece, o livro apresenta os conceitos mais importantes de Engenharia. Com isso, é útil principalmente para os estudantes do primeiro de cursos de graduação na área, Engenharia Elétrica incluída.

O objetivo da obra é ser generalista e concisa: ou seja, vai direto ao ponto! Ao longo das páginas, você aprenderá pontos que farão toda a diferença na trajetória como engenheiro eletricista. Entre eles, saber como desenvolver aptidões pra solucionar problemas e como criar uma imagem profissional incrível mesmo no início da carreira.

No livro, os autores, que são professores de faculdades no Texas, nos Estados Unidos, também apresentam o processo de projeto. Além disso, enfatizam a importância de engenheiros desenvolverem aptidões de comunicação.

Não à toa, aqui na Pitágoras reforçamos também que é fundamental ser um profissional multidisciplinar e alinhado com as principais tendências do mercado. Por isso, oferecemos diferenciais incríveis pra nossos alunos.

Um deles é a Aula Destaque. Totalmente online, gratuita e exclusiva pra estudantes da Pitágoras, com a iniciativa você terá acesso a aulas com grandes profissionais do mercado em áreas como Gestão, Saúde e Direito. Afinal, não tem nada como aprender com quem já trilhou uma carreira de sucesso, né?

Fundamentos de Circuitos Elétricos

Entre os materiais de Engenharia Elétrica que você deve ter no radar está o livro Fundamentos de Circuitos Elétricos. Em sua 5.ª edição, a obra é uma das referências mais tradicionais pra conceituar a análise de circuitos elétricos.

Ao longo das páginas, os autores Charles K. Alexander e Matthew Sadiku escrevem de forma didática. Apresentam metodologia de ensino que tem como principal objetivo fazer com que os leitores exercitem seu senso crítico e saibam como analisar e interpretar problemas típicos da área.

Afinal, o setor de Engenharia Elétrica é promissor e oferece diversas oportunidades. Porém, pra se destacar como engenheiro eletricista e ganhar salário médio de R$ 7.243,92* é preciso se qualificar e desenvolver todas as habilidades necessárias pra uma carreira de sucesso.

Entre elas, flexibilidade e capacidade de se adaptar aos mais diversos cenários. O curso de Engenharia Elétrica aqui na Pitágoras é oferecido em diferentes modalidades de ensino. São elas presencial e semipresencial, que se trata do formato a distância, com atividades presenciais.

Antes mesmo de fazer vestibular, você pode exercitar seu poder de escolha e optar pela modalidade que mais se adequa à sua rotina e às suas possibilidades. Legal, né?

Tour pela prova do Enem

Ética para Engenheiros

Pra se tornar um profissional de sucesso, não basta dominar os princípios e aplicações da Engenharia Elétrica. Também é preciso ter atenção especial a aspectos como ética na profissão.

Por isso, investir em Ética para Engenheiros é a pedida pra saber mais sobre o tema mesmo antes de entrar pra faculdade. Na obra, os autores Arménio Rego e Jorge Braga detalham que a forte presença da Engenharia nas ações do dia a dia reforçam a importância do aspecto ético do engenheiro no exercício de suas funções.

A obra conta com dezenas de casos práticos e códigos de ética de diversas especialidades e países. Outro diferencial que torna esse livro indispensável pra sua biblioteca de futuro engenheiro eletricista são as dicas de livros, revistas e sites que os autores dão pra quem deseja se aprofundar.

A nova edição do livro vem ainda com o estatuto da ordem dos engenheiros, que tem normas de “deontologia profissional” e foi atualizado de acordo com a Lei n.º 123/2015.

Entre os temas que poderá acompanhar estão a responsabilidade ética dos engenheiros nas decisões da empresa, quais são as virtudes essenciais dos profissionais e o papel dos códigos de ética.

Instalações Elétricas

Se você está em busca de materiais de estudo de Engenharia Elétrica que sejam completos, o livro Instalações Elétrica não pode faltar. Escrita pelo professor Hélio Creder, a obra chega a sua 16ª edição ainda como um das principais referências bibliográficas na área.

Entre os temas abordados no livro estão como o uso de ferramentas computacionais, a exemplo do programa DIALux, apoiam a aprendizagem de projeções e instalações.

Sinais e Sistemas

Escrito por Alan Oppenheim e Alan Willsky, o livro Sinais e Sistemas está em sua 2ª edição, mas já é um clássico na área. Na obra, os autores trazem o conceito e a prática do tema com uma abordagem e didática que são diferenciadas.

Os sinais de tempos contínuo e discreto têm tratamento paralelo. Com isso, fica mais fácil aprender sobre as semelhanças e as diferenças entre esses dois tipos de sinais.

Não fique de fora dessa!

Agora que você já sabe mais sobre livros de Engenharia Elétrica, uma dica é ficar de olho de também na ementa e no guia de percurso do curso. Assim, você já tem acesso às referências bibliográficas que serão usadas antes mesmo de começar a faculdade.

Não se esqueça também de analisar a metodologia e a presença de fontes bibliográficas consagradas e inovadoras. Essa é a garantia de quem você está escolhendo uma faculdade de qualidade.

Está pronto pra dar um dos passos mais importantes pra se tornar um engenheiro eletricista? Então, não perca tempo e inscreva-se agora mesmo no vestibular Pitágoras!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados