7 dicas de estudo infalíveis para o vestibular de Medicina

estudante de vestibular de medicina

Desconto nota do Enem

Quando o assunto é se preparar pra entrar na faculdade, a gente sabe que é preciso pegar firme nas matérias. A situação fica bem mais séria pra quem sonha em ser médico, uma das melhores profissões, com salário médio de R$ 10 mil*. Nessa hora, a galera tem que ficar ligada nas dicas de estudo para o vestibular de Medicina, porque a concorrência vai lá nas alturas.

O primeiro passo é começar as leituras e exercícios com bastante antecedência pra evitar a ansiedade de não dar conta de repassar todas as matérias. Mas não é só isso! Quer conhecer mais alguns truques pra se dar bem nessas provas?

Então, coloque em prática as 7 dicas que a gente reuniu neste post pra você e entre com tudo nessa promissora área da saúde –– é claro, aqui na graduação da Pitágoras!

Tenha sempre em mente sua motivação

Pra passar no vestibular de Medicina, não tem jeito: você vai ter que pegar pesado nos estudos. É preciso organizar sua rotina e manter o compromisso de estudar algumas horas por dia pra dominar o máximo das matérias, fazer uma boa redação e, assim, conseguir uma pontuação alta no exame.

A maratona pede uma boa dose de força de vontade, porque é natural bater o cansaço e ficar desanimado. Mas, nessa hora, você precisa ter em mente que todo esse empenho é em busca de seu objetivo maior: entrar no curso de Medicina da Pitágoras.

Então, não deixe a peteca cair, respire fundo e tenha foco nos estudos. No começo, pode ser mais difícil, mas seguindo uma rotina de se dedicar sempre no mesmo horário, você acaba se habituando. Tente também criar metas pra cada dia, como uma quantidade de leituras e exercícios pra fazer. É um jeito de se desafiar e ficar mais entusiasmado pra repassar os conteúdos.

Pesquise sobre as faculdades

Você quer dicas de estudo para o vestibular de Medicina? Uma coisa que poucas pessoas comentam é que não precisa ficar apenas focado nas faculdades públicas. Dá pra enfrentar provas um pouco menos concorridas de uma instituição particular que ofereça um ensino de excelência.

Aqui na Pitágoras você encontra uma boa infraestrutura de salas e laboratórios, professores com alta qualificação acadêmica e experiência na área, além de uma grade curricular super completa, preparando você pra começar a atender em uma das áreas da Medicina.

Tudo isso, com uma metodologia de ensino inovadora, possibilidade de conseguir uma bolsa de Medicina e sem o risco de enfrentar greves, o que poderia atrasar sua formação.

É claro que, mesmo nas particulares, é preciso muita dedicação pra aprovação do vestibular de Medicina, mas a disputa é menor se comparado ao das públicas. Na Pitágoras, você ainda tem a vantagem de contar com diversas formas de ingresso, como usar a nota do Enem, fazer a prova tradicional ou o vestibular online, o que é uma comodidade a mais pra você.

E se a sua preocupação é a dificuldade em pagar as mensalidades nas instituições privadas, saiba que nós, da Pitágoras, pensamos sempre em como dar o melhor suporte ao aluno. Por isso, você pode conseguir um desconto no curso de Medicina na nossa faculdade, o que vai dar aquela força no seu orçamento.

Fique de olho nos editais

Muita gente quer passar em Medicina, mas comete um erro grave. Já começa a estudar tudo quanto é matéria sem dar aquela olhadinha esperta no edital da prova. É que funciona assim: dependendo do curso escolhido, existem temas que vão ter um peso maior, então, é preciso dedicar mais tempo pra eles no seu cronograma.

Tour pela prova do Enem

Tem ainda alguns vestibulares que, na parte de literatura, cobram a leitura de algumas obras clássicas, que variam ano a ano. Também é preciso ficar ligado pra ler os livros certos.

O que a gente está querendo dizer é que, antes de começar a estudar pra Medicina, leia direitinho o que a prova pede pra direcionar melhor os estudos e arrasar no dia do exame.

Estude as provas anteriores

Além de ler o edital, uma das dicas de estudo para o vestibular de Medicina é pesquisar na internet as provas anteriores, seja do Enem, ou de outros vestibulares. Essa é uma tática que vai ajudar você a:

  • entender o estilo da prova e saber se está estudando do jeito certo;
  • descobrir quais questões estão sendo mais difíceis e que você precisa dar uma caprichada nos estudos;
  • quanto tempo você leva pra responder cada exercício. É que as provas são longas, o que exige agilidade pra conseguir fazer todas as questões e também a redação.

Falando em redação, com as provas anteriores, você também consegue ver quais são os tipos de temas mais pedidos pra treinar melhor na hora de fazer a dissertação. Nessa parte, vale muito se ligar nos noticiários pra saber o que está rolando no Brasil e no mundo, principalmente sobre aqueles assuntos mais polêmicos, que podem ser cobrados.

Busque materiais interativos

Lembra que a gente falou lá no começo que é natural sentir cansaço na maratona de estudos pra passar no vestibular de Medicina? Uma dica pra driblar isso é buscar materiais mais interativos pra estudar, como aplicativos, video-aulas ou os melhores cursinhos online pra Medicina.

Com isso, você não precisa ficar apenas nos livros, apostilas e cadernos, o que deixa a gente zonzo depois de um tempo. Pode variar e arejar a mente com essas ferramentas digitais, que ajudam a fixar melhor as matérias.

Abuse das metodologias de estudo

Um truque que dá resultado pra uma galera que estuda para o vestibular de Medicina é apostar em metodologias de estudo. Tem gente que usa os mapas mentais e estuda fazendo um desenho, correlacionando os temas, enquanto outros conseguem assimilar melhor os assuntos ouvindo música.

Alguns alunos precisam fazer pausas a cada uma hora ou uma hora e meia de estudos pra conseguir se concentrar melhor. Tem ainda aqueles que preferem fazer resumos a cada capítulo estudado pra poder extrair o que leu de mais importante.

Respeite o seu ritmo

Apesar de a concorrência ser alta, você não é uma máquina. Por isso, respeite seu ritmo. Se possível, estude na parte do dia em que está mais disposto e animado. Tem gente que funciona melhor à noite, e se for o seu caso, é indicado é pegar firme nos estudos da Medicina nesse horário.

Outra coisa: não sacrifique as horas de sono pra estudar mais. É que você precisa estar descansado e com a mente relaxada pra ter um bom rendimento.

Não deixe seu sonho de ser médico de lado por medo das provas. Coloque em prática as dicas de estudo para o vestibular de Medicina e veja como você vai conseguir se organizar direitinho. Abra também mais possibilidades, incluindo a faculdade particular pra você fazer essa graduação.

Falando nisso, aproveite toda a qualidade e vantagens do curso de Medicina da Pitágoras: se inscreva agora no nosso vestibular e construa uma carreira de sucesso com a gente!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados