Conheça 10 matérias estudadas em Engenharia Civil!

engenharia civil materias

Teste Vocacional Rápido

O engenheiro civil é um dos profissionais indispensáveis na sociedade. Sem ele, seria no mínimo perigoso atravessar uma ponte ou entrar em um prédio, por exemplo, já que essa é a profissão responsável por todo o conhecimento técnico, os cálculos e as decisões por trás das estruturas prediais.

Por ser tão importante, essa profissão nunca sai de moda e tem uma ótima colocação no mercado de trabalho. Sem contar que o ganho não é nada mal: o piso é de 8,5 salários mínimos para uma jornada de 8 horas diárias. Fez a conta? O resultado é um salário de, pelo menos, R$ 8,4 mil.

Agora, todo esse prestígio e reconhecimento não vêm à toa, não. Pelo contrário: quem quer seguir essa carreira tem que estudar muito. Pra te ajudar a conhecer melhor o curso de Engenharia Civil, vamos falar de algumas matérias que compõem essa grade curricular. Vem ver!

Quais são as matérias de Engenharia Civil?

As matérias da Engenharia Civil giram em torno das Ciências Exatas, principalmente Matemática e Física, além de uma boa dose de Geologia, Mineralogia e Topografia. A formação inclui também conhecimentos de estruturas químicas de materiais, hidrologia e eletricidade, além de legislação e gestão de obras.

Em resumo, são 5 anos puxados de estudo em uma boa faculdade. Não tinha como ser diferente, não é? Tendo em vista a responsabilidade dessa profissão na sociedade, a formação precisa ser muito completa pra garantir que o futuro engenheiro dê conta de planejar, coordenar e gerenciar obras de construção civil.

Aqui na Pitágoras, a gente tem uma grade curricular bem generalista no curso de Engenharia Civil. Assim, nossos alunos saem com as competências necessárias para qualquer área de atuação nesse mercado. Dividimos as matérias em três eixos:

  • bases para a Engenharia — com o clássico (e temido) Cálculo, Algoritmos, Desenho Técnico, Física, Legislações, Eletricidade e Magnetismo, Química etc.
  • formando o engenheiro — com disciplinas mais específicas da área civil, como Mineralogia, Geologia, Mecânica dos Solos, Hidrometria, Resistência de Materiais e Topografia;
  • preparando para o futuro — incluindo matérias como Estruturas de Concreto, Fundações, Saneamento Ambiental, Gestão de Projetos, Tecnologia das Construções etc.

Bastante coisa legal, concorda? Então, já aproveita pra conhecer melhor algumas das matérias de Engenharia Civil!

1. Desenho Técnico Projetivo

Nessa matéria, o aluno aprende a manusear instrumentos de desenho técnico, a desenvolver a visualização espacial e a perspectiva geométrica. Para isso, tem aulas sobre Escalas, Projeções Ortogonais, Caligrafia Técnica etc.

Tudo isso é aplicado diariamente na hora de criar os projetos de obras, por isso, é uma matéria fundamental. Mas não se preocupe caso você não tenha grandes habilidades com o lápis e o papel: você desenvolverá as técnicas ao longo da faculdade.

2. Cálculo

O cálculo é uma disciplina básica em todos os tipos de Engenharias. Na nossa grade, o aluno passa por três níveis: Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, com aprendizados progressivos. Basicamente, cálculo é a Matemática aplicada para descobrir áreas, volumes, cargas, deformações, centros de gravidade e muito mais.

Essas matérias exigem dedicação por serem a base de todo o conhecimento técnico que virá depois. É com a integração numérica que o engenheiro consegue projetar estruturas, plantas, sistemas de transporte ou hidrossanitários que tenham segurança.

3. Física Geral e Experimental (Energia e Mecânica)

Entrando em Física, o estudante aprende assuntos gerais, como termodinâmica e circuitos elétricos. Além disso, tem aulas experimentais, em que aprende a manusear instrumentos, realizar experimentos de magnetismo, entre outras coisas mirabolantes.

Esses conhecimentos são fundamentais na formação, pois servem para, no futuro, o engenheiro calcular a força aplicada em vigas, a dilatação de materiais, a pressão de fluidos em condutos etc. Enfim, a Física é uma ciência de base na faculdade de Engenharia Civil.

4. Química e Ciência dos Materiais

Ainda nas Exatas, entre as matérias da Engenharia Civil, também está a Química, incluindo eletroquímica, reações entre elementos, cinética química etc. É isso mesmo! Essa é uma grade com muitas disciplinas desse tipo. Por isso, prepare o cérebro desde já!

A principal razão de estudar essa ciência é entender a dinâmica entre os materiais na obra, suas interações e reações de acordo com os processos da construção. Tudo isso é muito importante para que nada dê errado na execução dos projetos.

5. Algoritmos e Lógica de Programação

Também faz parte do perfil do engenheiro mandar bem com linguagens de programação, já que boa parte do seu trabalho se dá em cima de cálculos, gráficos e fórmulas. Acredite: você vai agradecer por conhecer o Python e similares.

Já pensou ter que resolver tanto problema complexo e buscar soluções matemáticas sem o auxílio dos computadores? Sem chance! Na Pitágoras, o uso da tecnologia de maneira eficiente é sempre incentivado em todos os processos.

