Qual a importância de entender a diferença entre trabalho e profissão?

trabalho e profissão qual a diferença

Nem todo mundo sabe qual a diferença entre trabalho e profissão, mas ela existe! O trabalho é uma atividade que exercemos em específico, já a profissão se refere à área em que atuamos, ou seja, nossa ocupação — a qual requer uma especialização formal.

Ainda está complicado entender? Não se preocupe, porque explicaremos tudo em detalhes neste artigo. Afinal, é muito importante que você entenda a diferença entre trabalho e profissão para que possa construir uma carreira de sucesso.

Então, continue lendo e entenda o conceito desses dois termos, a importância de pensar em sua carreira em longo prazo e o que fazer para ser um profissional de sucesso, independentemente do ramo em que você deseja atuar!

Trabalho e profissão são a mesma coisa?

Conforme explicamos na introdução, trabalho e profissão não são a mesma coisa. Embora esses termos estejam relacionados e também envolvam a carreira de uma pessoa, eles apresentam pontos em particular — sendo fundamental que você reflita a respeito disso para que consiga alcançar a realização profissional. Veja mais a seguir!

O trabalho

Perceba que a palavra “trabalho” é utilizada para designar incontáveis atividades. Podemos fazer um trabalho da faculdade, voluntário, social ou até mesmo doméstico. Sendo assim, trabalhar se refere a exercer uma determinada atividade que pode ou não ser remunerada.

Esse termo é utilizado, inclusive, para se referir às tarefas que muitas vezes são realizadas para entretenimento, com o os trabalhos manuais. Assim, uma pessoa pode trabalhar visando apenas o retorno financeiro ou fazer isso por puro prazer, para oferecer uma contribuição social, realizar um sonho, deixar o seu legado e assim por diante.

É válido ressaltar que nem sempre é adequado nos referimos a um emprego como sendo um trabalho. Isso porque estar empregado significa ter uma ocupação formal em uma determinada empresa. Ali, são desenvolvidas tarefas de acordo com a função que deve ser exercida, ou seja, a pessoa desempenha um trabalho por meio do emprego.

A profissão

No caso da profissão, ela está relacionada à área de atividade em que um determinado indivíduo adquire expertise. Desse modo, para se referir a si mesmo como um profissional é preciso ter determinados pré-requisitos, atender exigências em relação às competências que o tornam um especialista.

Sendo assim, a profissão de uma pessoa é definida pelo conhecimento que ela adquire por meio de cursos, especializações e da experiência, que podem comprovar e formalizar as suas habilidades.

De toda forma, embora haja essa diferença em relação ao trabalho, há quem se especialize em uma área, como Direito, porque tem um sonho de trabalhar nesse ramo e deixar seu legado, construir uma carreira.

Como você pode ver, embora exista diferença entre trabalho, profissão e carreira, em diversos momentos, eles estão diretamente relacionados, e até mesmo dependem um do outro para que seja possível que o indivíduo atinja os objetivos, metas e o sucesso que almeja.

Qual é a importância de pensar na carreira em longo prazo?

Existem diferentes formas de uma pessoa exercer um trabalho. Ao ocupar determinada vaga de emprego, ela estará trabalhando, mas isso não significa que será um profissional ou que esteja construindo uma carreira.

Afinal, você pode trabalhar, por exemplo, como atendente de um supermercado, recepcionista de uma clínica ou até mesmo por conta própria, fazendo bolos, salgados ou consertando equipamentos eletrônicos. Mas isso não significa que essa seja sua profissão.

Salário

É muito comum vermos pessoas em um determinado emprego visando apenas o salário. Isso não é errado, porque muitas vezes é preciso exercer essa função, a fim de buscar uma especialização que permita-o se tornar um profissional da área onde realmente tem o sonho de atuar.

Por isso, você precisa pensar em sua carreira em longo prazo, uma vez que apenas o fato de estar empregado não significa que alcançará o sucesso profissional. O ideal é se especializar por meio de cursos para ter uma profissão que permita-o ocupar um lugar de destaque nessa área.

Não há nada de errado em ser o atendente do supermercado. Mas talvez você queira chegar à gerência, então, deve pensar em sua carreira para acelerar esse processo. Isso fica bem mais fácil quando você se torna um profissional apto a concorrer a uma vaga como essa. Nesse caso, fazer um curso de Administração aqui na Pitágoras, por exemplo, pode ajudá-lo a ganhar um destaque no currículo e se especializar em quesitos que são próprios daquele posto que deseja ocupar.

Porém, não se esqueça de que não basta somente ter um diploma porque ele determina a sua profissão, mas só por si só não constrói a sua carreira. Na verdade, você precisará criar as suas próprias oportunidades para ser um profissional reconhecido.

Como garantir o sucesso em uma profissão?

Você já descobriu qual a diferença entre trabalho e profissão, também já entendeu que precisa investir em si mesmo para ser um bom profissional e construir uma carreira de sucesso. Mas como atingir esse objetivo e se destacar no mercado de trabalho?

Bem, tudo começa com a formalização das suas habilidades. Ou seja, você precisa ter um diploma da área em que deseja atuar. Um curso de graduação é essencial nesse sentido, porque comprova suas competências e abre portas para especializar-se cada vez mais.

Networking

Afinal, conforme explicamos, a carreira não se constrói apenas com o diploma. Você precisará estar atento também aos eventos profissionais que acontecem, como workshops, feiras, seminários e palestras. Marcar presença é fundamental para que você comece a ser conhecido e construa uma rede de contatos.

Além disso, muitos desses eventos agregam mais conhecimento, mantendo-o atualizado em relação ao que acontece no mercado. Muitos têm um grande destaque, são reconhecidos e respeitados, então, ao participar, você associa o seu nome a essa credibilidade e constrói uma imagem de profissional mais competente.

Outras ações também são muito importantes para criar uma carreira de sucesso. Uma delas é construir um networking no LinkedIn. Essa rede social reúne um grande número de profissionais e pode oferecer boas oportunidades para você. Considere que estará conectado com pessoas da sua área, adquirindo contatos valorosos.

E não se esqueça de que continuar a aprender é sempre importante! Por isso, quando tiver a oportunidade, faça cursos de pós-graduação, MBA mestrado e aprenda idiomas. Trabalhe suas habilidades e competências, preferencialmente comprovando tudo aquilo que agregar valor a você como profissional.

Conseguiu entender qual a diferença entre trabalho e profissão? Para você trabalhar com aquilo que gosta é preciso, antes, se tornar um bom profissional, pois é dessa forma que construirá uma carreira de sucesso — a qual trará satisfação e realização. Mas lembre-se: cada um dos passos precisa ser trilhado com atenção e dedicação, a fim de alcançar esses objetivos!

E você sabia que para ser um bom profissional e ter uma carreira de sucesso é preciso traçar metas? Então, confira 7 delas que você deve priorizar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.