Ainda não conhece todas as disciplinas do Curso de Radiologia? Confira aqui!

estudantes conferindo as diferenças entre enfermagem ou radiologia

Desconto nota do Enem

As disciplinas do curso de Radiologia são muitas e exigem bastante do aluno. Afinal, esse tipo de profissional é cada vez mais necessário no mercado de trabalho. Dessa forma, ao conhecer as matérias, já será possível ter noção se esse ramo é ideal ou não para você.

Como é a grade curricular de Radiologia por semestre na Pitágoras?

Um dos detalhes mais importantes quando se fala na formação do profissional é o conteúdo da faculdade. Isso porque ele diz muito sobre como será o dia a dia de trabalho da profissão. 

O curso de Radiologia exige muito dos seus alunos

Apesar de ser uma área com várias oportunidades, ela necessita de pessoas capacitadas, portanto, o conhecimento é tudo. Dessa forma, antes de decidir se de fato essa carreira é a ideal para você, é essencial analisar bem as disciplinas do curso de Radiologia.

1º Semestre, como funciona?

Esse primeiro momento sempre traz matérias mais básicas. Assim, elas vão servir como fonte para que o aluno consiga entender melhor as disciplinas mais avançadas. Além disso, é nesse semestre que o estudante começa a ficar por dentro da sua futura carreira:

  • Ciências do Sistema Humano (70 horas cada uma);
  • Biologia Celular (70 horas);
  • Cultura Digital (5 horas).

Quais são as disciplinas do curso de Radiologia no 2º Semestre?

Aqui o aluno já está mais por dentro do curso e começa a estudar algumas matérias mais complexas. Então, temas como Física são tratados com mais detalhes:

  • Anatomia das imagens (70 horas);
  • Projeto de vida (5 horas);
  • Física geral (70 horas);
  • Primeiros socorros (70 horas);
  • Física das radiações (70 horas).

O 3º Semestre é mais prático?

As disciplinas do curso de Radiologia no terceiro semestre vão, então, tratar muito dos conceitos práticos da profissão. Além disso, essa é uma parte da formação que vai discutir bastante sobre normas de proteção:

  • Marketing Digital (5 horas);
  • Acessórios em Radiologia (70 horas);
  • Exames em Radiologia (70 horas);
  • Normas de Proteção (70 horas);
  • Imagem Digital (70 horas).

Quais as disciplinas do Curso de Radiologia no 4º Semestre?

Este período é quando os alunos vão aprender a de fato realizar exames importantes. Também há um tópico sobre carreira e, além disso, conteúdos sobre Psicologia são abordados no quarto semestre:

  • Construindo uma Carreira de Sucesso (5 horas);
  • Psicologia Aplicada à Saúde (70 horas);
  • Radiologia industrial (70 horas).

O 5º Semestre exige muito do estudante?

Aqui é hora de iniciar o projeto final do curso, e também de aprender sobre técnicas especiais dentro da área, o aluno ainda é apresentado a conceitos importantes de saúde pública. Dessa forma, é um período bem puxado:

  • Mindset Ágil (5 horas);
  • Saúde Pública (70 horas);
  • Projeto Integrado I (140 horas);
  • Sociedade Brasileira e Cidadania (80 horas);
  • Técnicas Especiais em Raio X (70 horas).

Quais as disciplinas do Curso de Radiologia no 6º Semestre?

O último período da faculdade vai exigir que o estudante apresente o seu projeto final. Além disso, é aqui que o aluno precisa cumprir 80 horas de disciplinas optativas. Assim, ele consegue fechar todos os conteúdos e se formar:

  • Radioterapia (70 horas);
  • Projeto Integrado II (140 horas);
  • Radiologia Pediátrica e Veterinária (70 horas cada uma);
  • Optativa (80 horas).

Fora essas matérias citadas, as atividades complementares também fazem parte da formação desse tipo de profissional. Assim, elas têm 170 horas e o aluno pode cumprir o prazo de várias formas. Por exemplo, palestras e cursos são opções interessantes.

Quais as principais matérias da faculdade de Radiologia?

Para ficar por dentro do curso e de como ele funciona, é essencial entender sobre algumas matérias. Assim, os conteúdos abaixo fazem parte de forma direta da formação do profissional. Além disso, mostra um pouco sobre suas possíveis áreas de atuação:

Tour pela prova do Enem
  1. A Radiologia Industrial;
  2. Radioterapia;
  3. A Radiologia Pediátrica;
  4. Primeiros Socorros;
  5. Radiologia Veterinária.

Como funciona a matéria de Radiologia industrial?

Essa é uma das disciplinas do curso de Radiologia mais famosas e preferidas por muitos alunos. Afinal, ela vai explicar sobre esse setor e como essa profissão é importante no ramo.

Mais de uma opção de trabalho

Com essa matéria, os estudantes começam a ter noção das suas opções dentro do mercado de trabalho. Assim, ela vai desmentir a ideia de que o formado no setor só pode atuar em hospitais e clínicas.

A Radioterapia é uma das disciplinas do Curso de Radiologia?

Uma matéria bem importante, já que fala sobre uma opção de tratamento para doenças mais graves. Portanto, aqui o aluno aprende sobre conceitos dessa terapia e como pode atuar para tornar tudo mais leve para o paciente.

Como funciona a Radiologia Pediátrica?

Essa é uma das disciplinas do curso de Radiologia que, sem dúvida, vai ensinar muito sobre como o profissional trabalha dentro da ala pediátrica. Assim, é o momento perfeito para aprender a lidar com o público infantil de maneira eficiente.

Primeiros Socorros é uma das disciplinas do Curso de Radiologia?

Uma matéria considerada básica, mas de extrema importância dentro dessa formação. Isso porque acidentes acontecem nessa área e o profissional precisa aprender a lidar com isso.

Conceitos importantes

Nessa disciplina, o formando conhece todas as ações que vai executar em uma situação de emergência. Assim, ela é essencial na hora de qualificar o profissional para o mercado.

Qual é o foco da Radiologia Veterinária?

Note que as disciplinas do curso de Radiologia não focam apenas nos seres humanos. Então, quem tem interesse em trabalhar com animais vai curtir muito essa matéria. Dessa forma, ela fala das técnicas usadas nesse ramo.

Aprenda as disciplinas do Curso de Radiologia na prática com a Pitágoras

Você já conhece tudo sobre a grade curricular da graduação até aqui e viu como essa é uma carreira importante. No entanto, o sucesso da profissão também depende muito da faculdade em que se estuda. Dessa forma, a Pitágoras é a melhor opção nesse sentido.

Uma equipe preparada para te receber

A Pitágoras conta com professores muito bem capacitados e com uma didática incrível. Além disso, a faculdade tem toda a estrutura que o aluno precisa para ter uma boa formação. Assim, você não precisa se preocupar com as matérias práticas.

Fora isso, a faculdade tem diversas maneiras de ajudar os seus estudantes. Então, se você quer mesmo fazer esse curso, a Pitágoras vai sempre te dar todo o suporte necessário.

A Pitágoras vai te ajudar a construir sua carreira profissional

Hoje, a Pitágoras é uma das melhores que oferecem esse curso. Então, vale muito a pena conhecer tudo o que ela oferece aos seus alunos. Por fim, não perca mais tempo e inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados