A faculdade Pitágoras tem cursos livres? Descubra!

cursos livres pitágoras

Teste Vocacional Rápido

Você gostaria de investir em conhecimentos complementares à sua área de estudo, mas sem ter que fazer uma graduação ou especialização nesses temas? Os cursos livres são uma forma de incrementar seu conhecimento, independentemente do curso de graduação que você escolheu.

O isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus acabou se tornando um incentivo para que as pessoas investissem seu tempo em atividades que ajudassem a aperfeiçoar suas habilidades e conhecimentos. É justamente por isso que os cursos livres se tornam ainda mais interessantes, especialmente aqueles ofertados na modalidade a distância.

Quer saber mais sobre esse assunto e entender como funciona esse tipo de aprendizagem? Então, cola com a gente que vamos explicar o que são esses tais cursos livres, por que a Pitágoras oferece essa modalidade e quais são as opções que você pode encontrar na instituição. Ficou curioso? Então, vamos lá!

O que são os cursos livres?

Os cursos livres são chamados assim por participarem de uma categoria que não é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). No entanto, são considerados legais e amparados pelo decreto de número 5.154/04. São caracterizados pela carga horária menor e por focar um conhecimento muito específico, como a utilização de um determinado software ou uma técnica laboratorial.

A duração total desse tipo de curso pode ser de apenas algumas horas, em formato de oficina ou workshop, ou até mesmo de poucas semanas ou meses. Isso é algo que vai variar de acordo com o conteúdo, com a instituição e até mesmo com a modalidade de ensino (presencial ou a distância).

Em alguns casos, os cursos livres podem servir como um preparatório para certificações que são consideradas mais importantes. De qualquer maneira, é uma ótima forma de enriquecer seu arsenal de conhecimentos sobre conteúdos diversos que se relacionem com a sua área de atuação.

Os cursos livres acabam sendo uma forma de você se atualizar e ampliar os seus conhecimentos profissionais, mesmo que não faça nenhuma especialização que confira algum título, por exemplo.

Por que a Pitágoras oferece cursos livres?

A Pitágoras, além de diversas formas de ingresso para os cursos de ensino superior, tem uma ampla disponibilidade de cursos de extensão liberados para quem quer dar um up nos seus conhecimentos do conforto de casa. O melhor é que os cursos contam com inscrição gratuita e têm certificado, que pode ser emitido online no momento da aprovação do aluno.

A instituição acredita que essa é uma maneira de impulsionar as habilidades e, consequentemente, a carreira dos estudantes, que podem complementar as formações com conhecimentos que enriquecem sua jornada. Para isso, o portfólio já ultrapassa 100 cursos disponíveis e mais de 30 mil alunos cadastrados.

Além de ser um método ágil e prático, é muito eficiente. Considerando o momento que estamos vivendo e as condições de restrição impostas pela pandemia, essa é uma ótima maneira de continuar se aprimorando, mesmo enquanto for necessário ficar isolado ou retirado.

E também, nós não sabemos quão grande será o impacto gerado por essa pandemia no mercado de trabalho, certo? Portanto, qualificar-se é uma maneira de estar preparado e bem-capacitado para aproveitar qualquer oportunidade que esteja por vir.

Para facilitar ainda mais a vida do estudante, a Pitágoras oferta a possibilidade de realizar esses aprimoramentos de forma gratuita. Isso é algo que você vai conferir mais adiante. Continue a leitura!

Quais são os cursos livres oferecidos pela Pitágoras?

Você pode começar a procurar cursos que complementem a sua carreira atual, mas não precisa se limitar a eles. Na realidade, à medida que expande sua área de conhecimento, pode acabar descobrindo novos interesses.

Entre os cursos de desenvolvimento oferecidos pela Pitágoras, você encontrará:

  • A Cosmetologia na Estética Facial e Corporal;
  • Ciências Biológicas;
  • Coaching em Essência;
  • Conceitos e Técnicas HTML;
  • Cultura Digital;
  • Democracia/Ética e Cidadania;
  • Desenvolvimento de Carreira;
  • Desenvolvimento na Primeira Infância;
  • Educação Ambiental;
  • Educomunicação, Mídias e Redes Sociais;
  • Emergências no Idoso e Prevenção à Queda;
  • Empreendedorismo;
  • Empregabilidade;
  • Ferramentas e Técnicas de Coaching;
  • Matemática;
  • Mindset Ágil;
  • Português;
  • Processo Seletivo;
  • Programação PHP;
  • Terceiro Setor, Voluntariado e Responsabilidade Social.

Opções não faltam! Agora você já pode começar a escolher por onde começar.

Quem pode acessar os cursos livres?

Os cursos livres não contam com as mesmas exigências de ingresso que um curso técnico profissionalizante, por exemplo. Nem é tão criterioso como uma faculdade. Seu edital pode ou não ter requisitos para quem deseja ser admitido, mas o objetivo é reunir alunos com o mesmo interesse para que o grupo atinja o máximo de aproveitamento possível.

Entre os cursos livres e gratuitos durante a quarentena, também é possível encontrar as extensões universitárias, das quais podem participar alunos de uma instituição ou mesmo o público externo, mesmo que não tenha qualquer vínculo com a academia. A diferença, nesse caso, é que um curso livre tem uma aplicação mais prática, enquanto as extensões são mais acadêmicas.

Em resumo, todo profissional ou estudante interessado e alinhado com a proposta dos cursos livres pode participar e tentar ser admitido em algum deles. Basta que o foco seja se atualizar e ampliar suas competências profissionais ou mesmo as pessoais, como capacidade de liderança, inteligência emocional e gestão de finanças pessoais.

Algumas propostas conseguirão combinar interesses de diferentes áreas, potencializando seu aprendizado e proporcionando conhecimentos que poderão ser utilizados em diversos espaços. Em outros casos, os cursos servem como uma oportunidade de você descobrir se tem mesmo afinidade com uma área que parece ser do seu interesse. Legal, né?

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário online e selecionar o curso de interesse. Depois de ter seu acesso confirmado, você receberá instruções de acesso às aulas por e-mail. O prazo para isso é de até 5 dias úteis.

Pronto para dar um up no currículo?

Com a situação do distanciamento social, esse recurso das formações livres online são uma ótima maneira de continuar estudando, ampliando sua base de conhecimentos e construindo uma carreira sólida e rica em conteúdos diversos sem se preocupar necessariamente com os preços dos cursos. Portanto, aproveite esse momento de reclusão para investir em você.

Se você gostou deste material sobre os cursos livres Pitágoras, com certeza já considerou também cursar uma graduação. Por isso, não perca mais tempo. Faça sua inscrição no vestibular online da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content