5 dicas de controle financeiro para colocar em prática hoje 💵

Cuidar das finanças é algo bem importante, mesmo que você tenha uma das profissões mais bem-pagas e não precise se preocupar tanto com o orçamento. Na verdade, ter um bom controle financeiro é sinal de organização e inteligência.

Essa é uma regra de ouro pra quem quer evitar problemas, manter as contas sempre em dia e conseguir se planejar para o futuro. Esse é o seu caso? Aqui na Pitágoras, a gente pensa em tudo! Então, acompanhe o post a seguir pra começar a colocar nossas dicas em prática e sair do modo descontrolado.

Identifique gastos e despesas mensais

É impossível ter um bom controle financeiro se você não souber quanto dinheiro sai e entra por mês. Não basta ter uma ideia geral desses números, o que faz toda a diferença é identificar exatamente todas essas movimentações.

Além da quantidade, é importante que você conheça o destino de todos os seus gastos. Esse é um passo fundamental pra conseguir rever as despesas e deixar as finanças bem alinhadas com os seus objetivos.

Pra cumprir essa etapa, uma boa sugestão é criar uma planilha financeira. Se você não tiver experiência com isso, uma tabela simples já é suficiente pra anotar todas as entradas e saídas de dinheiro. Inclusive, existem aplicativos pra celular que oferecem essa facilidade: é só precisa preencher com os dados.

O mais importante é completar todas as informações pra ter um material fiel à realidade. Ou seja, coloque as contas principais do mês (como aluguel, internet ou energia elétrica), mas não esqueça os pequenos gastos — como um cafezinho depois do almoço ou um sorvete no fim de semana.

Estabeleça suas prioridades

Todo mundo tem prioridades na vida, por mais que você ainda não tenha identificado quais são as suas. Tem gente que gosta de gastar com viagens, outros preferem investir em carros e há quem aposte em guardar dinheiro para o futuro ou grandes investimentos.

Sua tarefa é refletir sobre esse assunto pra estabelecer o que você prioriza no aspecto financeiro. Comprar um imóvel? Adquirir um carro ou trocar o seu? Fazer a viagem dos seus sonhos? Investir em equipamentos tecnológicos? Morar sozinho? Começar um curso importante para o seu desenvolvimento profissional? Enfim, são inúmeras as possibilidades.

O mais interessante é que fazer isso vai ser útil em dois sentidos: descobrir suas prioridades e também aquilo que não tem tanta importância na sua vida. Isso quer dizer que os últimos itens da lista podem ser dispensados quando for necessário um plano de economia.

Sem falar que, na hora de fazer compras, você já está ciente do que é prioritário no momento e o que não é, ajudando a evitar o consumo impulsivo.

Defina metas

Depois de pensar sobre as suas prioridades, o próximo passo é definir metas pra conseguir realizar os seus desejos. O controle financeiro serve como uma ferramenta pra montar um planejamento estratégico, já que você visualiza com maior facilidade a sua real condição orçamentária.

O velho ditado “querer não é poder” se encaixa em diversas situações, já que sonhamos com muitas coisas e nem sempre nos programamos pra conquistar cada uma, né? Essa é uma das razões pra montar um plano com metas de curto, médio e longo prazo. Procure ajustar suas economias pra cumprir todas elas, ainda que algumas demorem um tempo maior. Afinal, é bem diferente comprar um eletrônico do que conquistar sua independência financeira.

A questão dos prazos é relevante pra reforçar o controle e tentar impor limites pra si mesmo. Se você quer fazer uma pequena reforma e não se preocupa muito em determinar uma data, por exemplo, pode ser que fique procrastinando essa vontade e gastando com outros supérfluos até tomar alguma atitude.

Pra conquista das metas de longo prazo, isso é ainda mais significativo. O quanto antes você começar a se organizar, maior será a probabilidade de alcançar o seu desejo. Caso contrário, talvez ele nunca deixe de ser um sonho.

Considere a projeção de despesas futuras

Analisar o presente é essencial para o seu controle, mas pensar no futuro é algo que não pode ser desconsiderado quando falamos de dinheiro. Não dá pra ter certeza do que está por vir e uma segurança financeira é indispensável pra lidar com eventuais problemas.

Imprevistos como um computador estragado, um concerto doméstico, uma urgência de saúde ou até uma demissão inesperada podem acontecer. E o que isso indica? Precisamos nos organizar pra ter uma reserva.

Outro ponto importante de considerar despesas futuras é não assumir dívidas no momento errado. Por exemplo, quem faz uma compra parcelada pelos próximos meses sem avaliar com cautela tem grandes chances de entrar numa enrascada.

Você lembrou a parcela do crédito estudantil do mês que vem? E da cobrança do IPTU da sua república? Esqueceu a matrícula da faculdade ou os materiais escolares? Além dos gastos inesperados, existem aqueles que podemos projetar. Então, saiba que uma das estratégias de controle financeiro é não gastar o dinheiro que vai precisar mais tarde.

Concentre os gastos em uma conta e cartão

Um perigo pra quem é desorganizado com as finanças é administrar uma variedade de contas e de cartões. É vantajoso concentrar os seus gastos pra não perder o controle e correr o risco de gastar mais do que deveria.

É preciso considerar também que, em geral, contar com esses recursos implica pequenos custos de manutenção — as famosas taxas cobradas pelos bancos. Não faz muito sentido gastar tanto com isso, né? Por mais que sejam valores baixos, é um tipo de economia que ao final de um ano já faz uma diferença.

A conta bancária e, principalmente, o cartão de crédito devem ser facilitadores da sua vida financeira, desde que você use com muita sabedoria. Sabendo das suas condições, nunca ultrapasse seus limites e não perca de vista os objetivos que pretende realizar.

Enfim, todas essas dicas de controle financeiro vão te ajudar a assumir as rédeas do seu orçamento. Esse é um passo fundamental pra viver uma vida equilibrada e responsável!

Gostou de saber sobre o assunto? A gente espera que sim! Nunca é tarde pra se organizar e começar a cuidar do seu dinheiro. Outra estratégia interessante é explorar maneiras de aumentar sua renda. Confira nosso artigo que fala do salário do brasileiro e de como ganhar mais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.