Saiba como funciona o Curso em Gestão da Qualidade!

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o curso de Gestão da Qualidade, que representa um campo em crescente expansão no mundo, atualmente. Ainda, saiba mais sobre a estrutura dessa graduação para entender se ela é realmente para você. A área da qualidade está repleta de oportunidades para quem se gradua em um curso capaz de promover uma formação voltada para esse campo.

Como é o curso de Gestão da Qualidade?

A faculdade de Gestão da Qualidade é de tipo tecnólogo. Ou seja, é uma graduação de curta duração e que desenvolve uma otimização das matérias mais importantes da área, sem que haja perda da qualidade na transmissão do ensino. Ainda, os cursos tecnólogos são uma importante via para quem deseja entrar mais cedo para o mercado de trabalho.

O curso de Gestão da Qualidade tem uma duração média de 2 anos. Com isso, a grade curricular é estruturada para que o aluno desenvolva habilidades e esteja apto a exercer uma posição de gerência. Outra vantagem dessa graduação é que ela é ofertada na modalidade 100% EAD. Assim, o aluno pode ter mais autonomia para estudar, mas sem perder o foco.

As graduações EAD representam uma nova realidade para o ensino superior. Muitos alunos decidem ingressar em cursos a distância para aliar os estudos com outras atividades do dia a dia. E os cursos a distância também dependem do engajamento dos seus alunos. Na Pitágoras, que é um exemplo de universidade que oferece o curso de Gestão da Qualidade EAD, os alunos acessam o conteúdo programático por meio de uma plataforma de ensino de última geração.

O curso de Gestão da Qualidade tem TCC, estágio ou horas complementares?

Os alunos do curso de Gestão da Qualidade devem ir além das matérias e dos exames para conseguir completar a sua formação. Por isso, existe um item na grade curricular desse curso que é chamado Projeto Integrado. Por meio desse projeto, que possui carga horária em todos os semestres, o aluno desempenha um papel fundamental dentro de um trabalho que simula fatos reais e que fazem parte da rotina de um gestor da qualidade.

Todavia, o estágio não é obrigatório. Por se tratar de um curso de curta duração, a formação em Gestão da Qualidade não exige que os alunos realizem o estágio. Mas os professores e a universidade apoiam o aluno que deseja conquistar uma vaga de estágio, principalmente após o primeiro ano de formação, quando muito conteúdo já foi passado e o estudante, dessa forma, consegue desenvolver um trabalho de apoio no ramo da qualidade dentro das empresas.

Apesar do estágio não ser obrigatório, para se formar no curso de Gestão da Qualidade, o aluno precisa completar uma carga horária para as atividades complementares. Por isso, é importante que o estudante fique ligado para completar essas horas adequadamente e, assim, conseguir se formar nessa graduação. As atividades complementares são fundamentais para que o aluno prossiga na sua jornada rumo ao diploma de nível superior.

Conteúdos estudados na Faculdade de Gestão da Qualidade

As matérias desse tecnólogo acompanham todas as necessidades dos processos de qualidade que abrangem as principais demandas das empresas hoje em dia. Por isso, o aluno terá contato com disciplinas que vão desenvolver as suas capacidades para gerenciar esses processos da área da qualidade, bem como conferem competência para criar setores de qualidade dentro das empresas que querem dar esse passo importante e essencial.

De um modo geral, os formados em Gestão da Qualidade podem trabalhar em empresas de todos os ramos e setores, por isso essa é uma área que abre um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho. Muitos formados atuam em áreas específicas, como é o caso do meio ambiente. Sendo que outros profissionais já trabalham com a gestão da qualidade como um todo dentro de empresas diversas.

Assim, podemos encontrar nesse curso uma série de matérias específicas e outras mais gerais dentro do campo da Qualidade. Dessa forma, encontramos disciplinas, como:

  • Auditoria de sistemas de qualidade;
  • Estratégia da qualidade;
  • Legislação, segurança do trabalho e meio ambiente;
  • Normas e certificações da qualidade;
  • Qualidade e sistemas de produção;
  • Qualidade em redes de suprimentos;
  • Qualidade em serviços, entre outros.

Como se pode notar, existem matérias que focam em áreas bastante específicas. Assim, o profissional poderá focar a sua atuação nesses campos. Por outro lado, disciplinas, como estratégia da qualidade, fazem parte da rotina e do dia a dia do profissional que vai gerir os procedimentos de qualidade dentro das empresas.

Modalidade da Faculdade de Gestão da Qualidade na Pitágoras

Como já mencionamos, a Pitágoras é um centro universitário que já oferece o curso de Gestão da Qualidade. E como é uma faculdade reconhecida pela excelência do ensino, esse curso é ofertado na modalidade EAD. Com isso, os alunos se formam por meio de uma plataforma digital de ensino de ponta.

EAD

A realidade do ensino a distância veio para ficar. É um consenso no mundo todo a revolução que os cursos EAD causaram, e para melhor. Por isso, grandes universidades, como é o caso da Pitágoras, trabalharam intensamente para criar ambientes virtuais de ensino que fossem capazes de promover uma real imersão dentro do universo de conteúdo que os seus cursos representam.

