Descubra tudo sobre o Curso Superior em Ciência de Dados!

profissional de ciências econômicas

Teste vocacional rápido

Você se interessa por tecnologia? Já pensou em fazer o curso de Ciência de Dados? Essa ainda é uma graduação nova no mercado, mas vem se mostrando uma carreira promissora, especialmente por ter uma alta necessidade de mão de obra especializada. Portanto, vale a pena ser levada em consideração na hora de escolher uma faculdade para fazer. 

Pensando em te ajudar com isso, nós preparamos este artigo, no qual te mostramos tudo o que você precisa saber antes de embarcar nesse curso, como o que é visto na grade curricular e o que esse profissional faz no dia a dia. 

Afinal, como é o curso de Ciências de Dados?

O curso superior de Ciências de Dados ainda é bem novo no Brasil e surgiu das necessidades do mercado de ter profissionais capacitados para recolher e analisar dados relevantes em diversas áreas. 

Esse é um Curso Superior Tecnológico, conhecido como CST, e é uma graduação de nível tecnólogo. Por isso, tem uma duração menor que um bacharelado ou licenciatura, sendo de dois anos e meio (cinco semestres), uma vez que foca em ensinar habilidades úteis para o mercado de trabalho e não tanto nas bases da profissão. 

Esse tempo é mais do que o suficiente para formar profissionais completos e capacitados para atuar nas mais diversas áreas e empresas. Por isso, o curso é considerado essencial para quem deseja trabalhar nesse setor. 

A graduação em Ciências de Dados tem TCC ou horas complementares?

Normalmente, o curso de Ciências de Dados, por ser um tecnólogo, não exige a entrega e apresentação de TCC, sigla para Trabalho de Conclusão de Curso. Nele, no entanto, o aluno precisa desenvolver vários projetos integrados ao longo dos semestres. 

Ele também deverá realizar horas de atividades complementares, que podem ser feitas desde o primeiro semestres e cumpridas integralmente que consiga se formar e pegar o diploma. 

O que se faz em Ciência de Dados: conteúdos estudados no curso

No tecnólogo de Ciência de Dados, o estudante vê diversas matérias e todas elas são essenciais para a sua formação como profissional capacitado para atuar em todas as funções disponíveis para ele no mercado de trabalho. No geral, muitas das disciplinas envolvem a área de exatas, como geometria e cálculo. A matemática também costuma aparecer interligada com a tecnologia, como ocorre com algoritmos e programação. 

Essa variedade é necessária, porque tudo isso é requisitado pelo setor. A seguir, nós separamos para você algumas das principais matérias vistas nesse curso. São elas:

  • lógica computacional;
  • geometria análitica; 
  • cálculo diferencial e integral I e II; 
  • modelagem de dados;
  • matemática básica; 
  • programação orientada a objetos para dados;
  • arquitetura de dados e muitas outras, incluindo disciplinas optativas. 

Deu para perceber pelos exemplos como é a graduação em Ciência de Dados, não é mesmo? Assim, você poderá fazer uma escolha mais consciente, ao saber o que esperar da grade curricular. 

Quais as modalidades da Faculdade de Ciência de Dados?

A Faculdade Pitágoras possui o curso de Ciência de Dados na modalidade EAD, Educação à Distância, que une uma qualidade de ensino que é referência em todo o Brasil com a flexibilidade de horários para estudar. A seguir, nós explicamos como é o funcionamento dele na prática!

EAD 

O curso EAD é aquele em que as aulas são assistidas de maneira 100% online, através do Ambiente de Aprendizagem Virtual, ou simplesmente AVA, que é a sala de aulas virtual disponível para os estudantes da Pitágoras. 

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Nele, é possível encontrar tudo para montar sua própria rotina de estudos, como videoaulas gravadas e disponíveis 24 horas por dia, indicações de materiais de leitura complementares, livros didáticos em uma biblioteca virtual e até mesmo tutores online para que você possa tirar suas dúvidas e fóruns online para interagir com os colegas. 

No modelo de curso EAD, o aluno precisa ir até a faculdade apenas nos dias de prova. Quando necessário alguma outra visita, ele será avisado previamente para conseguir se organizar. 

Características do perfil de quem faz Faculdade de Ciência de Dados

O estudante que faz o curso de Ciência de Dados costuma ter um perfil mais lógico e gostar de resolver problemas. Além do mais, ele deve gostar de matemática, ou poderá se frustrar com a quantidade de números no decorrer da graduação. Essas habilidades são algo que ajuda a ganhar destaque no mercado e podem ser desenvolvidas durante a faculdade. 

A seguir, trouxemos para você um pouco sobre as características importantes para estudantes dessa área. Confira!

Pensamento lógico

Como mencionamos, o profissional que trabalha com ciência de dados precisa conseguir pensar de maneira lógica e analítica. Afinal, ele poderá lidar com uma grande quantidade de informações e é necessário ter a “cabeça no lugar” e pensar nas soluções mais rápidas e eficazes para os problemas que surgirem no dia a dia. 

Criatividade

Criatividade é uma característica muito importante para esse tipo de trabalho. Isso porque, muitas vezes o profissional dessa área precisará olhar para um problema de uma outra maneira para conseguir resolvê-lo e seguir uma fórmula, nem sempre ajudará com isso. Além do mais, o cientista de dados poderá trabalhar fora da sua zona de conforto constantemente. Logo, ele também deve saber se adaptar. 

Saber se comunicar 

Saber se comunicar bem com as pessoas do ambiente de trabalho é algo essencial para quem pretende trabalhar com ciência de dados. Porém, isso não quer dizer que é necessário ser extrovertido e falante, mas saber passar as informações necessárias e ser sempre educado com todos ao seu redor. Tudo isso evita problemas que possam ser causados por mal-entendidos e melhora a atuação na área como um todo. 

Gostar de números 

Como você viu, a grade curricular de Ciências de Dados é cheia de disciplinas ligadas ao campo de exatas. Por isso, para se dar bem nessa área é preciso gostar e ter afinidade com os números, até porque o profissional lidará com eles, e em grandes quantidades, diariamente. 

Funções do Cientista de Dados no mercado de trabalho 

A rotina de um cientista de dados não é algo fixa e muda de acordo com a área que o profissional escolheu para trabalhar. Por isso, nós mostraremos a seguir as mais comuns e que podem estar presentes no dia a dia de diversos setores. Isso para que conheça, de maneira geral, as funções desse profissional e possa ter uma visão mais ampla da profissão antes de escolher essa faculdade. 

Dito isso, entre as principais funções do cientista de dados, estão:

  • compilação e análise de dados; 
  • identificação de padrões; 
  • medição e melhora os resultados encontrados; 
  • integração e armazenamento de dados; 
  • escolha dos modelos de algoritmos;
  • apresentação dos resultados encontrados. 

Comece sua graduação em Ciências de Dados na Pitágoras!

A Pitágoras é, atualmente, referência quando falamos em ensino superior de qualidade e com preços acessíveis no Brasil e isso a torna uma opção ideal para ajudar você a realizar o sonho de fazer uma faculdade. Inclusive, uma das principais vantagens dela é estar presente em todo o Brasil. Logo, você sempre poderá encontrar uma unidade pertinho de você. 

Além disso, a Pitágoras oferece suporte total ao aluno, até mesmo para que ele consiga ingressar no mercado de trabalho e arcar com os custos da mensalidade, através da concessão de bolsas de estudos e outros tipos de descontos mais do que especiais. 

Vale destacar também que a instituição possui apenas profissionais altamente qualificados no seu corpo docente, viu? Então, não perca mais tempo e faça hoje mesmo a sua inscrição no vestibular e tire seu sonho do papel!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.