O que faz um Engenheiro Civil? Veja as principais funções em diferentes cargos!

engenheira civil

Teste vocacional rápido

Você já se perguntou o que faz um Engenheiro Civil ou ainda em quais cargos e setores esse profissional pode atuar? Pois saiba que essa dúvida é bem válida. Afinal, é importante saber onde você poderá trabalhar na hora de escolher uma graduação. 

Pensando em ajudar você a descobrir as respostas para essas perguntas, nós preparamos o artigo a seguir. Nele, nós trouxemos as principais áreas de atuação para engenheiros civis e ainda quais as funções deles em cada uma delas. Confira e aprenda um pouco mais sobre essa profissão!

Descubra o que faz o Engenheiro Civil em diferentes cargos e setores!

Sabia que um engenheiro civil não apenas trabalha em obras residenciais ou comerciais? Pois é, esse é um profissional bastante versátil e que pode atuar em diferentes cargos e setores. 

A seguir nós trouxemos para você quais são os principais e ainda explicamos quais as atribuições do engenheiro em cada um deles. Confira e aprenda um pouco sobre essa profissão!

  • Engenheiro Civil de maneira geral; 
  • Em saneamento;
  • Em infraestrutura de transportes; 
  • Em fundações e estruturas; 
  • Em gerenciamento de projetos.

Engenheiro Civil de maneira geral 

De maneira geral, um engenheiro civil é capacitado para fazer muitas coisas. Por exemplo, esse profissional transita entre todas as etapas de um processo de construção, desde a ideia inicial até a entrada dele para o cliente. 

Por isso, quem sonha em seguir essa carreira precisa estar preparado para comandar equipes, fazer o controle de qualidade do serviço e dos materiais utilizados, gerenciar os processos de compra e toda a logística de transporte e uso. 

Engenheiro Civil em saneamento 

Uma área bem importante da Engenharia Civil é a de saneamento urbano. O profissional que decide por seguir carreira nesse setor tem, entre as suas principais atribuições, a idealização, o acompanhamento e a fiscalização de redes de tratamento de esgoto. 

Porém, os serviços dele também são necessários nos setores de abastecimento de água e até mesmo de controle dos resíduos produzidos pelas cidades. 

Engenheiro Civil em infraestrutura de transportes

Já o engenheiro civil que trabalha na infraestrutura de transportes atua diretamente nos projetos de estradas, rodovias e até mesmo pontes. 

Pois é, esse profissional é necessário em todas as etapas do projeto, para garantir a segurança das pessoas que usarão as estradas no futuro. 

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Engenheiro Civil que trabalha com fundações e estruturas 

Outra área que um engenheiro pode escolher atuar é a de fundações e estruturas. Isso é, os componentes que trarão segurança para a realização de obras. Por isso, eles ficam responsáveis pelos cálculos e decisão dos materiais que serão utilizados. 

Geralmente, esse setor envolve grandes obras, como barragens, mas o profissional também é requisito em obras comerciais e residenciais de grande porte, como prédios. 

Engenheiro Civil em gerenciamento de projetos 

Os engenheiros civis também podem trabalhar fazendo o gerenciamento de projeto. Nessa área, as atribuições desse profissional são voltadas para garantir a realização correta, e dentro dos prazos, das obras. 

Por isso, eles ficam responsáveis por coordenar as equipes, fiscalizar os orçamentos e fazer com que todos os projetos, de arquitetura e engenharia, estejam alinhados com as expectativas. 

Quer fazer uma faculdade? Então descubra como a Pitágoras pode te ajudar!

Sonha em cursar Engenharia Civil. Então saiba que a Pitágoras oferece diversos diferenciais, que poderão te ajudar a fazer uma graduação sem dores de cabeça durante ou depois. 

O primeiro é a possibilidade de estudar em diversas cidades do Brasil, pois ela possui uma grande abrangência de unidades, sempre com uma infraestrutura completa para atender a todas as necessidades dos estudantes. 

Além disso, a Pitágoras conta com um corpo docente qualificado em todas os seus pólos e oferece apoio para que os alunos consigam ingressar no mercado de trabalho, com um portal com vagas de emprego de acesso gratuito. 

Outras vantagens da Pitágoras são as mensalidades que não pesam no bolso no final do mês e as várias bolsas de estudo e outros descontos que te ajudam a realizar seu sonho sem dívidas. 

Por isso, não perca mais tempo e se inscreva hoje mesmo no vestibular para começar a construção de uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.