Como criar um currículo online de sucesso? Descubra agora!

comocriarumcurriculoonlinedesucessodescubraagora

Se você está procurando uma oportunidade de emprego ou estágio profissional na sua área, montar um currículo online bem organizado e objetivo pode te ajudar bastante, sabia? Isso acontece porque o mundo virtual está cheio de ofertas de empregos em sites como o canal Conecta, que usam muita tecnologia e inteligência para ajudar a unir quem está a procura de um contrato de trabalho e as empresas que estão contratando.

Então, que tal entender como criar um currículo online atrativo? Neste post, trazemos informações práticas para sua concepção. Confira!

O que é um currículo online?

O currículo online é um cadastro das características, objetivos, habilidades, conhecimentos e experiências do candidato criado em páginas da internet. É a versão otimizada do documento físico, a fim de que os mecanismos de busca especializados consigam identificar sua compatibilidade com as vagas disponíveis.

Existem alguns formatos possíveis para um currículo digital além dos cadastros em plataformas e redes sociais, como o portfólio, vídeo e a manutenção de um blog, por exemplo.

Mas como criar um currículo online de sucesso e, principalmente, o que seria sua otimização?

Quais as especificidades de um currículo online?

Um currículo precisa informar quais são as características profissionais do candidato, certo? No modelo tradicional e impresso, é importante que ele seja objetivo e tenha, no máximo, duas páginas para descrever todos os pontos que o contratante precisa saber.

Porém, no mundo digital, a primeira análise dos dados é feita por programas de inteligência artificial, e, por isso, é importante que ele traga todas as informações e termos que são esperados para uma vaga. Então, a otimização consiste em criar um currículo que contenha todos esses termos-chave.

Formato do documento

O formato do documento pode ser o preenchimento dos campos do site ou um álbum com exemplos de trabalhos executados, como um portfólio de fotografias e design. Outros currículos mais científicos, como o Lattes, vão obedecer a linguagem, nomenclaturas e formatos específicos da área, priorizando formações, publicações técnicas e demais características.

Informações essenciais

Mas algumas informações são comuns a todos os formatos do documento. Entre elas, podemos listar:

  • dados pessoais como nome completo, nacionalidade, endereço, estado civil, telefone, e-mail para contato e links para outros currículos online nas redes sociais, a exemplo do LinkedIn;
  • objetivo profissional que indica quais níveis hierárquicos e áreas de trabalho o candidato está a procura;
  • resumo das qualificações apontando quais características e atitudes comuns do candidato são diferenciais relevantes e justificam sua contratação;
  • experiência profissional, indicando as passagens por outras empresas e em quais cargos atuou;
  • formação acadêmica, constando graduação, especializações, se elas estão em andamento ou a data da conclusão;
  • idiomas, cursos extras e outras habilidades adquiridas, com seus respectivos níveis de fluência e validade das certificações;
  • informações complementares, como a participação de entidades, disponibilidade para mudar de cidade ou outro dado que julgar necessário para a vaga;

Como fazer um bom currículo online?

Agora, você já sabe que o currículo online precisa ser atraente aos sistemas de inteligência artificial, e, claro, aos contratantes. Também entendeu quais as informações que não podem faltar, certo? Então, aqui vão algumas dicas sobre como fazer currículo online de forma objetiva e otimizada!

Coloque informações claras e objetivas

A análise de currículo por sistemas ou recrutadores é muito ágil e foca exclusivamente nas características que o candidato tem ou não para a vaga. Por isso, seja claro e objetivo no conteúdo.

Um boa dica é analisar a descrição da vaga que você tem interesse, identificar termos e características que são essenciais para a seleção. Depois, basta formatar seu currículo priorizando essas informações, lembrando que é primordial que todos os dados inseridos sejam verdadeiros, combinado?

Fique atento ao uso correto da Língua Portuguesa

O currículo online é uma forma de se apresentar para a empresa. E mesmo para os negócios reconhecidamente descontraídos, alguns detalhes não podem ser negligenciados. Veja bem: você não iria para uma entrevista de emprego de chinelos, roupa suja e resgada, certo? É porque é preciso cuidar da sua imagem e demonstrar respeito por aquele processo.

O mesmo vale para as incoerências no Português no seu currículo. Eles criam uma imagem de descuido ou até de desconhecimento das normas da Língua Portuguesa. Ah, e dê uma conferida nos erros de digitação, ok?

Cuide para que o formato e linguagem do currículo estejam alinhados com a vaga

O currículo de um advogado deve demonstrar suas habilidades com escrita, suas graduações na área e experiências no setor, certo? É um conteúdo mais descritivo. Já um profissional de Marketing que trabalha com formatação de e-books e peças gráficas precisa criar um currículo no formato de portfólio para demonstrar seus talentos.

Ou seja, é preciso cuidar para que o formato e a linguagem do currículo estejam alinhados à vaga pretendida. Ligue-se nisso!

Escolha uma boa foto

Se o cadastro exigir uma foto do candidato, selecione uma que retrate e priorize suas características profissionais e, não, físicas. Roupas sóbrias que não roubem a atenção, em ambientes neutros e com o foco exclusivo no candidato. Estar sorrindo ou não é uma questão que pode ser avaliada de acordo com o perfil da vaga.

Quais ferramentas online usar?

Algumas vagas são exclusivas e os candidatos precisam de uma indicação profissional de alguém da empresa ou de recrutadores profissionais, também chamados de headhunters. Mas, muitos deles também procuram candidatos nas redes sociais, por exemplo. Por isso, é interessante usar algumas ferramentas online para criar seu currículo digital.

LinkedIn

O LinkedIn é a rede social mais conhecida para o relacionamento profissional. Você pode, inclusive, criar um portfólio de publicações pessoais se estiver almejando uma vaga na área de Marketing Digital, por exemplo.

O preenchimento do cadastro já contempla o formato de um currículo online, mas, além de preenchê-lo, é importante sempre atualizar e movimentar sua conta para que ele esteja ativa. Em outras palavras, trabalhe seu networking no LinkedIn de forma regular.

Canal Conecta

O canal Conecta, como o próprio nome sugere, é um portal de empregos que une candidatos e empresas, com o diferencial de ser exclusivo para alunos das instituições de ensino participantes.

Ou seja, a empresa tem a garantia de ter uma seleção de candidatos que, no mínimo, iniciaram a graduação, e os candidatos têm a tranquilidade de competir pelas vagas de maneira justa, sem concorrentes que paguem para ter destaque no processo seletivo.

Vagas.com

O site Vagas.com também é muito conhecido e utilizado por diferentes empresas para captar e selecionar candidatos. Possui versões gratuitas e pagas, com acesso a mais informações e destaque do currículo frente aos demais concorrentes.

Mas a verdade é que criar um currículo online é o primeiro passo. Depois, é preciso analisar as vagas disponíveis nos portais de emprego e fazer os ajustes no seu CV virtual para estar alinhado à oportunidade e ao estilo do empregador.

Além disso, lembre-se: é preciso atualizar as informações sempre que tiver novidades no seu desenvolvimento profissional e nas suas experiências, combinado? Essas boas práticas vão deixar o seu currículo online bem atrativo e profissional!

Você também pode ajudar outros colegas e contatos agora mesmo, compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais e marcando os amigos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.