Na modalidade EAD, os alunos comparecem na sua unidade de ensino apenas uma vez por mês, para realizar provas e exames que só podem ser feitos presencialmente. No resto do tempo de formação, os alunos da Pitágoras acessam as matérias, videoaulas, fóruns de discussão e muitos outros recursos por meio do AVA, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Perfil de quem faz Faculdade de Gestão da Qualidade

Existem características pessoais que facilitam o estudante a entrar com tudo no mundo da Gestão da Qualidade. Por isso, vamos tratar aqui de algumas das principais características que formam o perfil de quem faz o curso de Gestão da Qualidade, uma área promissora, mas que depende de muita organização e foco no trabalho.

Saber trabalhar em equipe

Um dos principais itens dentro do perfil de quem faz Gestão da Qualidade está ligado ao trabalho em grupo. Isso ocorre, porque o profissional que vai trabalhar com os processos da qualidade deverá integrar equipes e promover uma verdadeira mudança nas empresas para que se adequem a novos padrões de qualidade e excelência.

Dessa maneira, muito do resultado positivo do trabalho e do esforço para criar e manter esses padrões depende do bom desempenho dos funcionários de uma empresa. Então, o profissional da qualidade é quem fiscaliza e direciona procedimentos que vão ser realizados por outras pessoas.

Assim, é preciso que o profissional da qualidade tenha bastante senso de liderança, para que os seus projetos dentro das empresas sejam realizados da melhor forma. Consequentemente, essa liderança vem de um perfil que realmente saiba lidar com equipes e que saiba ter jogo de cintura para dar andamento nos processos importantes que devem ser implementados.

Ser organizado

Ter dentro de si incorporada uma cultura de organização é fundamental para que os procedimentos de qualidade saiam do papel e sejam realizados dentro das empresas. Isso porque muitos desses processos são criados a partir de detalhes importantes, seja por meio de legislação específica, seja por meio de normas e diretrizes já consolidadas.

Portanto, ser organizado é um passo adiante para quem deseja trabalhar com a Gestão da Qualidade. Não basta conhecer as áreas e os procedimentos técnicos, mas também é preciso que haja organização das ideias e dos projetos que são executados pelo profissional.

Foco em resultados práticos

É preciso que o profissional que vai gerenciar os processos da qualidade dentro das empresas tenha foco nos resultados que o seu trabalho vai gerar. Muitas empresas não possuem ainda um setor da qualidade realmente estruturado, e outras dependem de procedimentos importantes e internos para a conquista de selos e certificações que estão muito ligados com vendas, produção e com a própria margem de lucro.

Por isso, os resultados e metas devem ser bem trabalhados em estratégias e táticas da qualidade. E a criação de estratégias e táticas desse nível precisam de muito foco para que estejam de acordo com todos os detalhes norteadores dos processos de qualidade. Assim, esses resultados devem ser práticos, entregando para a empresa um avanço real sobre a questão da qualidade.

Faculdade de Gestão da Qualidade: atividades desse profissional

No dia a dia, o gestor da qualidade vai lidar bastante com diretrizes, editais, normas e legislação para adequar processos internos a esses itens. Por isso, a sua rotina é bastante focada em planejamento estratégico e no contato com equipes de diversos setores dentro de empresas ou indústrias.

Conheça algumas das principais atividades do profissional gestor da qualidade:

  • Pesquisar certificações para adequação de processos internos;
  • Realizar contato com equipes de diferentes setores;
  • Criar estratégias e táticas de qualidade;
  • Realizar reuniões periódicas com a diretoria da empresa para passar avanços nos procedimentos da qualidade;
  • Se necessário, criar um setor da qualidade e gerenciar todos os processos pertinentes a essa área, entre outros.

O planejamento estratégico faz parte da rotina de um gestor da qualidade, por isso, esse profissional deverá ter uma visão analítica sobre os processos que vai implantar. É importante que as etapas para a conquista de certificações e selos de qualidade sejam realizadas de forma totalmente focada nas metas desses planejamentos.

A Pitágoras é o local certo para você estudar Gestão da Qualidade

A Pitágoras é um grande centro universitário, reconhecido pela excelência do ensino aliada a uma marca consagrada dentro do campo educacional do nosso país. Por isso, você só encontra benefícios ao estudar Gestão da Qualidade na Pitágoras. Já que nessa faculdade é possível estudar o curso por meio de uma plataforma digital completa.

Ainda, os alunos da Pitágoras têm acesso a um time super qualificado de professores, mestres e doutores, prontos para realizar a transmissão do ensino da melhor forma. Ou seja, na Pitágoras você pode contar com o apoio total de professores e tutores com larga experiência profissional.

Dessa forma, não perca mais tempo procurando uma universidade para fazer o curso de Gestão da Qualidade. Escolha a Pitágoras e esteja entre os melhores desde cedo, recebendo total apoio desde a formação até a sua inserção no mercado de trabalho. Clique aqui e realize agora mesmo a sua inscrição para o processo seletivo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.