5 dicas para trabalhar com Ed. Física na educação infantil

educador físico e crianças

Você adora atividades físicas e esportes? Pois algumas pessoas são tão envolvidas com essas áreas que decidem encarar a Educação Física como uma profissão. Aliás, essa é uma ótima escolha para aliar qualidade de vida e altas possibilidades de sucesso profissional fazendo algo pelo qual se tem paixão.

Essa área, aliás, é privilegiada com amplas possibilidades de atuação e de público ― desde crianças até idosos, cada um com uma necessidade e objetivo diferentes. Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo para contar como é o papel do profissional de Educação Física na educação infantil, trazendo 5 dicas para atuar com os pequenos.

Tenha uma excelente leitura!

Qual é o papel do profissional de Educação Física na educação infantil?

Os professores de Educação Física são essenciais para despertar o hábito da atividade física nas crianças e adolescentes, como forma de cultivar uma vida saudável e cheia de bem-estar, evitando, por exemplo, doenças como a obesidade. 

Trabalhar como professor de Educação Física na educação infantil significa que você vai cooperar para o desenvolvimento motor, socioemocional e intelectual de seus alunos, criando um resultado positivo para sua formação.

Isso porque essa é a principal fase do desenvolvimento humano — quando aprendemos a fazer coisas básicas, como caminhar sem tropeçar, sustentar o peso do nosso próprio corpo, controlar nossa força, além da coordenação motora fina, que nos ajuda a escrever, amarrar o tênis, usar uma tesoura etc.

Além disso, a atividade de Educação Física ensina a lidar com as emoções, respeitar os amigos, trabalhar em equipe, vencer desafios, pensar logicamente, ter foco na rotina de estudos e muito mais.

Por isso, o professor de Educação Física está presente nas escolas desde a educação infantil até o ensino médio. É uma forma de complementar habilidades importantes para o desenvolvimento integral do aluno e auxiliar na construção de um corpo e mente saudáveis!

5 dicas para ser um profissional de Educação Física voltado ao público infantil

Agora que você já entende um pouquinho da importância que o profissional de Educação Física tem na vida dos pequenos, confira as seguintes dicas para trabalhar na área físico-esportiva com crianças, dentro e fora da escola.

1. Forme-se em Educação Física

O primeiro passo para trabalhar na área esportiva com crianças é ter concluído a graduação em Educação Física. O Bacharelado é o grau que permite aos profissionais trabalharem na área técnica (academias, equipes esportivas, clínicas, pesquisa científica, entre outras), com pessoas de todas as idades. Já a Licenciatura possibilitará a você atuar como professor na escola regular.

Ainda que muitas disciplinas sejam parecidas nas grades curriculares, a Licenciatura tem o foco em desenvolver competências pedagógicas específicas para a atuação do professor.

2. Faça um curso de formação pedagógica

Explicando melhor sobre a Licenciatura, essa é uma exigência do Conselho Nacional de Educação para todos os professores da educação básica. Então, se seu objetivo é dar aulas nas escolas, não perca tempo em investir no curso de Educação Física aqui da Pitágoras, que é oferecido nesse formato nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância.

Depois, você pode continuar sua formação pedagógica com especializações em diversas áreas, de acordo com seu interesse, para ampliar o leque de possibilidades de atuação.

3. Busque as melhores vagas do mercado

Conhecer o mercado é essencial para você ter contato com vagas nas melhores empresas e garantir empregabilidade, não é mesmo? Por esse motivo, desde as primeiras etapas do seu curso de graduação, veja quais são as oportunidades de trabalho em alta na área de educação esportiva infantil.

Uma boa alternativa é verificar quais são os convênios e parcerias que sua faculdade tem com empresas e instituições educacionais. Assim, pode ver se consegue um estágio profissional para entrar o quanto antes no mercado. 

Um exemplo dessas parcerias é o Canal Conecta, exclusivo para alunos da graduação da Pitágoras, que une os interesses de candidatos e empresas. Então, você encontra as melhores vagas para seu perfil, ainda na faculdade. Já pensou que ótimo concluir o curso já trabalhando?

4. Conheça os estabelecimentos que pode atuar além da escola

O salário de professor, que costuma ser de R$ 2.272,42, pode ampliar ainda mais se você conhecer oportunidades de atuação além das escolas regulares. Essa estratégia é de grande ajuda, inclusive, para decidir em quais áreas se tornar especialista.

Alguns locais onde você pode atuar com Educação Física para crianças são:

  • academias de artes marciais;
  • academias de ginástica com cursos infantis;
  • clubes esportivos;
  • clínicas e associações de reabilitação infantil;
  • entidades de lazer e cultura (como SESC e SESI);
  • escolas de natação;
  • hotéis e resorts.

5. Considere montar um empreendimento voltado ao público infantil

Você sabia que umas das melhores formas de ganhar dinheiro é por meio do empreendedorismo? Pois bem, pensando nisso, pode unir suas habilidades a uma especialização para realizar programas de Educação Física para o público infantil.

Como você viu na dica anterior, não faltam possibilidades de atuação na área. Então, encontre um nicho de mercado e crie um projeto inovador na sua região. Sua criatividade é o limite.

Além disso, não se esqueça de marcar presença na internet. Os tempos de pandemia conseguiram nos mostrar que a tecnologia digital veio para ficar, e é possível utilizá-la para diferentes tipos de serviço.

Mas, lembre-se, independentemente da sua atuação, ser empreendedor significa trabalhar muito, em especial no começo. Porém, vale o investimento, já que você tem grandes chances de se fixar no mercado, driblar crises e se manter em constante crescimento ao oferecer um serviço de qualidade e de acordo com as expectativas dos seus clientes.

Então, estude o mercado, aprenda como empreender, faça um planejamento detalhado e escolha bem as pessoas com quem você vai trabalhar, para agarrar as melhores oportunidades para seu negócio.

Surpreendeu-se com a quantidade de áreas para de trabalhar com Educação Física na educação infantil? De um tempo para cá, as pessoas passaram a dar muito mais importância para o condicionamento físico desde a infância, porque entenderam a relação com o bem-estar e a qualidade de vida.

Por isso, além das atividades propostas na escola, as famílias das crianças estão buscando formas de estimular que os pequenos cultivem o hábito de se movimentar e praticar esportes desde cedo. Logo, não falta trabalho para profissionais competentes e especializados. E então, está imaginando várias possibilidades de trabalhar com Educação Física na educação infantil?

Antes de ir embora, confira em detalhes como funciona o novo curso de Educação Física EAD da faculdade Pitágoras. Dê o primeiro passo rumo à sua profissionalização!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content