O que é Educação Social? Saiba como trabalhar nessa área

Educação Social

Desconto nota do Enem

A pessoa que escolhe trabalhar com Educação Social tem como objetivo profissional garantir os direitos, a proteção e a atenção de pessoas em situação de risco, ou que sejam excluídas da sociedade, ou vulneráveis.

Esses são cidadãos que necessitam ocupar seus lugares na sociedade e ser reinseridos nela. Com um educador atuando para auxiliá-los nessa jornada, a reinserção pode ser feita de uma forma eficaz e mais justa.

Dito isso, neste post, você vai poder entender melhor o conceito de Educação Social, sua atuação e ver mais detalhes sobre as vantagens de fazer um curso como o de Educação Social da Pitágoras! Confira!

Por que atuar na área de Educação Social?

A Educação Social permitirá que você trabalhe com pessoas em situação de vulnerabilidade e risco, com objetivo de inseri-las de forma que elas realmente ocupem seus espaços na sociedade. Trata-se de trabalho que nunca é feito sozinho, pois conta com a ajuda de profissionais de Pedagogia, de Psicologia e de Assistência Social.

Então, você, enquanto educador social, poderá acompanhar pessoalmente as pessoas que precisam de ajuda, seja por estarem em alguma situação de risco ou, mesmo que momentaneamente, excluídas de alguma forma da sociedade.

E, talvez, esteja aí o maior motivo para pensar na atuação em Educação Social. Pois, assim, você vai conseguir ver de pertinho o quanto que o Serviço Social é necessário na vida de muitas pessoas e como é possível ajudá-las a se desenvolver melhor no meio me que vivem.

O que faz o educador social?

Como pôde ver no tópico anterior, o papel do educador social, dentro da sociedade, é muito bonito. Isso porque ele é um dos meios que o Brasil, enquanto sociedade, pode usar para tentar erradicar desigualdades sociais. Então, você, enquanto profissional, vai ter a chance de integrar ou reintegrar pessoas variadas à sociedade. Poderá, por exemplo:

  • ministrar aulas;
  • elaborar atividades de educação sexual, civil ou ambiental;
  • elaborar e coordenar oficinas educativas;
  • acompanhar o progresso dos seus educandos.

O público desse tipo de trabalho também é diverso. Você poderá trabalhar com pessoas como crianças em situação de rua, famílias inteiras em uma condição de pobreza extrema, menores de idade que entram para o mundo do crime, adolescentes que engravidam e idosos que foram desamparados pela família.

Tour pela prova do Enem

O objetivo de ser um profissional como esse é o de acolher as necessidades da sociedade e promover maior justiça e igualdade social. Além disso, existe também a luta pelos direitos humanos, culturais, sociais e contra todo tipo de discriminação.

Você pode até pensar que o educador social e o assistente social fazem a mesma coisa, não é? O trabalho é, sim, muito parecido, entretanto, o educador não fica por conta somente de dar assistência às pessoas mais vulneráveis. Ele vai usar a educação para melhorar a sua qualidade de vida, emancipá-las e promover cidadania.

Por que escolher a Pitágoras?

Aqui na Pitágoras, ao cursar a faculdade de Educação Social, você vai desfrutar, além de todo o conteúdo do curso, de um corpo docente extremamente competente e da credibilidade e da experiência que a instituição tem no mercado.

Ainda, enquanto aluno, terá oportunidade de fazer um bom networking, contar com uma infraestrutura muito bem-preparada e de parcerias que só a Pitágoras faz por você!

Entre elas, temos o Canal Conecta, que é uma plataforma que oferece vagas de emprego por todo o país. Legal demais, não é?

Agora é com você! 

Com este texto, você pôde conhecer melhor sobre o que é a Educação Social e o papel superimportante que um educador social tem. Então, é chegada a hora de considerar as informações lidas até aqui e pensar se esta é uma área pela qual você se interessa e, principalmente, se identifica.

Se este for o caso, inscreva-se agora mesmo no vestibular da Pitágoras e profissionalize-se como alguém que efetivamente pode ajudar os brasileiros mais vulneráveis!

Ah, você também pode se inscrever pelo Vestibulares.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados