Confira 6 passos para alcançar o crescimento pessoal

6 passos para o crescimento pessoal

Desconto nota do Enem

Quando estamos no início da carreira, escolhendo uma faculdade e decidindo que caminhos profissionais seguir, costumamos pensar bastante sobre o sucesso profissional. Mas e sobre seu crescimento pessoal? Você tem pensado?

A juventude também é uma fase marcada pela superação de desafios pessoais e pelo fortalecimento da personalidade. Isso significa que o sucesso pessoal também está se construindo. Então, vale muito a pena planejar quem você quer ser, e não apenas o que você quer fazer profissionalmente.

Quer saber como gerar crescimento pessoal? Veja as dicas deste post para aprender o que fazer e como conseguir bons resultados nesse aspecto!

1. Pratique o autoconhecimento

Não há como falar de desenvolvimento pessoal sem abordar o autoconhecimento. Saber quem você é, quais são as suas maiores habilidades e que aspectos precisam ser melhorados são alguns dos elementos essenciais para impulsionar o crescimento nessa área.

Crescer pessoalmente por meio do autoconhecimento é uma forma de compreender melhor as coisas que te afetam e procurar ter reações mais eficientes diante delas. Outra vantagem é que você consegue identificar mais facilmente o que te traz felicidade ou não.

Isso tudo também tem a ver com a inteligência emocional competência cada vez mais valorizada pelas empresas. Percebe como o crescimento pessoal e profissional estão relacionados? Atualmente, já se sabe que não é possível separar facilmente a vida pessoal e a carreira.

Dessa forma, há uma procura maior por colaboradores que apresentem habilidades emocionais e comportamentais diferenciadas. Esse é mais um motivo pelo qual se torna válido aprender sobre o assunto e tentar melhorar cada vez mais. Praticar o autoconhecimento pode facilitar muito seu marketing pessoal.

2. Defina objetivos alcançáveis

Assim como qualquer outro sonho, o crescimento pessoal pode ser organizado por meio de objetivos. Pense bem: o que você faz quando precisa poupar dinheiro? Provavelmente, monta um planejamento e define algumas metas, não é? O mesmo acontece com o plano de estudar mais ou qualquer outro.

De forma semelhante, é possível ter objetivos pessoais. Por exemplo, vamos imaginar que o seu projeto seja superar a timidez e conquistar mais segurança ao falar em público. Dividir esse objetivo em metas é de grande ajuda para realizá-lo.

O mais importante é que essas metas sejam alcançáveis. Ou seja, você precisa manter o pé na realidade para não se frustrar com objetivos irreais. Afinal, a timidez não é superada de um dia para o outro. Então, você pode pensar em metas como as seguintes:

  • começar a graduação na faculdade Pitágoras para expandir seus relacionamentos;
  • aproximar-se dos professores e pegar dicas;
  • compartilhar os desafios com os colegas;
  • dedicar-se nas atividades em grupo para desenvolver sua segurança.

3. Tenha uma rede de contatos

Muita gente pensa no network apenas como uma rede de contatos profissionais, mas ela vai muito além disso. Na verdade, manter boas relações com colegas, professores e outras pessoas que você conhece é uma grande fonte de crescimento pessoal.

Basta pensar rapidamente em quantos amigos e familiares te ajudaram a ser quem você é hoje. Certamente, ninguém chega muito longe sozinho, não é mesmo? Por isso, vale a pena melhorar sua comunicação interpessoal e nutrir boas amizades por onde passar.

Tour pela prova do Enem

Existem muitos benefícios em ter uma rede de contatos. As pessoas podem dar feedbacks sobre suas qualidades e pontos a melhorar, por exemplo. Também podem oferecer ajuda em momentos necessários e trocar experiências essenciais para o seu desenvolvimento.

4. Invista na qualificação profissional

Mesmo sendo um passo mais voltado para a carreira, investir em qualificação profissional não deixa de gerar crescimento pessoal. Isso porque normalmente alguém que se desenvolve na carreira tem, ao mesmo tempo, ganhos pessoais — tornando-se mais sábio, responsável etc.

Não é por acaso que nomes reconhecidos pelo sucesso profissional acabam por se tornar modelos para diversos jovens que passam a se espelhar neles. Afinal, obter crescimento na carreira exige a superação de muitos desafios. Nesse caminho, acontecem aprendizagens de ordem pessoal.

Então, nada melhor do que você também aproveitar isso, certo? Se o seu objetivo é crescer, não deixe de focar na qualificação profissional. Estudar mais e viver experiências diferentes enriquecem a sua vida como um todo.

5. Utilize ferramentas úteis para seu crescimento

Quem deseja saber como gerar crescimento pessoal precisa estar atento a todos os recursos e ferramentas que podem auxiliar nisso. Aqui na faculdade Pitágoras, nós temos uma ótima opção: o Canal Conecta. A proposta dele é oferecer suporte na carreira dos nossos estudantes.

A plataforma te aproxima do mercado de trabalho e melhora o desenvolvimento do seu plano de network. Além dela, diversas alternativas são úteis para seu crescimento pessoal. Por exemplo, a participação em eventos dentro e fora da faculdade é outra prática que amplia sua rede de contatos e experiências.

Matricular-se em cursos variados também promove mais conhecimentos e, consequentemente, crescimento para sua vida. Não podemos esquecer, ainda, do hábito de leitura. Os livros são recursos importantíssimos para aqueles que desejam conhecer outras realidades e crescer com elas.

6. Aprenda a gerenciar o tempo

Por fim, o gerenciamento de tempo é uma das habilidades mais relevantes dentro do seu crescimento pessoal. Quantas vezes você sentiu falta de mais horas em um dia para poder fazer as coisas que gosta ou ser capaz de se dedicar mais para aprender algum conteúdo?

Muitas vezes, não é exatamente o tempo que está em falta, mas a organização de prioridades. Saber gerenciar suas semanas de maneira mais eficiente faz toda a diferença na rotina. Lembre-se dos objetivos que você traçou na etapa do autoconhecimento e reflita sobre como o tempo é indispensável para realizá-los.

Várias pessoas adiam seus sonhos por não conseguirem coordenar o tempo. Seja o plano de terminar um curso superior, aprender outro idioma, fazer uma viagem etc. Tudo o que você planeja depende diretamente da sua capacidade de se guiar por um cronograma.

Assim, aprender a gerenciar o tempo é fundamental para o crescimento pessoal de todos nós. Coloque essa e nossas outras dicas em prática e veja como você encontrará ótimos resultados na sua vida. Vale a pena se esforçar para melhorar aspectos pessoais que não só trarão mais felicidade, mas também te ajudarão na conquista de seus objetivos profissionais!

E então, gostou deste post? Quer acompanhar mais conteúdos sobre desenvolvimento, estudos e carreira? Siga nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados