O que é empreendedorismo digital e por que investir?

empreendedor digital

Já reparou que o brasileiro tem uma vocação empreendedora? O nosso país tem um alto índice de pessoas que desejam abrir o próprio negócio. Mas essa não é uma tarefa simples. Exige dedicação e uma boa dose de planejamento, além é claro de um investimento.

Mas nem sempre é necessário ter uma grande quantia. Ao contrário do que muitos pensam é possível começar aos poucos. Por isso, neste artigo trouxemos um panorama sobre o que é empreendedorismo digital e por que investir nesse segmento. Curioso? Continue com a gente!

O que é empreendedorismo digital?

A gente está tão inserido no ambiente tecnológico, com boa parte de nossas ações e interações sendo fruto deles, que fica fácil definir o conceito de empreendedorismo digital, né? Basicamente, a expressão é usada para o desenvolvimento de um modelo de negócio em que um produto ou serviço é oferecido por meio digital, gerando lucro.

É comum, por exemplo, que esses tipos de negócios exijam um investimento menor que o modelo tradicional. Mas isso não é uma regra, viu? Além disso, existem várias maneiras de desenvolver o empreendedorismo digital, ainda que duas se destaquem bastante.

A primeira delas é por meio do desenvolvimento de um produto próprio, enquanto a outra é vender de terceiros. Nos dois formatos, há um grande apoio por parte do marketing digital, que é a estratégia de divulgação nos canais como redes sociais, sites e até buscadores, como o Google.

Quais são as vantagens de empreender no meio digital?

Pra quem quer saber como empreender na faculdade ou mesmo depois de conquistar o diploma, saiba que o caminho pelo meio digital oferece uma série de vantagens. A seguir, a gente te explica algumas delas, pra que você tenha ainda mais confiança nessa escolha!

Custo reduzido

Uma das maiores vantagens do empreendedorismo digital, que a gente até explicou, é com relação ao investimento inicial. O modelo de negócios digital tem um custo reduzido se comparado com o modelo tradicional.

Isso significa que não é preciso ter muito dinheiro pra iniciar o empreendimento. Por exemplo, nada de contar com escritórios e equipamentos industriais, se você iniciar seu negócio de casa, certo?

Flexibilidade

Outro benefício que merece destaque! O negócio pode ser iniciado de casa, num coworking ou onde quiser. Isso sem contar o fato de que o empreendedor pode seguir com as atividades da hora que achar mais adequada. Bem diferente dos outros tipos de empreendedorismo, como o modelo tradicional, que tem seus horários predefinidos e exige a presença física, né?

Em empreendimentos digitais, você pode se ajustar de acordo com a maneira que melhor te atende, assegurando maior flexibilidade no trabalho, tanto no quesito tempo quanto na questão geográfica. Claro, é fundamental toda uma organização. Mas, de maneira geral, essa característica prevalece.

Maior alcance do público

Apostar no empreendedorismo digital pode te trazer uma oportunidade única: alcançar muito mais pessoas, não se limitando às fronteiras de um bairro, cidade ou estado. Vamos supor que você inicie um e-commerce. Nesse cenário, dá pra vender pra todo o Brasil e pra outros países também.

Sem contar que milhões de pessoas acessam a internet diariamente, o que favorece e aumenta as chances do seu negócio ser visto. Segundo o portal E-commerce Brasil, o segmento virtual movimentou R$ 75 bilhões em 2019, o que representou um crescimento de 22,7% em relação ao ano anterior. Se liga na oportunidade!

Facilidade pra começar

Os negócios digitais costumam envolver menos burocracia e exigem um planejamento mais simples quando comparado a empresas tradicionais. Nesse caso, você precisa só do site e de um CNPJ.

É fundamental ter um bom plano de negócios, mas em poucas semanas dá pra se preparar e desenvolver um site com qualidade. Com o passar do tempo, ele se aperfeiçoa, encontra sistemas mais robustos e por aí vai.

Escalabilidade

Você já ouviu falar sobre escalabilidade no empreendedorismo? O termo é usado pra indicar o potencial de crescimento de um negócio. Geralmente, quem aposta em empresas no meio digital tem mais chances de torná-las escaláveis.

A razão pra isso é simples. Imagine um negócio físico: seria preciso um investimento muito alto em infraestrutura, pessoal, tecnologias do futuro e tudo mais pra poder crescer. No digital, a situação é maleável e a possibilidade de expansão pode ser realizada a um baixo custo.

Como começar no empreendedorismo digital?

Mas, afinal, como trabalhar com empreendedorismo digital? Você deve estar se perguntando depois de ter lido todas as vantagens do tópico anterior, né? Então, se liga nas dicas a seguir!

Analise o mercado

Tão importante quanto as ideias de empreendedorismo digital é analisar o mercado. São muitas áreas a serem exploradas, desde educação, marketing, até medicina, alimentação e outras.

Algumas delas são mais concorridas que as outras, enquanto existem aquelas que estão em constante ascensão. No ambiente digital, é fundamental ter em mente que tudo muda e a inovação acontece de maneira muito rápida. Por isso, faça uma profunda pesquisa de mercado, conheça as tendências e observe o comportamento das áreas em relação ao futuro.

Crie seu plano de negócios

O próximo passo é criar um plano de negócios. É por meio do planejamento que você pode definir quais as estratégias do empreendimento, mas também colocar os seus objetivos de curto, médio e longo prazos.

É nesse mesmo plano que você insere o planejamento financeiro e de marketing, dando base pra que o seu negócio se desenvolva e cresça de maneira saudável. E lembre sempre de fazer algo realista, considerando diferentes cenários.

Faça um curso de empreendedorismo digital

Não importa a sua área, seja você um psicólogo empreendedor ou administrador: ter um curso de Empreendedorismo pode te ajudar bastante na jornada de abrir a própria empresa.

Na Pitágoras, você tem a oportunidade de fazer uma graduação tecnológica na área e se aperfeiçoar nas demandas que surgem para o empreendedor. Ou seja, aprende sobre as principais ferramentas de trabalho do dia a dia de um empresário, conhece mais a fundo questões como fluxo de caixa, comportamento do consumidor, desenvolvimento de equipes, gestão de projetos, entre outros.

Isso sem falar em outros benefícios, como:

  • infraestrutura de qualidade, tanto nas modalidades de ensino semipresencial quanto 100% online;
  • professores com experiência de mercado;
  • apoio personalizado e avaliação continuada;
  • apoio exclusivo do Canal Conecta para a conquista de emprego ou estágio durante a graduação.

Invista nesta ideia!

Apostar no empreendedorismo digital é uma das maneiras mais modernas de gerir o próprio negócio, sem precisar de um investimento gigantesco. Mas lembre que, pra sua ideia sair do papel, é fundamental se planejar e estudar mais sobre o empreendedorismo digital.

Se você ficou interessado no curso da Pitágoras, se inscreva no vestibular online e comece a trilhar seu caminho de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content