Gestão Comercial: Saiba tudo sobre esse curso tecnólogo!

materias-de-administracao

Desconto nota do Enem

O curso de Gestão Comercial é mais uma opção para os estudantes que querem trabalhar em uma área que abrange aspectos da administração e da gerência dos processos comerciais. Essa é uma faculdade ideal para quem deseja atuar com economia, tecnologia e procedimentos tributários nos setores de comércio e serviços.

Como é o curso de Gestão Comercial?

O curso de Gestão Comercial é de tipo tecnólogo. Ou seja, é uma graduação de curta duração, que otimiza as matérias sem perder a qualidade do ensino. Dessa forma, quem estuda nesse curso pode ter a chance de entrar mais cedo para o mercado de trabalho, já que a formação é de 2 anos, em média.

A vantagem de estudar em um curso de curta duração e tecnólogo é que normalmente as matérias são estudadas por meio de plataformas digitais, na modalidade EAD. E o ensino a distância ainda pode ser realizado no módulo semipresencial, o que é ideal para os estudantes que querem mais autonomia para traçar suas metas de estudo, mas sem perder o vínculo físico com a universidade.

O gestor da área comercial é quem analisa as estratégias e táticas de economia e administração dentro de empresas de comércio e serviços. Dessa maneira, o curso de Gestão Comercial oferece matérias que vão garantir que o formado realmente tenha capacidade de gerir esses processos.

O curso de Gestão Comercial tem TCC, estágio ou horas complementares?

O Trabalho de Conclusão de Curso, ou TCC, é uma das etapas da formação em Gestão Comercial. Porém, nessa faculdade o TCC se trata de um Projeto Integrado. Isso quer dizer que o aluno irá preparar um projeto que simula a realidade utilizando o seu conhecimento adquirido nas matérias do curso. O Projeto Integrado participa da grade curricular em todos os semestres do tecnólogo em Gestão Comercial e possui 400 horas de carga horária.

O estágio, entretanto, não é obrigatório. De toda forma, o aluno poderá buscar oportunidades de estágio no mercado de trabalho, entrando ainda mais cedo para a sua atuação profissional. Por conta de ser um curso de curta duração, a faculdade de Gestão Comercial propõe uma matriz curricular abrangente e que garante uma boa formação. Dessa forma, é possível conquistar uma vaga de estágio possivelmente após o primeiro ano de formação.

Assim como o Projeto Integrado, as atividades complementares fazem parte da grade curricular do curso de Gestão Comercial. Essas horas devem ser completadas para que o estudante consiga se formar. São 100 horas dedicadas a essas atividades no total.

Conteúdos estudados na Faculdade de Gestão Comercial

Como já mencionamos, as matérias do curso de Gestão Comercial são abrangentes dentro dessa área de estudos. Por isso, o aluno poderá encontrar disciplinas que vão desde a gestão de pessoas até estratégia empresarial e negociação. Por isso, quem se forma em Gestão Comercial pode atuar focado em diferentes setores dentro de empresas diversas. Também, poderá gerenciar os processos de gestão comercial.

Assim, estudar no curso de Gestão Comercial pode abrir um leque grande de oportunidades no mercado de trabalho. E a grade curricular é composta por disciplinas, como:

  • Gestão de projetos;
  • Gestão mercadológica na era digital;
  • Gestão de pessoas;
  • Matemática financeira;
  • Gestão de serviços e varejo;
  • Pesquisa e inteligência de marketing;
  • Comércio eletrônico;
  • Logística e gestão da qualidade, entre outros.

Como se pode notar, essa abrangência das disciplinas do curso de Gestão Comercial representa uma formação que lança profissionais capazes de gerir vários tipos de procedimentos dentro de empresas diversas.

Modalidades da Faculdade de Gestão Comercial na Pitágoras

O tecnólogo em Gestão Comercial na Pitágoras pode ser feito em dois tipos de modalidade de ensino: semipresencial ou 100% EAD. Esse é um grande benefício para os estudantes que precisam otimizar o seu tempo de estudos e aliar esse tempo com outras atividades do dia a dia. Além disso, os cursos de formação que são EAD possuem custos menores nas mensalidades, o que pode ser decisivo na hora de escolher a sua graduação.

Semipresencial

Nesse tipo de modalidade, o aluno comparece uma vez por semana na sua unidade de ensino da Pitágoras. Assim, é possível ter a maior parte do tempo de formação na modalidade a distância, por meio de uma plataforma digital de educação. Ainda assim, na modalidade semipresencial, o aluno não perde totalmente o vínculo físico com a universidade.

Tour pela prova do Enem

Esse módulo é essencial para aqueles que querem manter a sua autonomia dos estudos e continuar tendo algumas aulas presenciais. Já que nesse dia da semana, quando acontecem os encontros presenciais, os alunos realizam atividades em grupo, além de manter contato direto com os seus colegas de sala, tutores e professores. Também, nesse dia são realizados testes e provas que só podem ser feitos presencialmente.

EAD

Estudar Gestão Comercial na modalidade 100% EAD já é uma realidade nas melhores universidades, como a Pitágoras, que investe pesado em tecnologia para oferecer uma excelente plataforma de ensino digital para os seus alunos. No módulo EAD, os alunos devem comparecer na sua unidade de ensino apenas uma vez por mês. Mas não se preocupe, a Pitágoras possui inúmeras unidades e polos para você encontrar algum que esteja perto da sua casa!

No dia presencial, os alunos comparecem para realizar provas e testes que só podem ser realizados presencialmente. No resto do tempo, os alunos acessam as matérias, biblioteca virtual, fóruns de discussão e outros conteúdos exclusivos no AVA, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Pitágoras. Esse ambiente foi pensado para gerar uma verdadeira imersão dentro das disciplinas do curso e é exclusivo para os estudantes e alunos da Pitágoras.

Perfil de quem faz Faculdade de Gestão Comercial

Para ser um gestor da área comercial é importante ter algumas características de perfil que podem fazer a diferença na hora de atuar no mercado de trabalho. Por isso, vamos listar aqui algumas dessas características para você já se habituar com o mundo da Gestão Comercial e entender se esse curso é realmente o que está buscando.

Ter habilidade com os números

Como já vimos nas matérias da grade curricular, um gestor da área comercial deverá lidar com matemática financeira, além de aspectos ligados à economia e às finanças das empresas do setor de comércio e serviços. Por isso, é fundamental que o estudante tenha facilidade de lidar com os números. Portanto, se você gosta de matemática, procedimentos financeiros e economia, o curso de Gestão Comercial pode ser uma opção viável.

Ser organizado

É imprescindível ter um perfil organizado para atuar na área de Gestão Comercial. Isso porque o profissional dessa área irá desenvolver atividades de gerência que englobam diversos setores dentro de uma empresa. Então, é preciso que haja organização plena nas atividades desempenhadas. Muitos procedimentos, principalmente na esfera tributária, dependem de um gestor que realmente tenha conhecimentos para isso, mas que esteja organizado com as suas práticas, metas e cronogramas.

Saber trabalhar em equipe

Já que as grandes atividades nunca são feitas por apenas uma pessoa, é preciso que o gestor da área comercial tenha jogo de cintura para lidar com equipes e a gestão de pessoas dentro de uma empresa. Dessa maneira, é necessário que o estudante de Gestão Comercial goste de planejar atividades para delegar demandas a outras pessoas e saber fiscalizar o trabalho delas. Como se trata de gerência, devemos entender que o profissional formado em Gestão Comercial deverá também gerir equipes.

Gostar de tecnologia

As novas tecnologias fazem parte de quase todos os processos nos dias atuais. Por isso, quem vai lidar com o gerenciamento do comércio deverá conhecer e gostar de lidar com o e-commerce. Esse é o nome dado às novas possibilidades de comércio na internet. E esse universo do comércio eletrônico envolve noções importantes sobre como construir uma loja virtual, além dos procedimentos logísticos que estão por trás das vendas realizadas.

Dessa forma, a tecnologia deve fazer parte do dia a dia de quem estuda Gestão Comercial. E cada vez mais o comércio eletrônico vai ganhar espaço e novas possibilidades de comunicação com os consumidores potenciais. Então, para além das tecnologias, é preciso que o estudante de Gestão Comercial goste de marketing e tudo o que envolve as estratégias de vendas.

Faculdade de Gestão Comercial: atividades desse profissional

Já podemos ter uma boa noção de como são as atividades do profissional de Gestão Comercial. Mas, além do que já revelamos, podemos encontrar mais informações sobre como é a rotina desse profissional. Dessa maneira, vamos listar aqui as principais atividades do Gestor Comercial. São elas:

  • Coordenar equipes de vendas;
  • Planejar as estratégias e táticas de vendas;
  • Supervisionar o trabalho de equipes;
  • Avaliar e cuidar de procedimentos tributários e financeiros;
  • Gerir o setor de relacionamento com o cliente;
  • Construir e organizar metas de vendas para as finanças da empresa, entre outros.

A Pitágoras é a sua universidade para estudar Gestão Comercial!

A Pitágoras é um grande centro universitário, reconhecida como uma das melhores faculdades do Brasil. Por isso, estar matriculado em um curso da Pitágoras é sinônimo de estar entre os melhores desde cedo. E principalmente para quem vai trabalhar com Gestão Comercial, é necessário estar em uma faculdade que oferece conteúdos exclusivos e que estão em sintonia com as principais demandas do mercado de trabalho.

Além disso, a Pitágoras oferece um time super qualificado de professores, mestres e doutores, que estão à disposição dos seus alunos para realizar a melhor transmissão do ensino. E os alunos de cursos EAD, como é o caso de Gestão Comercial, podem acessar as suas matérias por meio de uma plataforma de ensino de última geração, o AVA.

Portanto, só existem vantagens para quem faz a escolha certa da faculdade. E a sua melhor escolha só pode ser a Pitágoras! Clique aqui para fazer agora mesmo a sua inscrição para o processo seletivo da Pitágoras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados