Qual a importância de entender a diferença entre trabalho e profissão?

trabalho e profissão qual a diferença

Desconto nota do Enem

Nem todo mundo sabe qual a diferença entre trabalho e profissão, mas ela existe, pode acreditar! O trabalho é uma atividade que exercemos em específico, já a profissão se refere à área em que atuamos, ou seja, nossa ocupação profissional, a qual requer uma especialização formal.

Ainda está complicado de entender? Não se preocupe, porque explicaremos tudo em detalhes neste artigo. Afinal, é muito importante que você entenda a diferença entre trabalho e profissão para que possa fazer as escolhas certas e construir uma carreira de sucesso.

Então, continue lendo e entenda o conceito desses dois termos, a importância de pensar em sua carreira em longo prazo e o que fazer para ser um profissional de sucesso, independentemente do ramo em que você deseja atuar. Vamos lá?

Afinal, qual é a diferença entre trabalho e profissão?

Conforme explicamos na introdução, existe diferença entre trabalho e profissão. Embora esses termos estejam relacionados e envolvam a carreira de uma pessoa, eles apresentam pontos em particular. Assim, é fundamental que você reflita a respeito disso para que consiga alcançar a realização profissional. Veja mais a seguir!

O trabalho

Perceba que a palavra “trabalho” é utilizada para designar incontáveis atividades. Podemos fazer um trabalho da faculdade, voluntário, social ou até mesmo doméstico. Sendo assim, trabalhar se refere a exercer uma determinada atividade que pode ou não ser remunerada. Entendeu?

Esse termo é utilizado, inclusive, para se referir às tarefas que muitas vezes são realizadas para entretenimento, como os trabalhos manuais. Dessa forma, uma pessoa pode trabalhar visando apenas o retorno financeiro ou fazer isso por puro prazer, para oferecer uma contribuição social, realizar um sonho, deixar o seu legado e assim por diante.

É válido ressaltar que nem sempre é adequado nos referimos a um emprego como sendo um trabalho. Isso porque estar empregado significa ter uma ocupação formal em uma determinada empresa. Ali, são desenvolvidas tarefas de acordo com a função que deve ser exercida, ou seja, a pessoa desempenha um trabalho por meio do emprego.

A profissão

No caso da profissão, ela está relacionada à área de atividade em que um determinado indivíduo adquire expertise. Desse modo, para se referir a si como um profissional, é preciso ter determinados pré-requisitos e atender a exigências em relação às competências que o tornam um especialista.

Sendo assim, a profissão de uma pessoa é definida pelo conhecimento que ela adquire por meio de cursos, especializações e da experiência, que podem comprovar e formalizar as suas habilidades.

De toda forma, embora haja essa diferença em relação ao trabalho, há quem se especialize em uma área, como Direito, porque tem o sonho de trabalhar nesse ramo, construir uma carreira e deixar seu legado.

Como você pode ver, embora exista diferença entre trabalho e profissão, em diversos momentos esses termos estão diretamente relacionados, e até mesmo dependem um do outro para que seja possível que o indivíduo atinja os objetivos, as metas e o sucesso que almeja.

Qual é a importância de pensar na carreira em longo prazo?

Agora que entendeu qual é a diferença entre trabalho e profissão, falaremos sobre o quanto é importante pensar na sua carreira em longo prazo. Continue acompanhando! 

Existem diferentes formas de uma pessoa exercer um trabalho. Ao ocupar determinada vaga de emprego, ela trabalhará, mas isso não significa que será um profissional ou que esteja construindo uma carreira.

Afinal, você pode trabalhar, por exemplo, como atendente de um supermercado, recepcionista de uma clínica ou até mesmo por conta própria, fazendo bolos, salgados ou consertando equipamentos eletrônicos. Mas isso não significa que essa seja sua profissão.

É muito comum vermos pessoas em um determinado emprego visando apenas o salário. Isso não é errado, porque, muitas vezes, é preciso exercer essa função a fim de buscar uma especialização que ajude você a se tornar um profissional da área na qual realmente deseja trabalhar.

Por isso, você precisa pensar em sua carreira em longo prazo, uma vez que apenas o fato de estar empregado não significa que alcançará o sucesso profissional. O ideal é se especializar por meio de cursos para ter uma profissão de sucesso e, assim, conquistar um lugar de destaque na área dos seus sonhos.

Não há nada de errado em ser o atendente do supermercado. Mas talvez você queira chegar à gerência, então, deve pensar em sua carreira para acelerar esse processo. Isso fica bem mais fácil quando você se torna um profissional apto a concorrer a uma vaga como essa.

Nesse caso, fazer um curso de Administração aqui na Pitágoras, por exemplo, pode ajudar você a ganhar um diferencial competitivo no currículo e se especializar em quesitos que são próprios da posição que deseja ocupar.

Porém, não se esqueça de que não basta somente ter um diploma, porque ele determina a sua profissão, mas por si só não constrói a sua carreira. Na verdade, você precisará criar as suas próprias oportunidades para ser um profissional reconhecido.

Tour pela prova do Enem

Como garantir o sucesso em uma profissão?

