O que faz um profissional de Engenharia Civil?

engenheira civil

Quando o final do ensino médio vai chegando, também se aproxima a hora de escolher qual carreira seguir. Muitos jovens procuram saber como algumas profissões atuam, e aquele pessoal que gosta da área de construção se pergunta o que faz um profissional de Engenharia Civil.

Esse é o seu caso? Então pode comemorar. Nós da Pitágoras preparamos este post para falar mais sobre o assunto. Veremos o que faz um engenheiro civil, em quais áreas atua e qual é o perfil do estudante do curso. Curtiu a ideia e está querendo fazer faculdade de Engenharia Civil? Acompanhe e tire as suas dúvidas!

O que faz um profissional de Engenharia Civil?

Um profissional de Engenharia Civil, normalmente, é responsável por gerenciar suas obras. Então ele faz visitas regulares, dimensiona os custos, coordena e fiscaliza as equipes, controla os cronogramas e trabalha de perto com os profissionais da área de arquitetura envolvidos no projeto.

Outras atividades importantes do engenheiro civil são:

  • analisar mapas, relatórios e outras informações dos projetos;
  • manter contato direto com o cliente;
  • testar materiais, como asfalto, aço e cimento, e a resistência dos solos para suportar todas as estruturas das obras;
  • conduzir as reuniões com fornecedores e clientes, alinhando as duas partes;
  • fazer o follow-up com os fornecedores em relação às entregas;
  • participar de inspeções, podendo supervisionar toda a obra;
  • calcular os custos da construção, considerando seus riscos ambientais e outros pontos;
  • usar softwares de Engenharia Civil para entender bem todos os elementos da obra.

Sabe como você pode conquistar as competências necessárias para executar essas funções? Em uma faculdade de excelência! Ao estudar na Pitágoras, você vai aprender a fazer tudo isso e muito mais.

Aqui, você encontra formas de ingresso facilitadas, avaliação continuada, professores qualificados e que ajudam no networking profissional. Além disso, ainda tem benefícios exclusivos, como o Canal Conecta, para encontrar um trabalho, estágio ou trainee.

Em quais áreas da Engenharia Civil ele pode atuar?

Com média salarial de R$ 2.777,35 ao se formar, o profissional consegue oportunidade em várias áreas da Engenharia Civil. Confira algumas delas logo abaixo!

Construção urbana

Essa é a primeira atuação que vem à nossa cabeça quando pensamos o que um engenheiro civil faz, não é mesmo? E, sim, o profissional pode atuar fazendo projetos, construções e reformas de casas, prédios, pontos comerciais e residenciais, além de empreendimentos maiores, como shoppings, estádios, parques e aeroportos. Legal demais, não é?

Fundações e estrutura

Outra atuação do engenheiro civil está em fazer o planejamento e projeto de estruturas e fundações que apoiem as construções e as obras, sendo de aço, concreto e até madeira.

Supervisão e coordenação de obra

Engenheiros civis também podem cuidar da manutenção de prédios, assim como sua ocupação, padrão de qualidade e uso de solo.

Projetos hidráulicos e recursos hídricos

Aqui, o profissional pode projetar, gerenciar e executar obras relacionadas aos recursos hídricos, como rios, lago e lagoas, com construções de barragens, canais, sistemas de irrigação, reservatórios, obras costeiras e até de drenagem.

Análise de aspectos artístico-culturais e técnicos

Como atuação menos óbvia, é possível analisar aspectos artístico-culturais e técnicos, como o planejamento de uma estrutura para festivais de música, exposições e eventos que necessitem de palcos e algumas construções temporárias.

Aprovação e padronização de projetos de construção

Por último, dá para atuar trabalhando na padronização e gestão de processos com a finalidade de conseguir uma aprovação, seja do cliente ou de uma instituição governamental, por exemplo.

Qual é o perfil de um profissional de Engenharia Civil?

Está se perguntando se você tem o perfil ideal para fazer faculdade de Engenharia Civil e trabalhar na área? É só dar uma olhada nas características que listamos abaixo e fazer essa reflexão. Vamos lá?

Gostar de matemática

Os tipos de Engenharia, em geral, pertencem à área das Exatas, tendo os números envolvidos em várias matérias de Engenharia Civil. Sendo assim, os profissionais utilizam muito os princípios do cálculo, da trigonometria e de vários outros tópicos de matemática avançada. Também é preciso saber analisar alguns dados e apresentar solução de possíveis problemas.

Conseguir resolver problemas complexos

Os profissionais de Engenharia Civil projetam construções de alta infraestrutura, em que muitas pessoas podem circular — como aeroportos e estradas. Por isso, quem quer seguir essa carreira precisa saber resolver problemas complexos, cheios de detalhes e variáveis.

Ser bom ao se comunicar verbalmente

Um engenheiro civil precisa conseguir se comunicar plenamente com planejadores urbanos, outros profissionais de arquitetura e Engenharia Civil também, paisagistas, além do pessoal de mão de obra direta que trabalha nos projetos.

Assim, quem quer seguir essa carreira precisa saber conversar com diversos públicos e escrever bem, de forma clara, para que a mensagem seja passada sem ambiguidades, não é mesmo?

Conseguir tomar decisões

O profissional de Engenharia Civil precisa estipular a viabilidade dos projetos em que vai trabalhar, principalmente em relação aos gastos financeiros e questões de segurança. Planejadores urbanos e regionais normalmente procuram por engenheiros para se aconselharem quanto à sua atuação.

Saber gerir projetos

Você sabia que somente os engenheiros civis licenciados podem assinar projetos de infraestrutura? Assim, é essencial que você se sinta seguro ao fazer monitoramentos e avaliações do trabalho que está sendo feito no local da construção.

Ser um bom líder

Por fim, é preciso ter entre suas características o famoso espírito de liderança. Isso porque esse tipo de profissional precisa ser capaz de liderar a mão de obra direta dos empreendimentos, os encarregados pelos orçamentos, os desenhistas, empreiteiros e preparadores, para que tudo saia como planejado e dentro do prazo.

É importante entender que todas essas atribuições e atuações precisam estar de acordo com as diretrizes do CONFEA. Além disso, é legal saber que, com uma boa faculdade e um ótimo estágio, o futuro engenheiro conseguirá desempenhar qualquer um desses papéis.

Conseguimos explicar o que faz um profissional de Engenharia Civil? Gostou do que leu? Então, não perca mais tempo e se inscreva em nosso vestibular! Com apoio de uma boa faculdade, seu futuro pode ser promissor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content