Contabilidade Pública: o que é preciso para atuar na área?

computador e celular

Quem gosta de Exatas e pensa em cursar Ciências Contábeis pode trabalhar com Contabilidade Pública. Já ouviu falar nessa atuação? Ela é ideal pra quem quer lidar com as entidades federais, estaduais e municipais. Também é um profissional que ajuda a promover mais transparência em relação ao uso dos recursos públicos.

Se bateu aquele interesse, fique com a gente. Vamos contar o que é e como funciona a Contabilidade Pública. Aproveite a leitura e tire suas dúvidas sobre a profissão e sua atuação!

O que é Contabilidade Pública?

Já vimos uma breve explicação sobre esse ramo, mas vale a pena relembrar o conceito de Contabilidade pra entender melhor essa especialidade das Ciências Contábeis. Na rotina da profissão, o contador estuda, analisa e age pra manter o patrimônio de pessoas físicas e jurídicas em dia – desde bens aos direitos ou obrigações.

Pra quem fica em dúvida entre Economia ou Contabilidade, saiba que esta última oferece dados mais precisos de natureza financeira em tomadas de decisão. Mas a partir da hora que a área começa a cuidar de questões relacionadas à Administração Pública, passa a ser conhecida como Contabilidade Pública.

O profissional vai coletar, registrar, analisar, acompanhar e fiscalizar tudo o que tem relação com o patrimônio público. Pra traduzir, isso quer dizer que as várias entidades ligadas a orçamento precisam manter suas operações contábeis, com a ajuda de um especialista no assunto.

Por isso, trabalhar com Contabilidade Pública é sinônimo de oferecer informações estratégicas e importantes pra gestores públicos, órgãos de controle, instituições financeiras e, claro, aos cidadãos. Além dos aspectos de natureza orçamentária, econômica e financeira, também há as prestações de contas, auditorias e um suporte focado na instrumentalização do controle social.

Muito interessante, né? A Contabilidade Pública ajuda a investigar se existem os recursos necessários pra realização de obras ou políticas públicas, por exemplo. Também analisa possíveis limitações e requisitos no uso de determinadas verbas.

Quando se trata de dinheiro, é preciso ter certeza de que ele está sendo utilizado corretamente, né? É aí que o profissional verifica se os serviços prestados à população foram efetivos e se ajudaram ou prejudicaram em comparação com exercícios anteriores.

O que saber sobre essa profissão?

O contador é bem estratégico nas entidades públicas desde a publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Sabe o que esse documento fala? Que deve existir transparência, divulgação de relatórios e demonstrativos de todos os gastos.

Se escolher essa profissão, vai orientar e auxiliar os gestores públicos em todas as questões contábeis — cá entre nós, são de grande responsabilidade quando o assunto é o dinheiro de todos os cidadãos, né?

Essa transparência contábil é um serviço essencial pra sociedade, que passa a conhecer os impostos pagos e como eles estão retornando à população — por meio de serviços e benefícios.

Campo de atuação e mercado de trabalho

Se você escolhe a Contabilidade Pública, tem um campo de atuação amplo, porque é possível ingressar nas vagas disponíveis por vários meios. Alguns exemplos são o concurso público, cargos de confiança e até prestando assessoria e consultoria de forma terceirizada.

No primeiro caso, você deve ter curso superior pra trabalhar como:

  • contador público ou previdenciário;
  • analista de finanças e controle;
  • analista previdenciário;
  • auditor fiscal ou de controle;
  • analista administrativo em Contabilidade;
  • analista ministerial de contas etc.

Os cargos de confiança são preenchidos por indicação política e não têm a mesma estabilidade do concurso público. Agora, se você deseja ser um profissional autônomo, ainda tem a chance de atuar na Contabilidade Pública, prestando serviços pontuais, como consultorias, treinamentos ou suportes contábeis — desde que estejam dentro da legislação, claro.

Média salarial

O trabalho é de grande responsabilidade, como vimos. Então, quanto ganha um contador público? Vamos considerar como base a média salarial do contador tradicional, que atua com carteira assinada em regime CLT. Ele gira em torno de R$ 4.343,71, com um teto de R$ 9.642,56.

Quem escolhe a especialização pública também tem rendimentos relativamente vantajosos, mas que variam de região, considerando uma jornada de 40 horas semanais. É uma remuneração que vem cheia de estabilidade, quando comparada à media salarial da Contabilidade no setor privado.

Principais atribuições

Se você tem interessa na Contabilidade Pública, saiba que essa é uma área diferenciada em relação às características do profissional. Afinal, ele está em contato direto com as contas públicas, o que exige grande responsabilidade social.

Provavelmente, você não vai encontrar um contador público especializado apenas em um tipo de tributação, em captação de recursos ou em gerenciamento de dívida. Sabe por quê? Pelo caráter pluralista da profissão.

Ele também precisa estar sempre atualizado em relação aos assuntos da área, já que o dia a dia da gestão pública pede uma dose extra de preparação ao cumprir as diferentes demandas.

Competências exigidas

Para além de responsabilidade e versatilidade, um contador público também precisa de outras competências. Entram na lista:

  • facilidade com os números;
  • organização;
  • disciplina;
  • visão analítica;
  • raciocínio lógico.

Outras habilidades não podem faltar na rotina do setor público, como a boa comunicação interpessoal e o trabalho em equipe. Isso porque o profissional lida com gestores e demais funcionários públicos o tempo todo, além do cidadão — mesmo que indiretamente, nas prestações de contas.

Por que investir em uma faculdade de qualidade?

Você deve ter notado que a Contabilidade Pública só tem lugar pra profissionais com um diploma em mãos, né? Por isso, se ficou interessado na área, o primeiro passo é buscar um curso de qualidade, com credibilidade no mercado e que ofereça chances reais de empregabilidade.

Aqui na Pitágoras, você já sai da faculdade em contato com as vagas das melhores empresas, por meio do Canal Conecta (exclusivo para nossos alunos). Nosso curso de Ciências Contábeis tem um corpo docente totalmente qualificado e alinhado ao mercado atual.

Isso sem falar que as disciplinas são oferecidas nas modalidades presencial, semipresencial e 100% online (opção perfeita se você precisa de flexibilidade de horários).

O Bacharelado em Ciências Contábeis tem uma formação básica que te dá o que você precisa pra escolher a área de atuação com que mais se identifica — a Contabilidade Pública, por exemplo. São várias disciplinas que abordam não só Matemática e Estatística Aplicada, mas Economia, Direito e Administração. As atividades fiscais, atuariais, tributárias e de controladoria também fazem parte da grade curricular.

E aí, já pensou em estudar todos esses assuntos e se transformar em um contador público? Faça a sua inscrição no vestibular Pitágoras e dê o primeiro passo pra que isso se torne realidade muito em breve!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.