Você já descobriu qual a diferença entre trabalho e profissão, também já entendeu que precisa investir em si mesmo para ser um bom profissional e construir uma carreira de sucesso. Mas como atingir esse objetivo e se destacar no mercado de trabalho?

Bem, tudo começa com a formalização das suas habilidades. Ou seja, você precisa ter um diploma da área em que deseja atuar. Um curso de graduação é essencial nesse sentido, porque comprova suas competências e abre portas para ajudar você a se especializar cada vez mais.

Mas, além disso, outras atitudes podem contribuir para que você alcance o sucesso profissional. Veja quais são a seguir!

Aposte em networking

Afinal, conforme explicamos, a carreira não se constrói apenas com o diploma. Você precisará estar atento também aos eventos profissionais que acontecem, como workshops, feiras, seminários e palestras. Marcar presença é fundamental para você se destacar e construir uma rede de contatos.

Além disso, muitos desses eventos agregam mais conhecimento e contribuem para que você saiba tudo o que acontece no mercado de trabalho. Muitas pessoas têm um grande destaque, são reconhecidas e respeitadas, então, ao participar, você associa o seu nome a essa credibilidade e constrói uma imagem de profissional mais competente.

Outras ações também são muito importantes para criar uma carreira de sucesso. Uma delas é construir um networking no LinkedIn. Essa rede social reúne muitos profissionais e pode oferecer boas oportunidades para você.

Considere que fará conexões com pessoas da sua área, adquirindo contatos valorosos. Você poderá tirar dúvidas sobre o setor em que pretende atuar ou de uma posição em específico, por exemplo.

Considere a profissão a ser seguida

É normal ter dúvidas sobre qual carreira você quer seguir, independentemente se você acabou de sair do Ensino Médio ou se formou há algum tempo. Acredite: nem todo mundo sabe de cara qual profissão escolher. Algumas pessoas têm essa sorte, é verdade, mas o mais comum é ter de lidar com uma série de dúvidas.

Nesse sentido, existem atitudes que facilitam o processo todo e que podem ajudar você a fazer uma escolha alinhada ao seu perfil e objetivos. Interessou? Então, confira algumas dicas abaixo! 

Aposte em autoconhecimento

O autoconhecimento é essencial para entender qual profissão seguir. Comece pensando sobre seus gostos e interesses. Parece simples, mas isso já pode ajudar a encontrar respostas. Pense no que agrada você, nas coisas que mais gostaria de fazer.

Vá anotando tudo despretensiosamente, seja em um aplicativo ou no papel. A ideia é reunir o máximo de informações sobre você.

Faça um teste vocacional

Na web, encontramos diversos testes vocacionais para ajudar na escolha da profissão. Muitos são rápidos e gratuitos. Basta responder a algumas perguntas para descobrir uma lista de cursos de graduação que podem ter a ver com você. Para quem não tem ideia de qual caminho seguir, essa ferramenta pode dar um norte, não acha?

Faça pesquisas

Sobre o mercado de trabalho, as profissões que chamam a sua atenção, os salários e até mesmo possíveis cursos de pós-graduação. Busque conteúdo sobre a área em que deseja atuar, pesquise informações em sites de faculdades e veja palestras TED. Isso ajudará você a conhecer e a entender todos os caminhos possíveis para, assim, fazer a melhor escolha para o futuro.

Qual é a importância de refletir sobre essa escolha?

Passamos bastante tempo no trabalho, já pensou nisso? Muitas pessoas veem mais seus colegas de trabalho do que seus familiares. O trabalho, de forma geral, ocupa bastante o nosso tempo, assim, nada mais justo do que escolher com cuidado o melhor caminho. Ainda mais atualmente, quando existem diversas possibilidades de atuação no mercado profissional.

Em suma, é importante refletir sobre essa escolha. É preciso avaliar as opções que trazem não só dinheiro, mas também satisfação e realização. Talvez não valha a pena seguir uma carreira de que você não gosta só porque ela promete dar mais retorno financeiro. Imagine trabalhar com isso todos os dias. Você honestamente acredita que estará feliz?

Por fim, não se esqueça de que continuar a aprender é sempre importante. Investir em qualificação profissional é essencial para se destacar atualmente. Por isso, quando tiver a oportunidade, faça cursos de pós-graduação, MBA, mestrado e aprenda idiomas. Trabalhe suas habilidades e competências, preferencialmente comprovando tudo aquilo que agregar valor a você como profissional.

Pronto para construir sua carreira?

Conseguiu entender qual a diferença entre trabalho e profissão? Para você trabalhar com aquilo que gosta é preciso, inicialmente, tornar-se um bom profissional, pois é dessa forma que construirá uma carreira de sucesso, que trará satisfação e realização. Mas lembre-se: cada um dos passos precisa ser trilhado com atenção e dedicação para que seus objetivos sejam alcançados.

Vimos que, para ser um bom profissional e ter uma carreira de sucesso, é superindicado ter como meta a realização de um curso superior. Aproveite e veja como se inscrever no vestibular online da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 72

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados