Engenharia de Produção ou Engenharia Civil, qual a diferença?

engenharia de produção ou civil

Pela importância e tradição na sociedade, a profissão de engenheiro é sinônimo de reconhecimento profissional e boas colocações no mercado de trabalho. Essas características levam muitos estudantes a buscarem essa carreira. Esse é o seu caso? Então, saiba que está no caminho certo!

Mas é importante definir qual área seguir, e um dilema muito comum de quem está com dúvida é escolher entre Engenharia de Produção ou Civil. Pra decidir com tranquilidade, é necessário conhecer como são os cursos, as áreas de atuação e o que cada profissional faz no seu dia a dia de trabalho.

Pra responder todas as perguntas, não deixe de acompanhar este post! Com estas informações, ficará mais fácil saber a diferença entre Engenharia Civil ou Produção e qual a melhor pra você!

Como é o curso de Engenharia Civil e o que o profissional faz?

Se você quer saber tudo sobre o curso de Engenharia Civil, saiba que a graduação é do tipo Bacharelado e pode ser feita na modalidade de ensino presencial e semipresencial aqui na Pitágoras. A grade curricular conta com disciplinas generalistas nas áreas de Química, Matemática e Física.

Elas permitem ao estudante ter um novo olhar sobre os espaços urbanos de maneira a buscar soluções boas e sustentáveis em seu projeto. Aliás, uma grande preocupação na Pitágoras é propiciar um conteúdo atualizado em relação às novas tecnologias do ramo, considerando questões como desenvolvimento sustentável.

Assim, as principais matérias de Engenharia Civil são:

  • Tecnologia da construção civil;
  • Projeto arquitetônico para Engenharia Civil;
  • Resistência dos materiais;
  • Materiais de construção civil;
  • Saneamento básico;
  • Gestão e saneamento ambiental.

Os profissionais são responsáveis por executar, supervisionar e projetar obras de vários portes, como construção de uma residência ou um grande empreendimento. A habilidade com cálculos é fundamental pra uma carreira de sucesso.

Além disso, na construção civil não há espaço pra erros. Assim, tudo deve ser bem calculado pra garantir a estabilidade das construções, de maneira que a segurança dos usuários e trabalhadores não seja colocada em risco.

Com um vasto campo de atuação, a faculdade de Engenharia Civil te prepara pra atuar em muitos segmentos, como transporte, saneamento ou estrutura dos solos. Quem optar por essa área encontra um mercado de trabalho em constante evolução, bastante aquecido e com uma média salarial que enche os olhos: R$ 7.385,24* pra uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Como é o curso de Engenharia de Produção e quais as atividades desenvolvidas pelo profissional?

O curso de Engenharia de Produção dura cerca de 5 anos e tem o objetivo de formar profissionais capazes de gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais. Pra isso, é preciso ter uma visão global das atividades, conhecendo a fundo como funciona os recursos necessários, as etapas da produção e as pessoas envolvidas.

A faculdade de Engenharia de Produção é multidisciplinar, capacitando os alunos em vários setores da economia. Aqui na Pitágoras, a grade curricular é bem generalista e, assim, os estudantes saem daqui com as competências importantes pra qualquer área de atuação nesse mercado.

As principais disciplinas são:

  • Desenvolvimento de produto;
  • Legislação, segurança do trabalho e meio ambiente;
  • Gerenciamento da cadeia de suprimento;
  • Gerenciamento e controle de qualidade;
  • Gestão de operações e serviços.

Sabia que após a conclusão do curso você encontrará excelentes oportunidades de trabalho e que esse é um dos tipos de Engenharia com as melhores remunerações? O salário do formado em Engenharia de Produção é de R$ 7.806,29*, mas você pode aumentar os ganhos ao focar em sua formação.

Por isso, o primeiro passo é escolher uma faculdade de prestígio. Na Pitágoras, você encontra um corpo docente de qualidade e preparado pra te ensinar tudo sobre os cursos. Além disso, temos vários diferenciais, como formas de ingresso facilitadas, bolsa de estudos e aulas práticas com todos os materiais e equipamentos necessários pra uma formação completa.

Quais são as principais áreas da Engenharia Civil?

Após concluir o curso, os formados estarão preparados pra lidar com muitos tipos de situações. Os profissionais podem atuar na gestão de materiais, projetos, segurança, obras etc. Veja, a seguir, algumas possibilidades de especialização.

Geotecnia

Com um conhecimento detalhado sobre composição e estrutura dos terrenos, o profissional faz cálculos pra medir o comportamento do solo. A partir de análises, ele mensura a eficiência e a segurança da abertura de túneis e de escavações.

Saneamento básico

Nessa área, o engenheiro civil busca a maneira mais eficiente de implantar o sistema de esgoto e o saneamento de água. As principais atividades desenvolvidas são o controle do impacto das obras, o seu licenciamento e o planejamento do uso dos recursos hídricos.

E da Engenharia de Produção?

Os engenheiros de produção deixaram de atuar somente na indústria automobilística e passaram a assumir vários postos de trabalho. Confira, a seguir, algumas áreas da Engenharia de Produção.

Logística

Nesse ramo, os profissionais lidam com a melhoria de processos relacionados à movimentação e ao transporte de matérias-primas. Por meio da cadeia produtiva, é possível garantir que todos os itens estejam disponíveis quando solicitados.

Engenharia de Qualidade

Nessa especialidade, o engenheiro de produção desenvolve e usa ferramentas qualitativas e quantitativas pra controlar a qualidade dos produtos. As tarefas do profissional incluem a implementação do controle estatístico e o uso de ferramentas voltadas pra confiabilidade.

Qual profissão compensa mais?

Se você chegou até aqui, já percebeu as semelhanças e diferenças entre os perfis desses engenheiros. Ambos, por exemplo, trabalham em prol da incorporação tecnológica aos processos cotidianos. Aliás, a capacidade de inovação é um requisito bastante valorizado pelo mercado.

Além disso, os profissionais devem saber dialogar com diferentes públicos. Uma diferença é que o curso de Engenharia Civil é mais voltado pra área de Exatas, e a Engenharia de Produção conta com disciplinas de humanas em sua grade curricular.

As duas profissões são prestigiadas, e o mercado de trabalho é muito aquecido, com oportunidades de emprego pra vários setores. Por isso, se você ainda está em dúvida sobre qual escolher, pesquise mais sobre as duas graduações, observando aspectos como grade curricular, habilidades e afinidade com a carreira.

Escolha a que combina mais com seu perfil!

Agora que você já conhece as diferenças entre Engenharia de Produção ou Civil, lembre-se que essas carreiras são muito promissoras e apresentam ótimos salários. No momento de escolher a instituição de ensino, opte por aquela que seja reconhecida e que tenha um corpo docente especializado.

Gostou deste conteúdo e quer estudar Engenharia Civil ou de Produção em uma faculdade de qualidade? Então, inscreva-se no vestibular Pitágoras!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content