Direito Digital: o que é essa tendência e como se capacitar para a área?

direito digital

O que é, para você, ser um advogado? Se essa é a sua área de interesse, é muito provável que muitas possibilidades tenham passado pela sua cabeça. Isso ocorre por conta da alta gama de especializações do profissional com diploma em Direito. Neste artigo, falaremos sobre um desses campos: o Direito Digital.

Com o avanço da internet — hoje é quase impossível encontrar alguém que não esteja constantemente conectado —, ocorreu uma migração das principais questões sociais para a web. Esse processo, que ocorreu de maneira natural, fez surgir uma demanda importante: a da atuação da lei no âmbito digital.

Por isso, mesmo que não exista uma mudança significativa na atuação do advogado nesse cenário, as suas capacitações são bastante específicas. Vamos falar por aqui sobre o Direito Digital e suas nuances, para que você compreenda melhor esse importante campo de atuação. Boa leitura!

O que é o Direito Digital?

O Direito Digital é um campo que lida com as questões jurídicas relacionadas à internet. A democratização desse tipo de serviço fez com que os “problemas” observados em nosso dia a dia migrassem para o meio cibernético. Isso fez com que fosse necessária a criação do Marco Civil da Internet, uma espécie de constituição para a web.

Para atuar nesse setor, o estudante precisa concluir o curso de Direito e especializar-se nas questões ligadas ao mundo da internet. A atuação desse tipo de advogado é bastante semelhante à tradicional, mas algumas especificidades não podem ser deixadas de lado, o que demanda um estudo mais direcionado ao assunto.

Por que esse campo de atuação é uma tendência no Direito?

O Direito Digital é um dos campos do conceito conhecido como o “direito do futuro”. Essa divisão reúne áreas da carreira que são promissoras e que têm tudo a ver com as demandas atuais de nossa sociedade.

A tecnologia é, hoje em dia, uma realidade. É muito complicado encontrarmos pessoas, especialmente os jovens, que não tenham uma conexão diária com esse tipo de ferramenta. A dinâmica social na atualidade está diretamente relacionada com o meio digital e, portanto, legislações específicas para esse contexto chegaram para ficar.

O que é preciso para atuar nessa área?

Agora, veremos algumas habilidades e características essenciais quando falamos sobre a atuação no campo do Direito Cibernético.

Entender de ferramentas tecnológicas

O primeiro passo para obter sucesso nesse ramo da carreira de Direito é ter uma boa familiaridade com as ferramentas tecnológicas mais modernas. Isso, é claro, não significa que o estudante de Direito precise entender tudo de computação e suas tecnologias. No entanto, uma noção básica, porém concreta, é essencial.

De antemão, ressaltamos que é perfeitamente possível exercitar essa questão ao longo da graduação, por meio de cursos específicos e estágios na área. Por isso, não se preocupe: pouco a pouco, você ficará mais tranquilo diante da tecnologia e terminará o curso sentindo-se confortável para lidar com esse novo mundo.

Ter facilidade na comunicação escrita

Outra habilidade muito importante é a alta capacidade de comunicação escrita. Isso é muito pertinente quando falamos sobre uma área que lidará diariamente com esse tipo de diálogo. Afinal, ele tem uma dinâmica muito diferente da que estamos habituados presencialmente.

Exercitar a arte da escrita por meio de redações é uma ótima dica para se tornar mais eloquente e hábil com as palavras. A leitura, nesses casos, também é muito importante. Porém, nada substitui a prática de comunicar-se, diariamente, com pessoas pela internet!

Ter uma alta dose de empatia

Na internet, aquilo que dizemos é, muitas vezes, mal interpretado. Por isso, além de saber se comunicar adequadamente por meio da escrita, esse profissional precisa também saber interpretar os diferentes sentidos do que é dito pelos seus interlocutores.

Essa é uma habilidade fundamental e que pode ser trabalhada ao longo da faculdade, seja por meio de estágios, seja por meio da própria vivência online. É essencial que o estudante se exponha, ao longo da graduação, a situações em que exercitar essa capacidade seja possível.

Estar aberto às mudanças de comportamento

Além disso, é interessante que o advogado que tiver pretensão de lidar com questões voltadas à internet esteja sempre bem antenado às mudanças e às tendências comportamentais da sociedade à sua volta.

Esse tipo de cuidado é fundamental para que a compreensão das leis digitais seja mais completa. Afinal, elas foram criadas pensando justamente nessas mudanças. Compreender a dinâmica comportamental dos grupos é, portanto, algo que caminha lado a lado com a área de Direito na Internet.

Priorizar a desburocratização

Uma das vantagens da automação de processos — ou seja, da utilização de tecnologia no dia a dia da execução de serviços — é a sua desburocratização. Trabalhar em conjunto com essas mudanças é muito importante para esse profissional.

Além de tornar os processos menos burocráticos, o uso adequado da tecnologia faz com que tudo seja muito mais rápido, diminuindo os períodos de espera e as filas processuais. Dessa forma, todos os envolvidos ganham em eficiência e em praticidade.

Contar com uma formação de alta qualidade

Por fim, uma dica imprescindível para profissionais que queiram seguir a área de Direito Digital é: escolha uma faculdade que realmente esteja apta a fornecer todo o conhecimento de que você necessita para obter sucesso nesse campo desafiador.

Na Pitágoras, o estudante conta com todo o apoio pedagógico necessário para avançar em sua carreira. Seja por meio do corpo docente altamente capacitado, seja pelas metodologias inovadoras utilizadas em classe, uma coisa é certa: formar-se em Direito por aqui é uma grande oportunidade.

Hoje, descobrimos um pouco mais sobre o Direito Digital, uma tendência significativa e necessária nessa profissão. Esse profissional é especializado em cuidar dos interesses dos internautas, levando o exercício da lei para o âmbito digital.

Para saber mais sobre o curso de Direito na Pitágoras e tirar as suas principais dúvidas sobre as áreas de atuação desse profissional, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe! Por aqui, estaremos no aguardo pela sua mensagem para conversarmos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.