Engenharia de Minas: considere essa opção promissora de graduação

Engenharia de Minas é um curso de graduação pouco conhecido entre os estudantes, mas que hoje faz parte de uma das atividades mais competitivas e bem-remuneradas do mercado. A falta de profissionais capacitados e a oferta de vagas chamam atenção de quem busca uma colocação no mercado de trabalho.

Mas, afinal, o que é a Engenharia de Minas? O que faz este profissional? Quanto tempo dura o curso de graduação? Quais são as matérias estudadas e quanto custa para estudar? Ainda, qual o perfil do profissional que atua no setor? Neste artigo, você vai ter acesso a um panorama completo sobre o curso de Engenharia de Minas!

Além de entender como funciona essa graduação e saber porque ela é considerada uma das melhores profissões para trabalhar, você vai conhecer o mercado de trabalho e saber tudo o que é necessário para começar a trabalhar como um engenheiro ou engenheira de minas. Confira!

Como é a graduação em Engenharia de Minas?

O Brasil é um dos maiores produtores de minerais do mundo, e o engenheiro de minas desempenha seu trabalho nesse mercado, realizando atividades como estudos e pesquisas sobre reservas minerais, tipos e utilidades de minérios.

Engenharia de Minas é um ramo da Engenharia que estuda tecnologias e métodos de aproveitamento de minérios e que, atualmente, é considerada uma das melhores profissões para trabalhar

Os minérios são encontrados nas minas, e é daí que vem o nome do curso, que compreende atividades que vão desde a extração de minérios até a prospecção de recursos e processos de refinamento e tratamento.

A graduação de Engenharia de Minas forma profissionais aptos para realizar pesquisas e estudos sobre a qualidade e utilidade dos minérios. Na rotina profissional costumam trabalhar em conjunto a outros experts — como os geólogos — realizando pesquisas para localização de áreas onde possam existir depósitos de minerais.

Os engenheiros identificam qual a composição dos minérios que estão presentes nos depósitos, assim como a extensão e localização das minas. A grade curricular dessa graduação tem como base matérias da Química, Física e Matemática.

O curso de Engenharia de Minas é uma excelente opção para as pessoas que têm facilidade e familiaridade com matérias exatas como Matemática, Física e Química. Ao longo do curso, o graduando também terá contato com conteúdos como topografia, mineralogia, geologia e legislação ambiental.

Qual é o perfil do aluno de Engenharia de Minas?

Afinal, para que tipo de pessoa é interessante considerar a formação em Engenharia de Minas? Qual é o perfil do profissional de Engenharia?

De uma forma geral, assim como em outras Engenharias, a formação é recomendada para pessoas que tenham afinidade com matérias como Matemática, Física e Química.

Outra característica essencial do profissional que trabalha no mercado de mineração é a capacidade de entender o meio ambiente e a consciência de preservação. O engenheiro de minas deve ser uma pessoa com interesse em utilizar os recursos naturais de forma sustentável, sempre visando o respeito ao meio ambiente.

Um profissional de Engenharia de Minas também precisa ser uma pessoa curiosa e interessada, que busca formação e conhecimentos constantemente. Isso porque a área exige dele acompanhar os avanços científicos do setor e se manter atualizado a respeito das novas tecnologias e soluções no segmento de mineração.

Além do conhecimento técnico, as empresas apontam algumas características consideradas importantes nos profissionais de engenharia. Confira quais são elas:

  • facilidade de adaptação à mudanças na rotina;
  • domínio de outros idiomas como inglês e espanhol;
  • organização no ambiente de trabalho;
  • comprometimento com a qualidade;
  • facilidade para trabalhar em equipe;
  • iniciativa para tomar decisões;
  • domínio no uso de ferramentas tecnológicas comuns à rotina de trabalho;
  • habilidade para economizar recursos e otimizar atividades;
  • ética;
  • capacidade de resolver problemas;
  • capacidade de planejamento;
  • preocupação com segurança do trabalho.

Outra qualidade valorizada entre os profissionais da área de Engenharia de Minas é a inteligência emocional. Essa é uma característica valorizada em qualquer profissão e que está associada ao equilíbrio emocional. Com essa habilidade, a pessoa tem condições de lidar com os desafios e as dificuldades da rotina de trabalho.

Embora a Engenharia de Minas não seja caracterizada como um ambiente de trabalho de pressão, o bom profissional deve estar preparado para enfrentar os desafios como cobranças por resultados e relacionamento com os colegas de trabalho.

Qual é o tempo de formação em Engenharia de Minas?

A Engenharia na Pitágoras é formada por um rol de cursos de graduação que incluem a Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia de Minas.

A Engenharia de Minas é um curso com duração média de 5 anos, período no qual o aluno faz uma imersão em conteúdos técnicos aprofundados, que vão conferir o conhecimento necessário para desempenhar a função de forma eficaz e alinhada com as expectativas do mercado.

Pra ingressar no ramo, é preciso se qualificar e buscar por uma instituição de ensino de qualidade pra iniciar os estudos de nível superior. Vale destacar que você deve buscar por uma instituição de ensino superior que ofereça todo o suporte na graduação, com corpo docente formado por professores capacitados e abordagem multidisciplinar, contemplando todos os desafios e as práticas da sua rotina profissional.

Quais são as principais matérias da grade de Engenharia de Minas?

A grade curricular de Engenharia de Minas é composta por dois tipos de conteúdos: os conteúdos básicos e os específicos. As disciplinas específicas já são abordadas no início do curso e incluem Química e Ciência de Materiais, Caracterização Mineralógica e Tecnológica de Minério e Topografia e Georreferenciamento.

Conheça um pouco mais a respeito de algumas matérias abordadas ao longo da graduação de Engenharia de Minas na Pitágoras!

Topografia

A Topografia é a área que estuda a superfície terrestre, suas formas e característica. A palavra é originária do grego topos que significa “lugar”, e graphen que significa “descrever”.

Na matéria de Topografia o estudante de Engenharia de Minas vai aprender a descrever superfícies terrestres, suas formas, coberturas vegetais e elevações que são representados por meio de mapas.

Química e Ciência de Materiais

Química é uma matéria importante dentro do curso e conhecida dos estudantes. Dentro da Engenharia de Minas, ela atua no estudo da composição, da estrutura, da propriedade e das mudanças da matéria durante a ocorrência de reações químicas.

Já a Ciência de Materiais, como o próprio nome sugere, estuda as propriedades dos materiais (especialmente os minérios), a relação entre a estrutura dos mesmos e suas características.

Geologia Estrutural

A Geologia Estrutural, ou Estrutura Geológica, é uma matéria focada no estudo do formado das rochas, os processos de deformação e distribuição espacial, além dos que produzem estruturas geológicas.

Esse conteúdo é fundamental na formação técnica do engenheiro de minas, pois permite entender como se dá a formação e a deformação das rochas sob a ação de forças.

Prospecção Geofísica

A matéria de Prospecção Geofísica aborda o estudo de grandes volumes de terreno e permite ao futuro engenheiro compreender mecanismos de trabalho que vão ajudar nas atividades de medida de campos físicos, coleta de amostras e furação de terrenos.

Pesquisa mineral

Nessa matéria, você vai aprender como determinar e avaliar a existência de uma jazida de minerais e a viabilidade de instalação e operação no local. Do ponto de vista prático, é um conteúdo estratégico importante para a execução do trabalho do engenheiro de minas.

Mecânica das Rochas

A ciência da Mecânica das Rochas estuda o comportamento mecânico de rochas e de maciços rochosos, ou seja, estuda a resposta desses corpos aos campos de forma a que os mesmos são sujeitados.

Desenvolvimento Mineiro

A matéria estuda uma das fases da mineração. No Desenvolvimento Mineiro, o aluno aprende sobre trabalhos de infraestrutura visando facilitar a lavra de jazidas minerais. A lavra de jazida mineral é o processo de abertura de uma jazida onde a mina entra em contato com a superfície terrestre.

Estabilidade de Escavações Subterrâneas

Além de realizar uma escavação, o profissional precisa estar tecnicamente preparado para avaliar questões de suporte, segurança, revestimento, tratamento e monitoramento da área.

Na matéria de Estabilidade, o aluno vai ter acesso a uma abordagem completa sobre a construção de escavações e análise de eventuais riscos durante o seu uso. Além disso, vai saber como realizar a manutenção desses riscos usando dispositivos específicos ou revestimentos próprios.

Legislação Ambiental

Os conteúdos de Legislação Ambiental são de suma importância na formação do engenheiro de minas, já que trazem o conhecimento necessário para uma atuação em consonância com a lei.

Nessa cadeira o aluno estuda leis, decretos, normas e resoluções em vigor acerca do funcionamento das empresas e da conduta que deve ser adotada em prol da preservação do meio ambiente.

Como o trabalho do engenheiro de minas está diretamente atrelado ao manuseio de minérios, disponíveis no meio ambiente, o profissional precisa ter o conhecimento completo acerca das suas obrigações no âmbito da legislação ambiental.

Quais são as possibilidades profissionais para quem se forma em Engenharia de Minas?

O mercado de trabalho para os profissionais que se formam em Engenharia de Minas é bastante promissor. O nosso país tem um alto potencial mineral em razão da extensão territorial e da variedade de tipos de solos que podem ser explorados.

Para você ter uma ideia, hoje o nosso país é um dos maiores produtos e exportadores de minérios de ferro do planeta.

As empresas que contratam profissionais de Engenharia de Minas são as mineradoras. Porém, o profissional pode ter acesso a oportunidades também em áreas do cimento, carvão, petróleo, químicos e fertilizantes.

Confira a seguir algumas oportunidades e segmentos de atuação do engenheiro de minas.

Prospecção de jazidas

Na área de prospecção de jazidas, o engenheiro de minas atua em conjunto a outros profissionais, como os geólogos. A rotina de trabalho consiste na realização de pesquisas para localização de áreas de depósitos minerais.

As pesquisas incluem a identificação da composição dos minérios presentes nesses depósitos, bem como a localização e extensão de minas.

Exploração de minas

A exploração de minas é uma atividade mais estratégica e voltada para a análise técnica e econômica da viabilidade de extração de minérios de uma mina. O engenheiro que atua com exploração de minas elabora um plano que avalia os equipamentos necessários para a atividade, bem como recursos materiais e humanos que devem ser utilizados.

Depois de realizada a operação de extração, o engenheiro realiza ainda a identificação e separação dos minerais para que os mesmos sejam redirecionados para as indústrias que os utilizarão.

Beneficiamento e processamento de minerais

Outra área em que o engenheiro de minas pode atuar é no beneficiamento e processamento dos minerais. Aqui, suas atividades incluem o acompanhamento e supervisionamento de processo de tratamento dos minérios, além do desenvolvimento de novos métodos para sua reciclagem ou reutilização.

O trabalho do profissional é estabelecer estratégias visando uma extração que cause o mínimo possível de impacto no meio ambiente.

Estudos sobre mecânica das rochas

Outra área de atuação, inclusive sobre a qual mencionamos nas matérias estudadas ao longo do curso, está a mecânica das rochas.

O engenheiro pode trabalhar diretamente no desenvolvimento de estudos sobre a mecânica dos compostos rochosos, buscando compreender o comportamento mecânico dos minerais e de que forma esse comportamento pode afetar estruturas como galerias e túneis de minas.

Qual é a média salarial para o segmento de Engenharia de Minas?

Considerada uma das Engenharias mais promissoras para o futuro, a remuneração nessa área é bem atrativa, sendo que está entre os mais altos salários das Engenharias. Nesse sentido, a média salarial de um engenheiro de minas gira em torno de R$ 10 mil*.

Vale destacar que a Lei 4.950/66 estabelece um teto mínimo de remuneração salarial para profissionais que atuam nos segmento de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Química. Dessa forma, as empresas que contratam esses profissionais precisam atuar em sinergia com esses tetos mínimos de salário.

  • teto mínimo de engenheiros com jornada de 6 horas : 6 salários mínimos;
  • teto mínimo de engenheiros com jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos;
  • teto mínimo de engenheiros com jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos.

Lembrando que esses são os mínimos e os salário variam de acordo com a empresa regisão do país e grau de experiência do engenheiro. Naturalmente, no início da carreira o salário é inferior, e a tendência é que ele aumente com o passar dos anos. De acordo com pesquisas do Glassdoor, grandes empresas como a Vale e a ArcelorMittal chegam a oferecer remunerações que alcançam o patamar de R$ 15 mil*.

Lembrando que a remuneração é compatível com a qualidade e responsabilidade do cargo, o engenheiro precisa ter as habilidades técnicas e competências necessárias para exercer suas atividades com criatividade, senso crítico, capacidade analítica, flexibilidade e capacidade para solucionar problemas.

No Brasil, a profissão de engenheiro de minas é regulamentada e para se candidatar a vagas é necessário ter formação em nível superior em curso reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

Como se tornar um bom engenheiro de minas?

O período de formação na faculdade é um momento importante para o aluno, etapa na qual você deve se dedicar à sua capacitação e aprofundamento técnico nos conteúdos que vão fazer parte das atividades diárias.

Além do conhecimento técnico, como destacamos anteriormente, competências como habilidade de contornar situações adversas, capacidade de trabalho em equipe, adaptabilidade, capacidade de resolver problemas, capacidade de negociação, liderança, segurança e capacidade de síntese são fundamentais. Se você não tiver, comece a desenvolver tais habilidades.

Um bom engenheiro de minas precisa ainda ter um ótimo raciocínio matemático, dedutivo e analítico. Durante a faculdade, dedique-se muito aos conteúdos de Matemática, Física e Química — eles servirão como base para toda a sua formação e vão ajudar na compreensão dos demais conteúdos.

Aproveite o contato com os professores para absorver o máximo de conhecimento possível, inclusive com a experiência profissional dos mesmos. Eles vão ser a sua primeira referência de mercado e estão ali para ajudar no seu processo de aprendizagem.

Além disso, seja participativo, faça visitações à empresas, realize os estágios, participe de projetos, seminários e demais atividades extracurriculares.

No seu estágio supervisionado, tente buscar vagas em empresas grandes do mercado, geralmente elas oferecem programas de estágio para alunos que estão em diferentes períodos do curso de Engenharia de Minas.

Durante o estágio demonstre o seu interesse, seja responsável e aja com proatividade, essas características são valorizadas e podem até mesmo representar para a empresa a oportunidade de efetivá-lo.

Aproveite esse momento de estágio para conhecer novas pessoas e absorver o exemplo e a experiência dos bons profissionais. Ao longo da sua carreira você pode reencontrar esses colegas e sua forma de trabalhar vai ser uma ferramenta de contatos e futuras oportunidades.

Depois de concluída a sua graduação, esteja ciente de que você ainda tem muito que aprender. Por isso, mesmo formado, saiba observar, analisar, absorver informações, aprendizados e boas práticas.

Uma dica importante é manter-se constantemente atualizado, realizando cursos de educação continuada, pós-graduação e participação em seminários e conferências. O profissional precisa se manter por dentro do que há de mais novo no seu mercado e na Engenharia de Minas sempre há algo novo para aprender.

Ao longo da carreira, prepare-se para enfrentar os desafios e esteja aberto a oportunidades. O principal responsável pelo seu sucesso na carreira é você mesmo, portanto, aproveite esse momento de formação para começar a construir a sua trajetória como engenheiro de minas.

Está em dúvida se a faculdade Pitágoras é boa? Saiba que aqui você encontra suporte para desenvolver todas essas competências valorizadas pelo mercado de trabalho. No próximo tópico, veja algumas das vantagens de estudar com a gente!

Como acessar as melhores oportunidades para atuação em Engenharia de Minas?

Como você pôde ver, o mercado de Engenharia de Minas oferece muitas possibilidades para os profissionais. Para começar a se preparar e construir uma carreira de sucesso é essencial buscar o suporte de instituições de ensino de qualidade.

Aqui na Pitágoras, oferecemos diferentes modalidades de ensino e metodologias inovadoras nas melhores Engenharias disponíveis no ensino superior. Nossos alunos ainda contam com um portal exclusivo e gratuito pra encontrar as melhores vagas: o Canal Conecta.

Se tornando um aluno Pitágoras, você também pode acessar as Trilhas de Carreira, que é um programa voltado para a realização de atividades extracurriculares, uma estratégia importante na formação do engenheiro de minas.

No trilhas de carreira o aluno acessa mais de 60 opções de cursos gratuitos e online que vão ajudá-lo a formar um currículo e desenvolver algumas competências fundamentais para o exercício de sua futura profissão.

Nós prezamos pela qualidade e excelência em todo o processo de formação acadêmica. Por isso, os nossos alunos têm acesso a um grupo de professores altamente capacitados e suporte multidisciplinar durante toda a formação.

O objetivo da Pitágoras não é apenas ensinar, mas também preparar nossos alunos para o mercado de trabalho, para que eles consigam formar carreiras de sucesso e ajudar a construir o futuro do nosso país.

Com mais de 20 anos de atuação no setor de educação, a faculdade Pitágoras é um dos estabelecimentos de ensino mais respeitáveis do Brasil. As evidências de sua qualidade são muitas, refletindo-se em elementos de caráter estrutural ou técnico.

A instituição também tem um excelente custo-benefício, oferecendo cursos de elevado nível a custos acessíveis. Por esses e outros fatores, atrai a atenção de candidatos de diversas partes do país e contribui para o sucesso profissional de estudantes e o desenvolvimento social de toda a comunidade.

Se você chegou até aqui, é porque está interessado no assunto e comprometido com a sua formação profissional. O primeiro passo da sua carreira já foi dado, agora você conhece melhor as características do curso de Engenharia de Minas, as capacidades técnicas e competências necessárias para o cargo, o salário, mercado de trabalho e desafios da profissão.

Com as nossas dicas, você também já está pronto para começar a investir em instituições de ensino alinhadas com as suas expectativas e as necessidades do mercado. Buscar o suporte de uma faculdade que ofereça todas as ferramentas para ter uma carreira de sucessos vai fazer toda a diferença na sua jornada.

Agora é com você!

Na Pitágoras, com o Canal Conecta, as Trilhas de Carreira, as Certificações disponíveis com parceiros, a grade curricular atualizada e um time de professores de peso, você terá acesso a todo arsenal para uma boa formação em Engenharia de Minas.

A faculdade de Engenharia de Minas te interessou e você quer se tornar um profissional da área? Então, agora é o momento de dar o seu segundo passo nessa jornada! Inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.