6. Materiais de Construção Civil

Agora, para criar projetos de obras civis, você também tem que entender de materiais de construção, certo? Isso é básico! Para preparar o aluno para o dia a dia de trabalho, essa matéria explica sobre as propriedades e a aplicação de:

  • concreto;
  • argamassas;
  • agregados naturais e artificiais;
  • produtos siderúrgicos;
  • cerâmicas;
  • alvenarias;
  • vidros, e por aí vai.

7. Geologia e Mecânica dos Solos

Não basta conhecer os materiais se você não entende como é o solo no local da obra, não é? Por isso, a mecânica dos solos também está entre as disciplinas da Engenharia Civil. Os assuntos dessa disciplina servem para que o profissional saiba resolver problemas relacionados à terra, como:

  • compactação dos solos;
  • tensões induzidas por carregamentos;
  • condutividade hidráulica do solo;
  • adensamento;
  • barragens de terra;
  • resistência ao cisalhamento de solos, e muito mais.

8. Processos de Gestão de Obras e Projetos

Por trás de toda obra propriamente dita, há um projeto para gerenciar e um monte de processos para coordenar — o que também é papel do Engenheiro Civil. Nem só de cálculos e desenhos vive esse profissional!

Por isso, a formação também inclui aprendizados sobre a criação de escopos, gráficos de produtividade, licitações de obras públicas, entre outros assuntos.

9. Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil

Engenharia e Arquitetura são duas profissões que andam juntas: enquanto o engenheiro pensa na estrutura, o arquiteto pensa em funcionalidade e em estética dos espaços. Apesar de serem atividades diferentes, é importante que um entenda o trabalho do outro para garantir a eficiência dos projetos no futuro.

Por isso, o aluno da faculdade de Engenharia Civil também tem aulas sobre a produção predial urbana, as unidades de vizinhança, os sistemas de esgotamento sanitário etc. Enfim, tudo o que ajuda o engenheiro a adequar fisicamente a estrutura para o projeto arquitetônico.

10. Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

Além de projetar, desenhar, organizar e ajudar na execução dos projetos mais variados possíveis, o engenheiro civil ainda tem a responsabilidade de cuidar da gestão desses processos e de delegar tarefas aos seus colaboradores. E isso não é tudo!

Ter conhecimentos sobre legislação, cuidados com o meio ambiente e manjar de segurança do trabalho também são características fundamentais para esse profissional. Sendo assim, nada mais natural do que uma matéria dedicada exclusivamente a esses fatores.

Como a grade curricular do curso de Engenharia Civil da Pitágoras se diferencia?

E aí, gostou dessas 10 matérias da Engenharia Civil? Como deu pra ver, a formação nesse curso é ampla. Afinal, o engenheiro tem que manjar muito de materiais, solo, hidrologia, probabilidade, estruturas e muito mais para dar conta de colocar um prédio de pé, trabalhar em sistemas de transporte ou energia, entre outras atuações.

Mas isso não é tudo. Na Pitágoras, também há outros detalhes na grade que não podem ser deixados de lado!

Um deles é a extensa carga horária dedicada aos estágios, que são um processo fundamental para a aquisição do aprendizado entre os estudantes. Além disso, são uma ótima oportunidade de conhecer as possíveis áreas de atuação da engenharia e fazer novos contatos, essencial para o sucesso na carreira.

Outro destaque vai para as Habilidades Digitais. Elas são disciplinas 100% online que trabalham questões voltadas à empregabilidade. Com essas aulas, os alunos Pitágoras descobrirão conceitos sobre marketing, design thinking e muito mais. Ou seja, apenas características supervalorizadas pelo mercado de trabalho!

Quais são os cuidados aplicados pela Pitágoras na definição da grade curricular?

A grade curricular da Pitágoras não é fixa. Muito pelo contrário! Ela é altamente dinâmica, o que significa que está constantemente apresentando mudanças, sejam adições, sejam adaptações nas disciplinas ofertadas.

Isso acontece porque a área da Engenharia também não é fixa. Ela está em constante mudança, e a Pitágoras se compromete a trazer, para o dia a dia de seus alunos, todas as tendências mundiais ao atualizar a grade frequentemente.

Por isso, aqui, você terá acesso sempre às disciplinas que seguem as tendências mundiais e preparam profissionais capacitados e qualificados.

Quais são os outros diferenciais da Pitágoras?

O curso de Engenharia Civil aqui da Pitágoras, além de oferecer todos esses conhecimentos necessários para que você se torne um profissional completo, tem grandes diferenciais.

Alguns deles são:

  • ótima infraestrutura das unidades presenciais e digitais;
  • corpo docente superqualificado, com professores pós-graduados;
  • opções de diferentes modalidades de ensino, para você escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades;
  • Trilhas de Carreira, que oferece cursos com certificados para enriquecer o seu currículo;
  • Aula Destaque, que conecta o aluno aos melhores profissionais da área da Engenharia em aulas exclusivas;
  • Canal Conecta, que facilita a vida do estudante ao deixá-lo em contato com ótimas empresas em busca de estagiários e colaboradores.

Confira algumas das unidades da Pitágoras em que há disponibilidade do curso de Engenharia Civil:

Agora é com você!

Gostou de conhecer mais sobre as matérias de Engenharia Civil? Então, o que você está esperando para ingressar nessa área que traz inúmeras oportunidades para os seus profissionais? Comece uma carreira de muito sucesso o quanto antes!

Aqui na Pitágoras, você conseguirá conquistar o seu diploma e ter um futuro de sucesso! Por isso, não perca tempo e inscreva-se agora mesmo no vestibular de Engenharia Civil. Grandes conquistas o aguardam logo à frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 138

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content