Como conseguir bons descontos na faculdade?

estudante feliz que conseguiu descontos na faculdade

Desconto nota do Enem

Uma dúvida que ronda a cabeça de muitos estudantes que pretendem entrar no ensino superior é se existe alguma possibilidade de descontos na faculdade, ou se a única opção para tentar uma bolsa de estudos são os programas do governo federal.

A boa notícia é que a resposta para essa dúvida é positiva. Sim! O desconto na faculdade é possível, e como as instituições sabem que a realidade não está fácil para ninguém, investem em alternativas para que os alunos paguem mensalidades mais enxutas.

Aí, vemos uma importante troca. Ao mesmo tempo que o estudante ganha fôlego financeiro para continuar estudando, a faculdade valoriza seus alunos e os beneficia. Afinal de contas, quanto mais engajados eles forem com a instituição, maiores são os resultados pedagógicos.

Bastante interessante, não? Então, este post tem justamente o objetivo de explicar como conseguir desconto na faculdade. Confira!

Confira algumas das principais opções de descontos na faculdade

A maioria dos descontos na faculdade pode ser conquistada por qualquer público, independentemente de condição socioeconômica, o que difere dos programas federais FIES e Prouni, destinados sobretudo a pessoas com renda restrita. A partir de agora, você vai conhecer alguns dos principais tipos de desconto ou bolsa oferecidos pelas faculdades:

  • desconto pontualidade;
  • desconto de segunda graduação;
  • convênio com empresas;
  • bolsas institucionais.

Desconto pontualidade

Pagar a faculdade antes do vencimento é o desconto mais fácil de conseguir. Aqui na Pitágoras mesmo, para estimular o pagamento em dia das parcelas e evitar esquecimentos que gerem inadimplência, oferecemos esse benefício.

Esse tipo costuma funcionar assim: aqueles que quitarem a mensalidade até determinado dia do mês têm desconto. Por exemplo, se o vencimento dos boletos é no 5º dia útil do mês, ao quitar a parcela até esse dia, você terá um desconto incidente sobre o valor bruto da mensalidade.

Também, embora seja menos comum, é possível encontrar os chamados descontos progressivos, ou seja, que vão diminuindo conforme se aproxima a data do vencimento. Por exemplo, se você paga seu boleto no 1º dia útil do mês, tem 10% de desconto; se paga do 3º dia útil até o vencimento, tem 5%, e por aí vai ― lembrando que cada faculdade tem seu próprio sistema de desconto pontualidade.

Desconto de segunda graduação

Esse é um excelente desconto para quem já conquistou seu primeiro diploma da graduação. Como uma forma de incentivar os alunos egressos a retornar à faculdade, muitas instituições oferecem uma espécie de “bolsa de estudos” para quem se formou na casa e deseja fazer ali uma segunda graduação.

Neste caso, os percentuais de desconto na mensalidade podem chegar até mesmo a 50% do valor total do curso, conforme a área e as políticas da instituição de ensino.

Tour pela prova do Enem

Então, quando você se formar na faculdade pela primeira vez, saiba que uma segunda graduação incrementa ainda mais seu currículo. Isso porque você pode escolher áreas correlatas, como uma segunda Licenciatura, ou optar por algo novo, mas que, porventura, seja interessante para complementar sua formação, como um jornalista que decide se especializar em Marketing Digital.

Convênio com empresas

Criar programas de educação continuada e investir na educação profissional dos colaboradores tem sido um importante diferencial de muitas empresas. Inclusive, esse tipo de benefício é um atrativo e tanto para quem está em busca de colocação profissional. Já pensou você ter apenas o ensino médio completo e ter a oportunidade de fazer uma faculdade com um bom desconto por causa do seu trabalho?

Então, aqui na Pitágoras, isso é uma realidade. Temos convênios com empresas para o oferecimento de desconto na mensalidade de graduação do tipo Tecnológica, Bacharelado e Licenciatura, além de pós-graduação, durante toda a duração do curso. O mais legal é que esse convênio permite descontos na faculdade também para dependentes e cônjuges dos colaboradores das organizações conveniadas.

Além disso, são comuns as parcerias entre as faculdades e os sindicatos ou entidades de classe. Nesse caso, se você ― caso esteja trabalhando ― ou seu responsável financeiro for sindicalizado, é possível conquistar esse desconto na faculdade, que pode chegar a 30% do valor total da mensalidade.

Bolsas institucionais

Além dos programas de desconto, as faculdades também têm bolsas institucionais, as quais são destinadas a casos especiais. Alguns exemplos são:

  • pessoas de baixa renda;
  • portadores de deficiência;
  • familiares portadores de doenças crônicas;
  • pessoas portadoras de doenças crônicas;
  • atletas patrocinados;
  • artistas (no caso de faculdades que tenham grupos estáveis de música ou de teatro);
  • outros perfis que entram em caráter solidário;
  • alunos que pedem transferência de faculdade aqui para a Pitágoras.

Salvo para alunos atletas, artistas ou transferidos, cujos percentuais de desconto são previamente estabelecidos, nos demais casos é necessário fazer um requerimento de bolsa, a fim de explicar a condição do aluno, e anexar uma série de documentos comprobatórios.

Vale lembrar que a faculdade tem o poder de decidir o percentual de desconto a ser dado, de forma que o maior número de bolsas de estudo possa ser oferecido ― especialmente se a faculdade tiver ações filantrópicas em sua missão.

Bolsa Incentivo

No caso da Pitágoras, outro tipo de bolsa institucional é a Bolsa Incentivo, que é fruto de uma parceria com o site vestibulares.com.br. Ela é destinada a candidatos que estejam passando por dificuldades financeiras para começar uma faculdade. A solicitação pode ser feita no ato da inscrição para o vestibular, obedecendo aos critérios estabelecidos no edital.

Bem, sem dúvida, a questão financeira é um item bastante importante a ser considerado na hora de decidir em qual instituição estudar. Por isso, agora que você já conhece alguns dos principais tipos de desconto na faculdade, é importante informar-se sobre cursos e instituições que ofereçam um excelente custo-benefício para seus alunos.

Portanto, ao buscar uma graduação, verifique, além da parte financeira, como é a metodologia pedagógica, a infraestrutura, a tradição, as oportunidades de mercado de trabalho para os formados e, não menos importante, se a faculdade tem um conceito alto na avaliação do Ministério da Educação (MEC)!

Por falar em escolha da faculdade para você cursar sua graduação, não vá embora sem ler este artigo no qual elencamos os principais pontos que devem estar obrigatoriamente no seu radar na hora de decidir onde estudar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados