Qual é salário do formado em Engenharia de Produção?

engenheiros de produção

Já reparou que as empresas e as indústrias de hoje funcionam de maneira cada vez mais sofisticada? Tudo isso graças às máquinas modernas que deixam suas redes complexas e oferecem produtos bem melhores aos seus clientes. Mas esse benefício vem com um preço: elas precisam de especialistas pra organizar seus processos. É aí que entra o engenheiro de produção.

Assim como os outros tipos de Engenharia, esse profissional não pode faltar no mercado e na sociedade. Por isso, a área está entre as profissões mais bem-pagas da atualidade. O salário em Engenharia de produção atrai estudantes de diversos lugares do país. É o seu caso?

Se você quer informações sobre quanto ganha o engenheiro de produção e outras características desse campo, está no lugar certo! É só seguir a leitura que a gente te conta tudinho!

Como está o mercado de trabalho de Engenharia de Produção?

Em um mundo com mudanças pra todos os lados, a visão ampla do engenheiro de produção fortalece ainda mais os processos dentro da empresa e ajuda a superar qualquer desafio.

Mas você sabe por que esse profissional é tão importante? Com seus conhecimentos, ele conquista a economia na indústria e muitos outros lugares. No geral, a atuação dele reduz custos e aumenta a produtividade. É por isso que falamos que sua presença é obrigatória pra qualquer empreendimento.

A participação desse profissional é ainda mais solicitada num momento de crise, por causa da sua capacidade de gerenciar bem os recursos até em condições difíceis. É por isso também que o mercado da área fica bastante aquecido. Então, se você quer ser um engenheiro de produção, por respirar tranquilo: vai ter muitas oportunidades no mercado.

Sobre isso, temos mais uma dica! Na faculdade de Engenharia de Produção da Pitágoras, você vai ser preparado pra ter acesso às melhores vagas anunciadas. Temos uma grade curricular que busca aproximar o aluno da realidade do trabalho. Assim, além de ganhar um conhecimento teórico de qualidade, você ainda pode mandar bem na prática — e tudo isso com várias formas de ingresso!

A gente também conta com os benefícios do Canal Conecta, uma plataforma exclusiva pra buscar empregos e estágios. Você recebe apoio o tempo todo pra seguir seu caminho com facilidade, acumular experiências importantes e, é claro, alcançar o sucesso profissional!

Em pouco tempo de estudo em uma faculdade de excelência, você já tem vários retornos positivos, sabia? Depois de formado, vai poder exercer a profissão com segurança, sabendo que o engenheiro de produção é muito requisitado em vários setores.

Qual é a média salarial?

O salário em Engenharia de Produção é de R$ 8.341,37 bem acima de outras áreas, né? Se você já acha esse valor alto, espera só pra ver o teto da profissão: R$ 17.932,32!

O atrativo da área no sentido financeiro é tão grande que, mesmo entre as engenharias, ela é uma das mais bem-pagas. Se você tiver a experiência que as empresas querem e as competências certas pra tornar seu trabalho estratégico, pode ganhar um salário superior aos de Engenharia Civil e Mecânica.

O bom é que existe até uma garantia legal de remuneração, na Lei 4.950-A/66. Ela determina um piso salarial pra profissionais com diploma em algumas áreas, como o engenheiro e o arquiteto. A quantia varia com a carga horária:

  • jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos;
  • jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos;
  • jornada de 6 horas: 6 salários mínimos.

Quais são as habilidades exigidas?

A gente aposta que você já estava pensando que uma área com tantas vantagens vai exigir certas habilidades, né? Como todo bom profissional de Exatas, você vai precisar ter afinidade com a matemática e suas tecnologias ao escolher Engenharia de Produção. Também entram pra lista a facilidade com problemas de lógica e uma capacidade aguçada de analisar situações.

O engenheiro de produção deve ser versátil, porque seu trabalho do dia a dia vai do campo técnico até o gerencial. Além disso, você ganha muitos pontos se souber agir com rigor e planejamento, já que vai ser responsável por muitas tarefas desafiadoras de organização.

Também vale demais saber trabalhar em equipe e compartilhar aprendizados e treinamentos. Ser dinâmico e reagir bem a imprevistos também são características que te colocam em destaque.

Pra resumir, algumas habilidades desejadas no profissional da área são:

  • conhecimento matemático e físico;
  • raciocínio lógico;
  • boa capacidade de análise;
  • versatilidade;
  • disciplina e planejamento;
  • trabalho em equipe e bom networking;
  • didatismo pra treinamentos;
  • afinidade com tecnologias;
  • dinamismo.

Vale a pena dar uma olhada nessa lista e entender se ela combina com seu perfil. Mas não precisa se preocupar se não tiver todas essas características! Aqui na Pitágoras, a gente vai te ajudar a trabalhar essas habilidades ao longo do curso, por meio de disciplinas específicas e experiências práticas. Às vezes, você só precisa de apoio e incentivo pra expressar suas qualidades.

Quais são as áreas de atuação em alta?

A Engenharia de Produção é uma atividade-chave pra quase todas as práticas de trabalho da atualidade. Ela também é aliada de outras disciplinas e tecnologias pra oferecer flexibilidade às pessoas. É por isso que existe uma grande quantidade de formas de atuação possíveis.

Quando você se formar na área, vai encontrar portas abertas em diversos lugares do mercado — de pequenas a grandes empresas, no setor público e privado. Pode contribuir pra organização das rotinas administrativas e processos em diferentes funções.

A gente falou muito de indústrias ou fábricas, mas não pense que são os únicos lugares em que você vai poder trabalhar, combinado? Mesmo em um hospital, por exemplo, você vai ser responsável por definir o jeito mais eficaz de organizar pessoas e aparelhos pra atender às demandas de tratamentos.

Quer conhecer mais algumas possibilidades? Olha só:

  • operações e processos da indústria;
  • planejamento e controle da produção;
  • manutenção e segurança da produção;
  • organização de ambientes empresariais;
  • fluxos de entidades financeiras;
  • estruturação de serviços em geral;
  • logística;
  • controle de qualidade e segurança;
  • sustentabilidade.

Viu só como a área tem oportunidades incríveis de atuação? Além dos altos salários na Engenharia de Produção, nem mesmo a economia vive sem esse profissional! Por isso, prestígio e reconhecimento social vão fazer parte da sua vida se você escolher essa carreira.

E então, gostou de conhecer as vantagens da área de Engenharia de Produção? Então, não perca tempo e se inscreva já no nosso vestibular! Vamos construir juntos uma carreira promissora pra você?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.