Saiba tudo sobre a Faculdade de Engenharia de Software!

Teste vocacional rápido

Você se interessa por tecnologia e pensa em fazer Faculdade de Engenharia de Software? Então continue lendo este artigo para descobrir tudo o que precisa saber sobre essa graduação, antes de dar o primeiro passo para começar a construção de uma carreira de sucesso em uma área que está cada vez mais em alta!

Afinal, como é o curso de Engenharia de Software?

O curso de Engenharia de Software é do tipo bacharelado. Essa característica permite que os estudantes tenham contato com diversas matérias, que contribuem para que consigam uma graduação mais abrangente. Por conta disso, a duração dele é de no mínimo quatro anos, que são divididos em oito semestres. 

Durante este tempo, os alunos aprenderão os principais fundamentos da computação, com foco em construção, manutenção e gerenciamento dos softwares utilizados no dia a dia para os mais diversos fins. Além do mais, eles verão os conceitos mais importantes e as tecnologias mais recentes, ambos de extrema relevância para a área. 

Graças a todas essas características, a Faculdade de Engenharia de Software é uma ótima maneira de ingressar no mercado de trabalho na área de tecnologia, que está em alta e necessitando de mão de obra, ou até mesmo empreender e atuar como autônomo. 

A graduação em Engenharia de Software tem TCC ou horas complementares?

Sim, como qualquer outro curso de nível superior do tipo bacharelado, a Faculdade de Engenharia de Software exige a realização e apresentação a uma banca examinadora do TCC, sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, para que o estudante consiga ter acesso ao seu diploma. 

Além do mais, essa graduação exige o cumprimento de horas complementares, que são atividades que podem ser feitas desde o início do curso. 

Quais os conteúdos vistos na grade curricular de Engenharia de Software?

A graduação em Engenharia de Software conta com diversas disciplinas ligadas à área das ciências exatas e de tecnologia. Eles também vêem questões de direito, aprendem a analisar dados e até mesmo fazer o gerenciamento de qualidade dos softwares que estiverem desenvolvendo. 

Isso serve para garantir que os estudantes tenham uma formação completa e estejam preparados para enfrentar quaisquer desafios vistos no dia a dia da profissão. Dito isso, algumas das principais matérias da grade curricular desse curso são:

  • linguagem de programação; 
  • programação web; 
  • redes e sistemas distribuídos; 
  • arquitetura de software; 
  • algoritmos e programação estruturada; 
  • segurança em engenharia de software e muitas outras. 

Em quais modalidades é possível estudar Engenharia de Software?

Na Pitágoras, o curso de Engenharia de Software pode ser encontrado na modalidade de Educação à Distância, ou simplesmente EAD. Veja como ele funciona na prática!

EAD 

A graduação em Engenharia de Software na modalidade semipresencial tem a grande vantagem de oferecer aos alunos a flexibilidade para montar seu próprio horário de estudos. Isso porque todas as aulas são acessadas por uma sala de aula virtual chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou AVA, podendo ser vistas em qualquer horário e quantas vezes quiserem. 

A plataforma também conta com material didático em uma biblioteca virtual, exercícios, indicações de leituras complementares, tutores onlines e fóruns para discussão dos conteúdos das aulas com os colegas de classe. 

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

O estudante de Engenharia de Software EAD só precisará ir presencialmente até a faculdade duas vezes por ano, na época dos exames semestrais, ou nos casos em que a instituição solicitar a ida previamente. 

Perfil do estudante de Engenharia de Software: quais as características necessárias?

Um estudante de Engenharia de Software precisa, acima de tudo, ser uma pessoa com facilidade em lidar com tecnologia. Afinal, ele trabalhará diretamente com isso durante a graduação e pós formado. Além do mais, é importante saber inglês, pois a maioria das informações e atualizações da área são divulgadas neste idioma. 

Mas estas não são as únicas características necessárias para ter sucesso na área, veja algumas outras a seguir!

Gosta de analisar problemas

Um engenheiro de software precisa ter facilidade e gosto por analisar as situações, encontrar os problemas e, posteriormente, as melhores soluções para eles. Por isso, ele precisa estar atento aos detalhes, para não deixar passar nenhuma informação relevante e capacidade de tomar decisões em situações de estresse. 

Tem facilidade em lidar com números 

Sim, por trabalhar com linguagem de programação, é necessário que o estudante de Engenharia de Software tenha facilidade em trabalhar com números. Isso também exige bastante atenção por parte deles, especialmente quando o conhecimento for colocado em prática. 

Sabe lidar com mudanças 

A área de Engenharia de Software, como as outras de tecnologia, muda com frequência, com novas atualizações surgindo diariamente. Por isso, esse profissional precisa estar preparado para passar por constantes mudanças, sejam nos projetos ou na maneira como eles estão sendo desenvolvidos.  

Quais atividades um engenheiro de software executa no dia a dia?

Não é possível descrever de maneira 100% correta como é a rotina de um engenheiro de software no mercado de trabalho. Isso porque as atribuições desse profissional variam de acordo com o local que ele escolheu trabalhar, nível hierárquico e até mesmo se ele possui alguma especialização. 

No entanto, para quem está pensando em seguir essa carreira, nós separamos a seguir algumas atribuições gerais que podem fazer parte da rotina desse profissional. São elas:

  • projetar não apenas softwares, mas aplicativos e outros tipos de sistemas para computadores; 
  • fazer o gerenciamento dos projetos; 
  • realizar testes de qualidade antes que eles sejam entregues ao usuário final; 
  • fazer a manutenção dos softwares; 
  • fazer arquitetura de software, etc. 

É importante destacar que todas essas atividades são essenciais para o dia a dia de qualquer empresa atualmente, já que todos os processos estão sendo feitos através dos computadores. Por isso, esse profissional é importante e bastante requisitado pelo mercado. 

Quer estudar Engenharia de Software? Então venha para a Pitágoras!

A Pitágoras é a melhor opção para começar a sua Faculdade de Engenharia de Software agora mesmo. A instituição, que é referência quando se trata de ensino superior, está presente em diversos estados brasileiros e conta apenas com professores altamente qualificados no seu corpo docente. Tudo isso em conjunto com uma infraestrutura de ponta para oferecer apenas o melhor aos seus alunos. 

Não precisa ficar com medo das mensalidades, pois a Pitágoras cobra valores acessíveis e ainda conta com bolsas de estudos e outros descontos especiais para que você possa concluir sua graduação sem passar por sufoco e ainda oferece apoio para ingressar no mercado de trabalho em pouco tempo. 

Não perca tempo e faça hoje mesmo a sua inscrição no vestibular e dê o primeiro passo para a realização do seu sonho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.