Enfermagem ou Fisioterapia? Qual faculdade devo fazer?

fisioterapeuta

Desconto nota do Enem

Fazer uma faculdade na área da saúde é o objetivo de muitas pessoas que reconhecem a importância do trabalho desse setor e se identificam com ele. Nesse sentido, a possibilidade de estudar Enfermagem ou Fisioterapia costuma ser bastante considerada por quem decide seguir esse tipo de carreira.

Ao escolher qual desses caminhos trilhar, porém, é necessário analisar cada opção em detalhes. Afinal, mesmo fazendo parte da mesma área do conhecimento, existem diferenças marcantes entre os cursos e suas respectivas carreiras, o que precisa ser levado em conta para que a alternativa ideal seja encontrada.

Diante disso, preparamos este conteúdo para ajudar você a conhecer melhor essas duas faculdades. Continue acompanhando e fique por dentro de todas as informações!

Quais são as características do curso de Enfermagem?

Esse é um curso do tipo Bacharelado que pode ter de 4 a 5 anos de duração e é principalmente voltado para a prevenção de doenças e a restauração da saúde dos pacientes. Ao longo da formação, os estudantes aprendem sobre a evolução da Enfermagem, o funcionamento do corpo humano, as doenças e os cuidados necessários para realizar os tratamentos indicados pelos médicos.

Para tanto, a grade curricular da faculdade de Enfermagem inclui conteúdos como:

  • Enfermagem em Centro Cirúrgico;
  • Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente, da Mulher, do Adulto, do Idoso e da Família;
  • Genética;
  • Gestão em Saúde;
  • Microbiologia;
  • Saúde Coletiva;
  • Saúde do Trabalhador;
  • Saúde Mental;
  • Sistemas Cardiorrespiratório, Digestório, Endócrino, Hematológico, Imunológico, Locomotor, Nervoso, Renal, Reprodutor e Tegumentar;
  • Urgência e Emergência em Enfermagem.

No decorrer do curso, os alunos têm muitas aulas em laboratórios e também aulas práticas, nas quais aprendem a realizar procedimentos como curativos e aplicação de injeções, entre muitos outros. Nos estágios obrigatórios, é possível ter contato direto com pacientes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais, participando do seu atendimento e tendo a chance de colocar os conhecimentos em prática sob a supervisão de um profissional.

Quer saber se Enfermagem é para você? Faça o nosso teste e saiba se você tem o perfil para se tornar enfermeiro! 🧑‍⚕️

Como é o curso de Fisioterapia?

Também com 4 a 5 anos de duração, a faculdade de Fisioterapia é mais um curso do tipo Bacharelado de grande importância na área da saúde. Isso porque prepara profissionais que tratam pessoas com dificuldades motoras, tanto as causadas por doenças quanto as decorrentes de acidentes, e têm papel fundamental na sua qualidade de vida.

Assim como na Enfermagem, o estudante aprende bastante sobre Anatomia Humana e todos os procedimentos que são usados nos tratamentos. A seguir, listamos alguns dos principais conteúdos abordados na grade curricular da graduação em Fisioterapia da Pitágoras:

  • Fisioterapia Cardiopulmonar na Saúde do Adulto;
  • Fisioterapia Dermatofuncional;
  • Fisioterapia em Unidade Hospitalar;
  • Fisioterapia Musculoesquelética na Saúde do Adulto;
  • Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente, da Mulher, do Atleta, do Idoso, do Neonato e do Trabalhador;
  • Fisioterapia Neurofuncional;
  • Práticas Fisioterapêuticas;
  • Primeiros Socorros;
  • Prótese e Órtese;
  • Recursos Terapêuticos Bioelétricos, Biohídricos, Térmicos, Mecânicos e Manuais.

A faculdade inclui muitas aulas práticas que permitem que os alunos aprendam tudo sobre as áreas da Fisioterapia, as diversas técnicas de tratamento, como massoterapia, hidroterapia e outras. Também fazem parte do curso os estágios profissionais realizados em estabelecimentos de saúde, durante os quais é possível aplicar tudo o que foi aprendido diretamente com os pacientes.

Qual é a diferença entre elas, na prática?

A partir das características dos cursos, fica claro que eles têm em comum o foco na recuperação da saúde e do bem-estar das pessoas. Porém, existem diferenças significativas na forma como esse objetivo é atingido em cada área, sendo fundamental compreender isso antes de decidir por Enfermagem ou Fisioterapia.

Os enfermeiros são responsáveis pelo acompanhamento do tratamento de pacientes com os mais diversos quadros clínicos, desde a fase do diagnóstico de Enfermagem, antes mesmo de passarem pelo médico, até a sua recuperação total. Prestam primeiros socorros, preparam os pacientes para exames, administram medicamentos, fazem curativos, entre uma série de procedimentos.

Além disso, a faculdade de Enfermagem inclui conteúdos voltados para a área de gestão de estabelecimentos de saúde. Com isso, os enfermeiros são preparados para trabalhar tanto no cuidado com os pacientes quanto no setor administrativo e no treinamento de equipes de técnicos e auxiliares de Enfermagem.

Tour pela prova do Enem

Os fisioterapeutas, por sua vez, têm o foco voltado para o diagnóstico e tratamento de disfunções motoras que podem ser causadas por motivos variados. Assim, atendem quem sofreu acidentes, atletas lesionados, pessoas com deficiência, pacientes acamados, trabalhadores com doenças ocupacionais, entre outros.

Outra diferença está no quanto ganha cada categoria. A média salarial de um enfermeiro no Brasil é de R$ 3.440,04. Já o salário de um fisioterapeuta encontra-se em R$ 2.636,42.

Enfermagem ou Fisioterapia: como escolher entre as duas opções?

Ao decidir se é melhor cursar Enfermagem ou Fisioterapia, é necessário refletir sobre qual dessas opções mais desperta o seu interesse e combina com as suas ambições profissionais. Para isso, você pode analisar detalhadamente a grade curricular de cada uma e pesquisar sobre os conteúdos abordados para ter uma ideia mais clara do que eles tratam e descobrir as suas preferências.

Também vale a pena conversar com profissionais dessas áreas para saber como é o dia a dia de um hospital ou posto de saúde, por exemplo, e quais tipos de atividades eles realizam. Falar com estudantes desses cursos é outra maneira de entender detalhes sobre as disciplinas, aulas práticas e estágios.

Mais um fator importante na hora da escolha entre Enfermagem ou Fisioterapia é a oferta dessas graduações nas instituições que você tem à disposição e nas modalidades de ensino disponíveis. Afinal, não basta encontrar um curso perto de você, é preciso se certificar de que vai estudar em uma boa faculdade.

Aqui na Pitágoras, ambos os cursos são ofertados nas modalidades semipresencial e presencial. Afinal, tratam-se de áreas da saúde que precisam de uma prática antes de encaminhar os futuros profissionais ao mercado. Porém, você ainda pode contar com a flexibilidade de ir apenas alguns dias ao campus.

Por que é tão importante optar por uma boa faculdade?

Os profissionais da saúde têm a grande responsabilidade de lidar com as vidas das pessoas. Por isso, é imprescindível que recebam uma formação de qualidade para que cheguem ao mercado de trabalho realmente preparados para essa missão. Nesse sentido, somente uma instituição de ensino com excelente corpo docente e infraestrutura pode ensinar tudo sobre Enfermagem ou Fisioterapia do jeito que o estudante precisa.

A Pitágoras oferece tudo isso e muito mais. O compromisso é formar profissionais que farão a diferença com a sua atuação e preparados para os desafios do mercado. Além disso, os alunos têm a vantagem de se aproximar de vagas exclusivas nas melhores empresas, por meio do Canal Conecta.

Portanto, independentemente de escolher Enfermagem ou Fisioterapia, selecione uma faculdade de excelência para cursar a graduação. Uma vez que ambas as áreas são fundamentais e promissoras, o sucesso profissional da sua carreira depende apenas da qualidade da sua formação e da sua dedicação.

Então, já sabe qual faculdade vai cursar? Entre em contato com a Pitágoras e faça a sua inscrição no nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 62

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados